25 de abr. de 2013

COTIDIANO

QUATRO ANOS DO BAHIA


O Bahia FC de Poço Branco está prestes a completar quatro anos de existência. A equipe atua na categoria master e tem como principal título o campeonato regional do Mato Grande, conquistado em 09/10/2011. Para comemorar a data, o clube está preparando um campeonato de futebol master. A competição levará o nome de seu ex-atleta, Francisco Santana da Silva (Tico Santana), falecido em 21 de março de 2012. Tico Santana foi um dos fundadores do Bahia, além de atleta e patrocinador. A homenagem foi consensual entre os diretores do clube que tem à frente, dentre outros, Eliel Silva, Mauricio Salustino, Carlinho Dorréia e Erivan Camilo.

A competição estar sendo realizada aos sábados (a tarde) e aos domingos (pela manhã), no campo do Conjunto Novos Tempos e está dividida em duas chaves: na Chave A estão o Vitória do Xavier, Sanelândia e Bahia; na chave B estão a Seleção da Pousa, o Barcelona e o Nova Esperança da Acauã. As equipes se enfrentam em cruzamento de chaves. Depois de cinco rodadas, as duas melhores equipes de cada chave se enfrentarão na semifinal da competição (1º A x  2º B e 1º B x 2º A). 

IV TAÇA POÇO BRANCO

A participação em competições regionais motivou atletas locais
Aconteceu na sexta-feira (19), no Ginásio Poliesportivo Raimundo Rodrigues da Silva (Caxiadão), a primeira reunião com dirigentes de clubes de futsal local. A reunião foi o primeiro passo para a disputa da IV Taça Poço Branco de Futsal. Nela foram debatidos temas como a forma de disputa, premiação, arbitragem e período da competição.

Dez equipes confirmaram participação na competição: São Paulo, Vitória do Xavier, Game Gol, Gesso FC, Vale Verde, Asas Q’Delícia, Náutico do Serrote, Bad Boys, São Caetano e Fluminense. A novidade desse ano é que as equipes poderão inscrever atletas não domiciliados em Poço Branco.

Segundo o coordenador de Esportes e Lazer de Poço Branco, Junior Caju, uma competição que possa contar com atletas de renome é muito importante para a divulgação e desenvolvimento do futsal local. “Nós precisávamos de uma competição desse porte em nossa cidade, pois a presença de atletas de outras cidades vai valorizar bastante o esporte local, além de ser uma vitrine para os atletas da terra. Receberemos jogadores de nível nacional no futsal, pois sabemos que alguns clubes sairam na frente e já estão mantendo contatos para se reforçar nessa competição que será inédita para o desporto poço-branquense”, finalizou o coordenador.

A CHUVA CHEGOU

Chuva na estrada entre os distritos de Contador e Serrote
Contrariando previsões iniciais dos meteorologistas, a chuva finalmente chegou em boa parte do Estado e devolveu a esperança ao homem do campo. As águas molharam o chão potiguar, principalmente, nas regiões Oeste e Seridó: no último final de semana, choveu em 92 dos 167 municípios do Estado. O maior registro de chuvas foi em Campo Grande (322 mm), seguido de Itaú (212 mm) e Mossoró (203 mm). Para se ter uma ideia da falta chuvas no RN, o que choveu recentemente na cidade de Itaú foi mais do que choveu em 2012.


Em Poço Branco, a chuva também está alegrando a população. A principal expectativa dos agricultores locais é de iniciar o plantio o mais rápido possível para poder “comer milho e feijão verde no São João”. Outra expectativa da população é pela sangria da barragem, ocorrida pela última vez em 2009 (foto acima). Se continuar chovendo por mais duas semanas, mesmo que não chova diariamente, é possível que o solo favoreça a germinação das sementes. Já a sangria da barragem não é tão fácil, pois requer um inverno intenso. Agora, é rezar para que a natureza faça a parte dela em favor do semiárido nordestino.

Um comentário:

Anônimo disse...

Vergonha, vergonha, vergonha. E so o que posso dizer dessa nova camara. Trabalhar uma vez por semana e ainda receber diarias. Começaram mal demais e ainda nenhum projeto pela populacao. Acho que vai continuar assim, esse vereadores sso vao fazer projeto pra melhorar o bolso deles. Eu entendo porque fazem isso, é por que todos ainda tem muitas dividas da campanha. Quem gastou menos ai foi mais de 50 mil. Sinto muito poço branco, voce mais uma vez escolheu mercenarios e nao representantes do povo.