25 de mai. de 2012

DESTAQUES DO BLOG

SÉRIE DO BLOG


A força da Internet não tem mesmo limites. Isso pode ser visto pelo sucesso da matéria “POR ONDE ANDA?”, com apenas cinco dias no ar. Nesse interim, o Blog recebeu 20 comentários e seis e-mails relatando o provável paradeiro dos poço-branquenses citados e ausentes do município há algum tempo.

Zé Américo (primo de Reginaldo Bombril) está em Macapá/AP, há mais de 20 anos; Jorivan Braz dos Santos (Jorivan Flamenguista) mora e trabalha em Caiçara do Norte/RN; Gilmar Tiziu (neto de Seu Abdias) está no Estado de Rondônia; Chico Cabeludo e Lavô da Rua dos Motoristas (Galego) moram em Natal, na Zona Norte; Caxica, da Rua dos Motoristas, está morando em São Paulo/SP, no Bairro Itaim Paulista; Irapuan (meio quilo) está em Macapá/AP; Ailson, filho de Lalada, mora em São Paulo/SP e o professor Luiz Caravela continua residindo em Poço Branco.

Também foram localizados por leitores do Blog: Trajano, filho de Bigode, morando no Norte do país; Barreira, irmão de Russo e Geraldinho Marcolino, mora no Estado de São Paulo, assim como Paulo Sapateiro; Boi Bumbá, filho de João Verdim, está residindo há mais de 15 anos em São Paulo do Potengi; Joãozinho Cabeleireiro mora em Manaus/AM; Peter Braz e Tonho Tcheka (irmãos) moram em Natal; Irineu, neto de Manoel Moça, mora no Rio de Janeiro/RJ; Kachimquelê mora em Natal e sempre está em Poço Branco; Ornilo do Bar (Contador) mora no litoral de SP, onde tem um quiosque muito movimentado numa praia; Aldo do Serrote está em Macapá há mais de 20 anos.

Até o momento, outros poço-branquenses citados na matéria ainda não foram localizados. São eles:

Luiz Pacaia, Aldo Brucutu, Luiz Tibufo, Sulampa, Morcego de Contador, Carlinho Fogo, Décio (filho de Dedo), Ovelha (de Águas Frias), Nilsinho (que trabalhou no Cartório de Poço Branco), Tião de Loló, Zé Cachacinha, Amanda Oliveira (da Rua 21 de abril), Carlos Alberto (do Contador) e Doginho da Rua dos Motoristas.

Para poder acelerar este processo, o Blog solicita a seus leitores que enviem informações e/ou fotos atuais dos citados para o e-mail drtargino@gmail.com, ou ainda através dos comentários ou do formulário de contato do Blog. Participe.

A DENGUE EM AÇÃO

DEU NO BLOG DE CRAVOLÂNDIA

Moradores da comunidade de Contador vivem um momento de muita preocupação com uma possível epidemia de Dengue na comunidade. Desde a semana passada que a procura por atendimento médico, no Posto de Saúde, tem sido grande e todos com suspeita de Dengue. A médica que a tende pelo PSF está solicitando exames aos pacientes para saber se é Dengue ou apenas uma virose”.

ELEIÇÕES 2012


Os mais recentes dados do TRE-RN, datados do final de abril de 2012, apontam que Poço Branco terá, em 7 de outubro próximo, mais de 10.200 eleitores aptos a votar – podendo esse valor ainda sofrer acréscimos ou diminuições. O número de aptos já é 3,78% maior do que o da última eleição geral (2010) e 9,18% maior do que o da última eleição municipal (2008). Esses dados ainda não consideram os novos eleitores cadastrados entre o final de abril e o prazo final para o alistamento eleitoral de 2012, terminado em 9 de maio, como também aqueles que poderão ser impugnados.

Desconsiderando 43 eleitores com data de nascimento inválida e outros sete que não possuem informações de nascimento, o eleitorado poço-branquense é formado em sua maioria por mulheres: são 199 mulheres a mais do que homens. Com relação à faixa etária eleitoral, quase metade dos eleitores (49,3%) estão entre 16 e 34 anos. O público considerado adulto (35 a 59 anos) compreende 36,3% dos eleitores aptos a votar e os idosos (acima de 60 anos) representam apenas 14,4% do total.

Em Poço Branco, ainda de acordo com os dados preliminares do TRE-RN, 37,1% do eleitorado se declarou analfabeto ou que sabe apenas ler e escrever, valor ainda muito alto. A maioria dos eleitores (41,3%) declarou ter concluído parcial ou totalmente o ensino fundamental (antigo 1º grau/primário); enquanto que, para o ensino médio (antigo 2º grau/ginásio), 20,8% disse tê-lo concluído ou estar concluindo. Em Poço Branco, apenas 0,7% do eleitorado declarou possuir ou estar concluindo um diploma superior (universidade/faculdade).

NOTA: Quanto à escolaridade, é notório que as informações do TRE-RN não são atualizadas e tampouco confiáveis, uma vez que muitos cidadãos têm melhorado o seu nível de instrução, nos últimos anos, e nem sempre tal mudança foi devidamente comunicada aquele órgão da Justiça Eleitoral.

ENQUETES DIGITAIS

As enquetes ou sondagens (inclusive as digitais), muito comuns nas redes sociais, estão permitidas na Eleição de 2012. Mas com ressalvas. É o que diz a Resolução nº 23.364, instrução nº 1161-56.2011.6.00.0000 (classe 19), do TSE. O Tribunal Superior Eleitoral entendeu que “não estão sujeitas a registro as enquetes ou sondagens desde que, na divulgação de seus resultados, o divulgador informe que a enquete ou a sondagem não se tratam de pesquisa eleitoral e sim de um mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, que não utiliza método científico para a sua realização e dependem, apenas, da participação espontânea do interessado”. É a regra que o Blog de Poço Branco tem seguido desde a sua criação.

6 comentários:

Anônimo disse...

Espero q os senhores funcionários do TRE local, tenham condições de averiguar essas transferências q foram feitas para o município.

Anônimo disse...

Correção já, isso é um absurdo, as transferências nesse caso são notórias. Esperamos que o TRE tome providências para este caso.

Expedito disse...

Daniel acho que ja ta na hora de vc fazer uma enquete de prefeito e vereado de Poço Branco ja que pode. Eu so confio no seu blog nesses otros ai agente sabe que tem politicageim dimais. valeu

Conde Taipu disse...

Pelo que eu ouvi falar ja troxerao mais de 500 votos pra ca so em 2012. a jsutica tem que ver isso ai se nao o prefeito de poço branco vai ser eleito pelo povo que nao mora aqui como era nas eleicao de 1980

De Contador disse...

"DENGUE EM CONTADOR"

SE FOSSE EM OUTRA Add ,TINHA QUE IR DE PÉ PARA POÇO BRANCO OU FAZER O EMXAE EM OUTRO LUGAR ,AGORA ESTAR TUDO MAS FACIO AQUI EM CONTADOR ,TEM MÉDICO TODOS OS DIAS, E MAS UMA AMBULÂNCIA PARA DAR ASSISTENCIA A TODOS O MORADORES DAQUI .. QUER CHIQUER MM..QUEM TI VIU QUEM TE VER CONTADOR. AGORA SIM .. A COISA ESTAR Andando............

Anônimo disse...

Esses números que correspondem a faixa etária dos eleitores, serve como uma estratégia para os candidatos apostarem em propostas voltadas para os mesmos. Fazendo com que dessa forma ganhe vantagem, dessa forma, estará garantido a maioria do eleitorado.