16 de fev. de 2011

ÚLTIMAS DO BLOG

A BARRAGEM VAI SANGRAR

Mediômetro da barragem
Se depender dos frequentadores da Barragem de Poço Branco, esta possibilidade é apenas uma questão de tempo. De acordo com a escala de medição do volume da barragem, conhecida entre os pescadores como mediômetro, o reservatório já recebeu mais de 2,8 metros de água nos úlimos dias. Com esse volume, o açude de Poço Branco se aproximou de 80% de sua capacidade total. O pescador José Caviloso (38) afirma que se as chuvas continuarem a barragem vai sangrar e o Carnaval de Poço Branco será melhor para todos porque receberá muitos visitantes, gerando renda para pescadores, ambulantes e para o comércio local.

ESPORTE LOCAL

1ª etapa da obra
A construção do Estádio Municipal de Futebol de Poço Branco está chegando a conclusão de sua 1ª etapa: a construção do muro, a entrada do estádio, bilheterias, secretaria, vestiários e sala de árbitros. Na 2ª etapa da obra serão erguidas as arquibancadas, preparado o gramado e o muro de proteção do campo. A última etapa será a iluminação do estádio. Não há uma previsão para o final das obras, mas entre os desportistas locais existe um clima de muita expectativa que, como tradição, sempre esteve aliado a uma dose de certo pessimismo. Será que desta vez não sai o estádio?

CANOA À VELA

Pescador usa velas ao invés de remos
A primeira canoa à vela de Poço Branco há dias circula pela Barragem Eng. José Batista do Rêgo. Seu proprietário é o Sr. Arlindo Oliveira (43) que alega ter mais de vinte anos como pescador naquelas águas. “Fiz esse tipo de canoa para me dar mais agilidade e ter menos esforço. Com ventos fortes, ela pode chegar a uns 40 km/h”. Arlindo acredita que será preciso buscar mais incentivos na área da pesca e do turismo para Poço Branco e reclama da falta de divulgação da barragem. Para ele, este é o fator mais determinante para a pouca presença de banhistas e visitantes ao mais impotante monumento do município.

Para o pescador, alguma providência tem que ser tomada para melhorar a situação dos pescadores e de todos que sobrevivem às custas da barragem. Ele diz ter ouvido falar na construção do Mirante, a ser construído próximo a barragem, e finaliza sua opinião dizendo: “Espero que esse negócio seja feito mesmo... A gente não acredita muito, mas se ele vier será muito bom para toda a cidade. É outra chance pra ganhar dinheiro com o peixe, camarão e com passeios de canoa ou de barco”.

AGRICULTOR OTIMISTA

A saga do pequeno agricultor é acreditar num bom inverno
O agricultor João Batista (46) está otimista quanto ao inverno de 2011. “Já estou fazendo a segunda limpa no meu roçado e, com a benção do meu Padim Pade Ciço, esse ano vai ser de muita fartura para todos nós. Aqui já plantei milho e feijão e espero colher o bastante para dar de comer a minha familia. Quando realizo esse feito, fico muito feliz”, conclui o otimista homem do campo de Poço Branco.

PROJETO DESPERTAR

O Projeto Despertar - Turma 2010, estará sendo concluíndo com a diplomação de 23 alunos empreendedores. A turma, que iniciou com 30 alunos, aprovou 23 alunos cada um com carga horária de 96 horas aulas. Durante o Curso, foram vistos vários temas importantes para suas vidas, com destaque para:

O CENÁRIO SÓCIO-ECONÔMICO MUNDIAL; A IMPORTÂNCIA DA ESCOLARIDADE NO MERCADO DO TRABALHO; O PERFIL DO EMPREENDEDOR; ELEMENTOS DA QUALIFICAÇÃO, ATRIBUTOS DA EMPREGABILIDADE, ATITUDES; AS MEGATENDÊNCIAS; A ATIVIDADE EMPREENDEDORA COMO OPÇÃO DE CARREIRA; FATORES QUE INTERFEREM NA ESCOLHA DA PROFISSÃO; O PLANO DE NEGÓCIO DE CADA UM E DE CADA EMPRESA CRIADA; PLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO DA FEIRA DO JOVEM EMPREENDEDOR.

O Projeto Despertar teve, como facilitador e coordenador local, o professor José Cassimiro Felipe (foto acima). A nível regional, a coordenação é da professora Sônia Soares, da 16ª Dired. A nível estadual, o projeto é dirigido pelo professor Antonio Carlos Liberato, do SEBRAE RN, e pela professora Vera Reis, da SUEM/SEEC RN. A solenidade de entrega dos diplomas deverá acontecer em 14/03/2011 - Dia Nacional da Poesia e Dia da Aula Inaugural da Escola Estadual Estudante José Francisco Filho, faltando apenas a confirmação da nova diretoria daquele estabelecimento de ensino.

Fonte: José Cassimiro Felipe.

CAMPEONATO DE BLOCOS 2011

O Bloco Barbyrons mostrou porque é uma das equipes favoritas ao título de 2011. Neste sábado (12/02) a equipe, comandada pelo experiente ala João Paulo, em seu segundo compromisso, goleou o Bloco Num Fresqui Naum por 6 a 1. A atuação do goleiro improvisado, Diego Dantas, foi a atração da partida com grandes defesas. Outro favorito ao título é o Bloco Cachaça e Cia que montou um forte elenco para a disputa.

Nenhum comentário: