9 de ago. de 2012

ELEIÇÕES 2012

NO TÚNEL DO TEMPO

Carreatas pelo município marcaram 2008.
Quatro anos se passaram desde a última eleição municipal. Parece que foi ontem, mas como o tempo é implacável (e logo passa), voltamos a nos deparar com outra Olimpíada, outra Copa do Mundo e com outra eleição - é claro. Daquela época, as imagens e os vídeos são raros e quase tudo parece existir apenas nas lembranças de cada morador. Para lembrar um pouco do que foi aquela épica eleição, o Blog de Poço Branco recebeu um grande presente do amigo, leitor e poço-branquense de coração, Williams Rocha - citando a fonte das fotos e fatos como sempre fez.

As pessoas foram os principais símbolos de 2008.
Em fotos de seu acervo pessoal, Williams relembra alguns momentos da campanha de 2008, destacando que alguns personagens já não estão entre nós (como Bernardo e Zé de Freitas), outros mudaram de palanque e há também aqueles que, por algum motivo, estão decepcionados e distantes da política. “Eu fiz parte dessa história de corpo, alma e coração... Hoje, um pouco distante dessa terra, tenho saudades daquele tempo... Essas fotos são minha contribuição para a história política de Poço Branco”, finaliza Williams.

TERCEIRA FORÇA

Foto divulgação da chapa
Falava-se tanto e muitos nem acreditavam, mas os jovens candidatos do PC do B (a prefeito de Poço Branco) João Paulo e Luan da Villa, darão início a sua campanha de forma oficial. Em busca dos votos de eleitores pretensamente decepcionados ou dissidentes dos dois sistemas políticos dominantes do município, a dupla fará a sua primeira movimentação política no próximo domingo (19), com uma programação que envolve comício e passeata. É aguardar para ver.

É A LEI I

O candidato a prefeito de Bento Fernandes, pela coligação “De pé no chão se ganha a eleição”, José Robenilson, foi liberado para prosseguir com sua campanha. No sistema de divulgação dos dados dos candidatos (DivulgaCand), Robenilson aparece como “apto” e com a observação “indeferido com recurso”. Robenilson deverá intensificar suas visitas aos lares de Bento Fernandes nos próximos dias, embora ainda possa acontecer outra reviravolta nesse caso. Vai entender a justiça...

É A LEI II

Em situação parecida com a de Robenilson, três candidatos em Poço Branco seguem na disputa de 2012, apesar da existência de recursos jurídicos.

Os candidatos do PMN, Nilse Cavalcante (a vereadora) e Roberto Lucas (a vice-prefeito), tiveram seus registros de candidatura considerados deferidos, embora ainda sofram ações de impugnação contra suas candidaturas. Alega-se que Nilse teria substituído Roberto Lucas, afastado do cargo de prefeito entre abril e dezembro de 2005, e que, por isso, ela deveria ser considerada inelegível pelo mesmo motivo do ex-prefeito: as prestações de contas da Prefeitura de Poço Branco, de 2004 e 2005, foram desaprovadas.

Por muito menos, a candidata a vereadora Josy do Samu, também do PMN, teve seu pedido de candidatura indeferido por não possuir data de filiação igual ou superior a um ano, antes da eleição de 2012. Em sua defesa, Josy alegou que houve erro na digitação da data de sua filiação ao PMN (em 11/10/2011) e que o seu nome não constou no pedido de retificação.

As decisões ainda aguardam julgamento de recursos por instância superior, mas, no caso de Josy, “um erro” (que não deve ter sido culpa dela) lhe tirou a chance de concorrer a uma vaga na Câmara Municipal. Já os dois primeiros estão em plena campanha... Segundo informado ao Blog, Josy do Samu praticamente desistiu da disputa. Os motivos seriam o tempo perdido e a demora para a resposta do recurso interposto. Vai entender a justiça...

Nenhum comentário: