5 de abr. de 2013

EDUCAÇÃO

PACTO PELA ALFABETIZAÇÃO

Mesa composta por autoridades locais
Foi lançado em Poço Branco, na tarde desta quarta-feira (03), o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A intenção principal do pacto é tornar todas as crianças alfabetizadas até completarem oito anos de idade. O pacto é um compromisso formal assumido pelos governos federal, dos estados e municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Público presente ao evento
Grupo de Canto da Escola Municipal Aluizio Alves
Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

Palavras da secretária de Educação, Dorinha Menezes
No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, quatro princípios centrais serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico. Dentro dessa visão, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania.

Palavras do prefeito, Maurício Menezes
Para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática.

Professora Zenaide ao lado do vice-prefeito Percivaldo e do vereador Kléber
O evento de lançamento do pacto em Poço Branco contou com a presença de alunos, pais e diversas autoridades locais.

Fonte: MEC

5 comentários:

Anônimo disse...

Alunos do 9ºano da Escola M.M Aluízio Alves, pedem providências a Secretária de Educação, os mesmos estão sujeitos a não realizarem as suas inscrições esta semana no Proitec do IFRN, por falta de papel ;em solicitarem as suas declarações na Secretaria da E M M A Alves. QUE VERGONHA SECRTÁRIA!! ESSE É O PACTO DA EDUCAÇÃO DE POÇO BRANCO??

Anônimo disse...

falta de material de expediente é uma coisa normal na adm publica, e so dura alguns dias ate ser normalizado pq depende de licitacao. Se faltou papel na escola faz tempo mais agora tem e ja faz tempo. Aqui aculá pode faltar de novo e isto nao quer dizer que que a educacao nao presta, vamos ter maiis conciencia na ahora de falr mau sem conhecer as coisa de fato.

NEILTOM disse...

QUANDO NAO TEMM MOTIVO TEM GENTE QUE JA PERDEL A VERGONHA E FALA DE QUALQUER COISA, A SEMANA PASADA TAVAM FALANDO DE UM FECHADURA DE UMA PORTA QUE NAO TAVA FECHANO A PORTA MAIS FOI RESOLVIDO TUDO EM 2 OU 3 DIA. PERAÍ VAMOS PROCURAR OUTRAS COIZAS PRA FALAR MAL, NUM TEM ESSCOLA SEIM ALGUMA FAILHA.

Anônimo disse...

Eeu so acredito que a educacao de poco branco nao ta prestando se algum ex prefeito esclarecer o que ele fazia de bom e que hoje nao é mais feito. Se nao for assi eu vou acrditar que as critica e so coisa de politicageim.

Fabinho disse...

Minha gente vamos parar com hipocrisia e politicagem de ambos os lados. Ora se tem coisa errada, se tem fraude, desvios, se tem alguém se dando bem em tudo, se tem cafife ou se falta papel vamos procurar os direitos e denunciar a promotoria. Vamos acabar com essa desculpa que a justiça não faz nada. Vamos denunciar com força.. Agora vamos levar provas pra não passar vergonha na frente do juiz.. Vamos parar de tentar jogar uns contra os outros falando em nome de poço branco porque não tem santinho na politica daqui. Vamos fazer a coisa certa, aí todo mundo vai acreditar que as denúncias é tudo verdade.