19 de fev. de 2011

NOTÍCIAS GERAIS

COMBATE A DENGUE

Dia D contra a Dengue em Poço Branco
Na última quarta-feira (16/02), a Secretaria Municipal de Saúde de Poço Branco realizou um “Dia D” contra a Dengue. Agentes de Endemias, Agentes de Saúde, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e alguns grupos de jovens de igrejas locais participaram deste crucial evento na luta contra o mosquito transmissor da dengue - uma doença que, mesmo sendo fatal, ainda não foi devidamente entendida por grande parte da população. Para um dos profissionais envolvidos no “Dia D”, Claudionor Cirilo, foram realizadas coletas de materiais em locais de possível reprodução do mosquito, dando maior atenção a visitas a residências, pontos comerciais e algumas ruas. A distribuição de cartilhas e panfletos sobre o tema também foi utilizada, assim como a conversa direta com os moradores à respeito da participação de cada um no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Claudionor enfatiza que: “Infelizmente ainda se encontra residências onde se ver lixo e material apto à procriação do mosquito. A conscientização deve ser geral porque mesmo se minha casa estiver limpa e não produzir o mosquito, se a do meu vizinho não estiver pode produzir mosquitos para infestar um quarteirão inteiro. O trabalho dos Agentes de Endemias e dos Agentes Comunitários de Saúde no nosso município tem sido intenso junto à população para que todos possam colaborar e não deixar que a Dengue chegue até nossa casa e nossa família. Municípios vizinhos a Poço Branco já registraram casos de Dengue e isso é um alerta para todos nós. Se não deixarmos o mosquito procriar, ele não terá como picar uma pessoa doente e vir a contaminar outra. Ainda não há casos em Poço Branco e devemos fazer o possível para que continue assim. Nosso trabalho na área de saúde pode ainda não ser 100%, mas trabalhamos para que o nosso povo possa ser atendido cada vez melhor”.

HOSPEDAGEM

Dilma e Adriano Lucas, proprietários da pousada
Em meio ao crescimento econômico que se espera para o município, nos próximos anos, alguns empresários locais estão realizando investimentos na expansão de seus negócios. Apesar de ainda ser um movimento isolado, a competição é o principal motivo para o surgimento ou a ampliação de novos empreendimentos. Um exemplo desta realidade é a Pousada Poço Branco, antiga Pousada do Bernardo. Desde o dia 16/02 que a direção daquele estabelecimento hoteleiro vem disponibilizando, regularmente, três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar) ao público interessado. Há também a famosa 'Galinha Caipira da Dilma', assados na brasa e outras delícias da terra. A pousada oferece hospedagem com suítes climatizadas, equipadas com TV e DVD e está localizada na Rua Francisco Fabrício, 644, próxímo a Escola Estadual Carmem Costa. Informações e reservas pelos telefones (84) 9910-6813 e 9945-2010.

COMPORTAS ABERTAS
 
Imagem das comportas
Desde a quarta-feira passada (16/02) que uma das comportas da Barragem Eng. José Batista do Rego Pereira está com 100% de sua vazão. Completamente aberta, juntamente com a segunda comporta com mínima, em pouco mais de 20 dias o volume do reservatório se aproximará da casa de 65% (ou até menos). Segundo informações de populares, um dos engenheiros do DNOCS teria afirmado que esta medida visa evitar danos ao Vale de Ceará Mirim e Extremoz, como ocorreu em 2009 e em anos anteriores, caso o inverno previsto para 2011 seja concretizado.
 
A questão é recorrente e já foi motivo de protestos no passado, mas, atualmente, o bom senso manda que este processo se der de forma pacífica. A barragem é um patrimônio de Poço Branco, mas pertence ao Governo Federal - portanto, a todas cidades que ela banha. Por muitos anos, gerações de poçobranquenses se comportaram como se a barragem pertencesse, em todos os sentidos, apenas ao município por ter sido construída em seu território. Esta idéia ainda se mantem entre muitos, mas a barragem não pode mais ser vista apenas como nossa. Nenhuma autoridade local, exceto por motivação imperiosa, pode impedir que as comportas sejam abertas. O que pode haver é apenas uma ligeira interferência neste sentido, nada mais.

RESULTADOS DA 5ª RODADA

Campeonato de Blocos 2011

OS FEDERAIS 4 x 3 CACHAÇA EM COMPANHIA
LUBISOMENS 1 x 3 CIA DO ÁLCOOL
OS PIMBA DE AÇO 4 x 2 SALPIKANELA

FESTA

Foto publicidade de Velma Cruz
No próximo dia 10 de março, a cidade Taipu comemorará mais um aniversário de emancipação política. A festa principal está programada para a noita daquela data, a partir das 22h, em plena ressaca do Carnaval 2011.

Um comentário:

Unknown disse...

eu vou ta la concerteza..
Parabéns a cidade de Taipu mae de poço branco.