16 de mai. de 2012

ENTREVISTA ZÉ DO RÁDIO

POÇO BRANCO, EU TAMBÉM FAÇO PARTE DESSA HISTÓRIA

Para Zé do Rádio, estudo e dedicação são as chaves para se vencer na vida.
BLOG: Qual é o seu nome e idade?

ZÉ DO RÁDIO: Meu nome é José Cândido de Oliveira, mais conhecido como Zé do Rádio e tenho 59 anos.

BLOG: O senhor é filho natural de Poço Branco ou veio morar aqui já crescido? Em que ano isso aconteceu?

ZÉ DO RÁDIO: Não nasci aqui. Cheguei para morar em 1978, quando eu tinha uns 25 anos.

BLOG: Quais foram os motivos que levaram o senhor a escolher Poço Branco para morar?

ZÉ DO RÁDIO: Antes eu morava num sítio e sempre tive vontade de morar num lugar maior. Como eu tinha acabado de terminar um curso de eletrônica, precisava de um lugar que tivesse clientes para poder trabalhar, ganhar dinheiro e sobreviver. Então escolhi Poço Branco.

BLOG: Quais as principais lembranças que o senhor guarda dos primeiros anos em que começou a morar em Poço Branco?

ZÉ DO RÁDIO: Lembro que a nossa vida era mais calma e não tinha a violência de hoje. Nesse tempo, Poço Branco era apenas uma cidadezinha pequena e sem muita movimentação.

BLOG: De quais eventos ou festas de Poço Branco o senhor mais se lembra nos primeiros anos em que começou a morar em Poço Branco?

ZÉ DO RÁDIO: Da Festa do Padroeiro, em outubro.

BLOG: O senhor tem alguma lembrança da emancipação política de Poço Branco, em 1963? Qual é a sua versão para aquele acontecimento?

ZÉ DO RÁDIO: Eu ainda não morava por aqui e não sei falar muito desse assunto.

BLOG: O senhor desempenhou ou desempenha alguma profissão ou ofício que considera como um serviço prestado à comunidade poço-branquense?

ZÉ DO RÁDIO: Há 34 anos sou técnico em eletrônica. Por minha oficina já passaram aparelhos de quase todas as pessoas desse lugar, tanto que o meu apelido tem a ver com a minha profissão. Acho que contribui de alguma forma para a diversão de muitas famílias quando terminava de consertar uma TV ou outro aparelho, principalmente para as crianças.

BLOG: Em sua opinião, qual a maior diferença no comportamento dos jovens de hoje e os da sua época?

ZÉ DO RÁDIO: A responsabilidade é a maior diferença. Não quero dizer que os jovens de hoje não são responsáveis, mas na minha época os jovens logo cedo já assumiam uma responsabilidade dada pelos pais.

BLOG: Desde que mora em Poço Branco, o que o senhor acredita que melhorou no município?

ZÉ DO RÁDIO: Quase tudo é melhor hoje do que antigamente. Acho que a saúde, a educação, o esporte, o lazer e o emprego melhoraram bastante, principalmente para os jovens que estão se formando.

BLOG: E o que o senhor acredita que nunca melhorou no município?

ZÉ DO RÁDIO: Acho que a segurança pública nunca teve uma boa melhora nestes anos. De vez em quando a gente tem a sensação de paz, mas logo vemos que os assaltos e roubos se tornaram uma coisa quase normal.

BLOG: Em sua opinião, sua cidade é um bom lugar para viver e criar uma família? Algo precisaria melhorar?

ZÉ DO RÁDIO: Acho que ainda é, mas para melhorar a cidade seria preciso a instalação de uma fábrica ou mais de uma. Isso daria mais chances aos jovens que não têm a oportunidade de estudar sem precisar sair daqui.

BLOG: Em relação a temas como Educação, Saúde, Segurança, Lazer, Transporte, Agricultura, Turismo, dentre outros, o senhor destacaria algum que “mais precisa de incentivo e melhorias” em sua cidade?

ZÉ DO RÁDIO: Acredito que quase todo morador de Poço Branco espera que a segurança na nossa cidade melhore. Digo isso porque, recentemente, uma das minhas filhas passou por uma situação muito complicada.

BLOG: Que mensagem o senhor deixaria para as atuais e futuras gerações de poço-branquenses em relação aos temas aqui abordados ou a outro do seu interesse?

ZÉ DO RÁDIO: Que estudar e se dedicar são o melhor caminho e a maior herança que um jovem pode ter.

5 comentários:

Anônimo disse...

Daniel vc esta de parabéns por mais essa grande serie de entrevista e devo dizer que Zé do Radio a abriu grandiosamente, em poucas palavras ele revelou o que muita de nossas autoridades e representantes políticos esconde.
Meus parabéns ao Sr. Zé do Radio e a VC, e um grande abraço

Edinho disse...

Brilhante Matéria, Daniel e Jr. Caju!!

Seu Antônio Taboca e seu Zé Do Rádio prestaram e prestam relevantes serviços à nossa cidade.São muito merecedores desta justa homenagem.E que bom que tais homenagens sejam presstadas em vida, pois são homens que servem de referência para as demais gerações, em face de suas respectivas íntegridades, disposição para trabalharem e por serem pais de família exemplares. Parabéns Zé e Antônio Taboca, pelos homens e cidadãos dignos que vocês são!!!

Daniel, você é o cara, meu amigo....

Um abraço,

EDINHO

Anônimo disse...

Parabens aos irmao Caju pelo excelemte blogue que é exemplo de apoio e valor a sua terra. Vejo de longe uma cidade que nao conheço pessoalmente, mas acabo comhecendo um pouco pelo blogue. Parabens a todos homes e mulheres de bem de poço Branco.

Anônimo disse...

Gostei de ver as entrevista com pessoa da cidade e que nao sao politicos ou autoridadis. Esse blogue dar uma prova de que pessoas simples tbem contribui para o crescimento das cidade. Parabens ao daniel e seu irmao..

Anônimo disse...

um barço pro amigo ze do raio e familha de edilson em sao paulo;