11 de jun. de 2012

NOTÍCIAS GERAIS

ESPORTE LOCAL

SUB 17

O América, do professor Cristovam, é um dos favoritos ao título
O Campeonato Municipal de Futsal (Sub 17 Masculino) teve início na última terça-feira (06), com jogos sendo realizados às terças-feiras, a partir das 19h, no Ginásio Caxiadão. A competição conta com oito equipes inscritas, sendo quatro da sede e outras quatro representando os distritos, e com cerca de 70 jovens atletas inscritos.

COPA 26 DE JULHO

Área externa do Ginásio Caxiadão durante os jogos
O Campeonato Municipal de Futsal de Clubes, denominado de Copa 26 de julho, iniciou no último dia 25/05 e se estenderá até o dia 21/07, totalizando 41 partidas, 19 equipes participantes e mais de 150 atletas inscritos. As partidas estão sendo realizadas nos ginásios Caxiadão (as quartas e sextas-feiras) e de Contador (aos sábados). A inédita edição da competição envolve tradicionais equipes de futebol de campo do município, sendo dez delas pertencentes à zona urbana e, outras nove, à zona rural. Os vencedores das duas zonas farão a grande final da competição, no dia 21 de julho, no Ginásio Caxiadão.

FUTEBOL MASTER

Nova Esperança da Acauã - atual campeão municipal master
Já o Campeonato de Futebol de Veteranos também poderá ter início nos próximos dias. Na edição de 2012, estão previstas as participações de, pelo menos, oito equipes, sendo duas da sede e seis da zona rural. Se confirmada, a competição envolverá um número superior a 150 atletas, desconsiderando deste total as comissões técnicas, mesários, colaboradores em arbitragem e as torcidas.

UMA VIDA SIMPLES E FELIZ


É geralmente nesse clima que começam e terminam os dias de muitos poçobranquenses: debaixo de uma árvore, numa “rodinha de conversa”, e se escondendo do forte calor. E que ninguém pense que esse expediente só se aplica aos idosos.

Um dos mais famosos desses cantinhos ficava no conhecido “Pau do Correio”, desativado há alguns anos por falta de quórum. Lá, duelavam vários trovadores e contadores de histórias. Seu Expedito, pai de Maria Paciência, era um deles. Outra roda de amigos se concentrava na bodega do saudoso Severino Camilo e, nas árvores em frente ao Alecrim Clube, ainda se vêem muitos conterrâneos a “jogar conversa fora”, como muitos definem.

No balcão da bodega do saudoso Luiz do Bode, havia sempre alguma peleja. Quem normalmente as comandava eram o saudoso Nazareno Marchante, Canindé da Ambulância, Mané Varela, Seu Orlando (in memorian) e outros mais... Na Rua da Palha, Geraldo Gonçalo (in memorian) presidia uma disputada prosa em frente a sua casa... No final da Avenida Manoel Rodrigues, próximo a Drogaria Menino Jesus, o papo ainda rola solto e sai de tudo por lá. Agora, a política local é o assunto reinante.

Em Contador, a conversa corria frouxa na porta de Zé Barbosa, frente para o campo de futebol e também debaixo dos pés de umbu. Na Praça daquele distrito, igualmente testemunhado por muitos galhos, grupos de anciãos se reúnem quase todas as tardes. Hoje, com a reabertura do CCI de Contador, o jogo de cartas é quem anima a roda de conversa mais concorrida do distrito.

Na casa do saudoso casal Chico Gomes e Dona Alice, o cantinho (descrito na foto acima) não existe mais... Com ele, foram-se as conversas e as anedotas próprias do lugar. Foram-se também os donos da casa, assim como frequentadores daquele banco - os casais João Miguel e Francisquinha; Manoel Cândido e Salete; Chico Rosendo e Dona Nena...

De bom, resta saber que ficaram, e ainda irão surgir, muitas outras rodinhas de bate-papo em todo município. Todas com o objetivo de passar o tempo e, é claro, manter seus frequentadores informados sobre o que acontece no lugar. Essas coisas boas, o mundo moderno da tv digital, dos celulares e da internet não consegue reproduzir. E jamais conseguirá nos passar uma vida simples e feliz.

AS GARRAFAS DE UMA VIDA


Da mamadeira ao soro fisiológico: o tempo passa, o tempo voa...

Nenhum comentário: