15 de out. de 2011

PARABÉNS

O DIA DO PROFESSOR


Parece ser mais uma data do calendário popular para se comemorar... Não é apenas mais uma data, visto que se trata da função que formou e sempre formará cidadãos.

Ninguém mais do que todos os professores deveriam estar realizando diversas atividades alusivas à data. As homenagens até existem, mas, pelo visto, faz muito tempo que “orgulho” deixou de ser a palavra que melhor definia a profissão. Responsabilidades, cobranças, contrariando com salários e vantagens cada vez mais desmotivadores para a classe estão afastando as novas gerações de estudantes do ofício de lecionar.

As realidades não são iguais em todos os estados brasileiros e nem nos diversos setores educacionais. Na maioria, as promessas de palanque mudam totalmente quando se chega ao poder. Entra governo, sai governo e nada de concreto acontece – a não ser a certeza de mais greves, paralizações e prejuízos para as partes. E isso tem valido, inclusive, para o ensino público superior.

É verdade que sempre houve diferença entre as remunerações e estruturas físicas e pedagógicas das redes privadas ou estatais, ou ainda para o nível fundamental, médio, técnico ou superior. De uma forma geral, a remuneração e as condições profissionais nas instituições particulares sempre foram mais atraentes que nas públicas, destoando-se quando o assunto é um tal “vínculo empregatício”.

Mas a profissão não vive apenas da luta por melhores salários, incentivos e condições de trabalho. O professor tem um desafio diário que, embora silencioso e quase invisível para a maioria das pessoas, trava verdadeiras batalhas para conseguir receber a devida atenção, respeito e reconhecimento dos próprios alunos e da comunidade escolar onde está inserido.

A relação aluno-professor foi bastante modificada nos últimos anos e aquela “adoração” que existia em outros tempos deu lugar a um misto de desconfiança e incertezas entre docente e discente. Há, certamente, “ilhas de exceção” a esta quase regra e, embora o sistema educacional seja muito mais amplo e acessível do que antes, faz muita falta a magia presente nas escolas quando nos remetemos a um passado nem tão distante.

Para o Blog de Poço Branco hoje é dia de homenagear os mestres da educação. Por isso, deixamos os parabéns a todos os professores de Poço Branco, sem especificar nomes para não acabarmos se esquecendo de algum(a) igualmente importante. Que o Dia do Professor possa significar uma nova janela, um novo olhar sobre a educação de todos os brasileiros e brasileiras.

6 comentários:

ELÍLDIMA disse...

Daniel! aqui faço minhas homenagem aos professores,pricipalmente os de Poço Branco/RN

Acorda cedo, sai às pressas
para chegar na hora certa,
ele é o professor.

Na escola ele ensina:
Geografia, Português,
Matemática, História, Inglês
e espera o resultado
em ver todos aprovados.
Ele é o professor.

Se dedica com amor
à profissão que abraçou,
pois desde cedo queria
ter um espaço na vida
e ser um grande professor.

Aqui fica o meu recado,
por tudo, muito obrigado,
pelo que fui ensinada
por vocês,
que foram meus professores.
PARABÉNS

Elíldima Nascimento Maringá/PR

Vários. disse...

Caro Amigo


Com único intuito de divulgar os grandes escritores
e grandes livros Potiguares , agora existe um espaço para valorizar as nossas obras literárias.

Peço a você, que divulgue esse trabalho sem fim lucrativo, que quer apenas valorizar as obras da nossa terra. Todos os homenageados vivos, estão sendo comunicados e estão muito felizes .


Muitos dos grandes livros e autores do RN precisam ser reeditados e relançados urgentemente, é preciso chamar atenção dos governos estadual e municipal para essa causa .

Essa luta é de todos os Potiguares


101 livros do RN (que você precisa ler).
http://101livrosdorn.blogspot.com/

Grato pela atenção

Murilo araujo disse...

mas uma vez vc se superou daniel parabeins pelo seu blogue vada veiz mais a sua cara. para beins

Thiago Henrique Queiroz disse...

Gostaria de parabenizar seu blog, e informar em primeira Mão que uma nova Empresa está se estalando em Poço Branco, a TOP CENTER Serviços, empresa onde os Poço Branquenses Poderão Resolver Várias Coisas em um só Lugar. Quarta- Feira é a inauguração entre em contato se poder pelo email thiago.henrique99@yahoo.com.br, Gostaria que o blog que é de grande importância para a cidade fosse o 1° a saber da Noticia.

Luiz Nunes disse...

Parabens aos professores de poço branco e em especial para minha eterna professora milagres e dona sebastiana rocha mae de daniel do blogue.

anselmo disse...

parabeims pra todas professore de poco bramco e regiao. em especial a dona rosinha freita, sebastiana rocha e dodora de cassimiro todas elas minha ex profesoraas. valeu, anselmo de farias. campina grnade , paraiba.