4 de mar. de 2012

ÚLTIMAS DO BLOG

MANOEL VENÂNCIO

O casal Manoel Venâncio e Da. Maria mostra vitalidade e saúde (foto recente)
Dentre tantas tradições que o povo de Poço Branco cultivou (e cultiva) não devemos esquecer as romarias ao Juazeiro do Norte – a terra do Padre Cícero. Os tempos áureos da romaria foram marcados pelas caravanas que o Sr. Manoel Venâncio Nunes organizava. Até meados dos anos 90, Manoel Venâncio (e muitos romeiros do RN) realizava as romarias apenas nos meses de dezembro ou janeiro, embora a época de grande fervor dos visitantes do Padre Cícero está entre os meses de março e julho (aniversários de nascimento e morte do padre, respectivamente).

Durante muitos anos, especialmente no período em que esteve à frente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Poço Branco, Manoel Venâncio chegou a comandar até oito ônibus lotados (cerca de 370 pessoas) rumo à cidade cearense – seguramente o recordista entre os agenciadores de viagens de romeiros poço-branquenses. Há vinte anos, esse ilustre poço-branquense deixou suas origens para acompanhar a família e foi morar no interior de São Paulo – deixando saudade em todos seus amigos.

Nos dias atuais, a visita ao Padre Cícero ainda faz parte da crença religiosa dos poçobranquenses – só que de forma muito mais moderada. A tradição de viajar ao Juazeiro do Norte quase desapareceu e não alcançou, em sua maioria, as gerações familiares seguintes. É o caso da poço-branquense Maria Francisca Barbosa (70). Ao Blog, Da. Maria afirmou que sente muita saudade das romarias comandadas por Manoel Venâncio, pois a viagem era certa, era ansiosamente esperada e se tornara quase obrigatória entre as famílias. Da. Maria contou ainda que viajou ao Juazeiro do Norte 14 vezes (apenas três delas com outros agenciadores) e lamenta que seus filhos e netos não possuam a mesma crença que ela herdou de seus pais e parentes.

DIREITO ELEITORAL


Em ano de Eleições Municipais, a área do Direito que ganhará grande visibilidade e importância será a Eleitoral. O Direito Eleitoral deve (e precisa) receber uma atenção diferenciada neste ano eleitoral – tantos dos profissionais, quanto dos candidatos. Pelo menos é o que propagaram os palestrantes do Fórum de Direito Eleitoral, realizado pela Associação Nacional dos Gestores Públicos (ANGESP), presidida pelo ex-presidente da FEMURN e ex-prefeito de Bento Fernandes/RN, José Robenilson Ferreira, na última sexta-feira (02), no Hotel Pirâmide, em Natal.

Dentre os tópicos debatidos, a Lei da Ficha Limpa foi um dos assuntos que mais mereceu atenção do público presente. Formada basicamente por políticos de diferentes regiões do Estado, assim como por profissionais da área, a platéia teve a oportunidade de enviar perguntas sobre todos os temas e presenciou a certeza de que a Justiça Eleitoral chegará as Eleições de 2012 com a melhor estrutura já vista. Segundo o Des. Francisco de Barros, a Lei da Ficha Limpa ainda necessita de mais explicações junto aos candidatos, mas é fato que deixará muitos políticos tradicionais de fora dos próximos pleitos.

O vereador Edinho participou do Fórum para aprimorar conhecimentos e tirar dúvidas sobre os temas
O registro das candidaturas também mereceu atenção. Agora, os candidatos que tiveram e/ou tiverem suas prestações de contas “reprovadas”, não receberão a certidão de quitação eleitoral e não terão direito de disputar futuras Eleições. Com a aprovação da Instrução nº 154.264 do TSE, mais de 20 mil candidatos perderiam o direito de disputar o pleito de 2012 somente por causa de prestações de contas desaprovadas. Segundo o advogado Mauro Gusmão, palestrante do tema, a instrução afetará muitas pessoas influentes na área política e estes deverão recorrer à justiça para anular a recente decisão do TSE.

A propaganda eleitoral foi o tema debatido pelo Ministro do TSE, Henrique Neves. Mesmo com poucas alterações em relação a 2010, a propaganda também necessitará de uma atenção especial dos advogados dos candidatos, partidos e coligações. Algumas práticas seculares já não são mais permitidas (como showmícios) e novas opções de marketing eleitoral, como o uso da Internet, farão parte da maior Eleição municipal já realizada no Brasil. O ministro deixou claro que será preciso cautela e olho na legislação vigente antes de qualquer propaganda eleitoral - especialmente a antecipada.

O promotor de justiça de Santa Catarina, Pedro Decomain, falou das condutas não permitidas aos agentes públicos e demais candidatos (inclusive os oposicionistas) que disputarão as Eleições em outubro próximo. Pelo que explanou o promotor, o exagero e o desrespeito às leis não ocorre apenas nas regiões mais pobres e distantes do país. Mesmo em centros desenvolvidos, como o Sul/Sudeste, é comum que candidatos desrespeitem as leis eleitorais “em plena luz do dia”. Para o promotor catarinense, a certeza da impunidade e até o desconhecimento das leis são as principais causas destes crimes, mas é preciso lembrar que o assunto também inclui os candidatos sem mandato ou cargo (oposição).

A diretora geral do TRE-RN, Lígia Limeira, encerrou o evento esclarecendo sobre a arrecadação, gastos e prestação de contas de campanha. Dra. Lígia enfatizou que, assim como os demais temas debatidos, este precisa ser visto com mais atenção e rigor pelos candidatos e suas assessorias jurídicas e contábeis. Isso porque a maioria dos candidatos não se eleje e acaba não realizando todas as etapas obrigatórias. Segundo a palestrante, com a obrigatoriedade da prestação e aprovação das contas eleitorais, o interesse dos candidatos deverá aumentar. Caso contrário, quem for enquadrado não mais disputará cargos públicos nas Eleições subsequentes. Dra Lígia argumentou também que os sistemas eletrônicos do TSE e TRE’s sofreram alterações benéficas que visam dificultar a ocorrência de fraudes relacionadas ao tema abordado.

MEMÓRIA


Reproduzida do Blog de Gilmar Cardoso, a foto acima mostra o encontro dos peemedebistas Tancredo Neves e Ulisses Guimarães com os filiados do partido no RN. O encontro aconteceu em 1984 e mostra, ao centro da foto, o ex-governador do RN, Geraldo Melo. Ao fundo e à direta da foto, ver-se o então vice-prefeito de Poço Branco, José Sebastião Sobrinho (Déco), convidado do governador para participar da visita.

8 comentários:

Hanair disse...

Vejo que Nilse cortou a boca no arame ao diser que nunca iria se juntar a MM. como leonardo mostrou no blgue de neo Nilse disse que nunca e jamais se juntaria com os Gois... Olha a m agora

Um Futuro Melhor disse...

Grande edinho, Depois deste Forum , Vc edinho viu que estar do lado errado, o seu Lugar eh aqui de Vice-Prefeito ao lado do Negão e do Povo de poço Branco e Nada +.. as portas Estao Abertas para Vc .que nao eh anbicioso para comquistar o poder.. sabemos da sua qualidade com politico e Cidadão ,nao meresse ficar ai ao lado deste que levaram poço branco para o burraco, acredite em Vc mesmo....venha para forma a Chapa do povo de Poço Branco...

Laeson disse...

Caríssimo(a) Hanair, Edinho é político mas pertence a um partido. Esta é uma decisão que ele não pode tomar sozinho, o partido tem que tomar com ele. E como eu pertenço ao partido do qual Edinho é filiado, posso lhe assegurar, que esta possibilidade está fora de cogitação. Enquanto você pensa em coisas melhores, aproveito para lhe desejar boa sorte. (Obs.: Faça como Edinho, corra enquanto há tempo).

Anônimo disse...

edinho nao ser ambicioso vai ver q tu conhece edinho panaca

Luiz Carlos disse...

Edinho esatr na hora de Vc pular fora deste barco ai ,vai ser do mesmo geito dos outros,, dona Nilse com o seu "NUNCA" estar ai ao lado da turma(JMG) que ela e Roberto ajudaram a cassar e hj por causa da boquinha individual que ela perdeu da prefitura estar so querendo se vingar de Mauricio. porq que ela mesmo foi quem se queimo sozinha com a Palavra NUNCA,, entavc nao pode ficar no mesmo barco desses caras ai, que so fizeram afundar poço branco... venha para o progresso e desenvolvemento de sua cidade ,veja as coisas com a razao e nao com a emoção,,, abre os olhos meu Caro Edinho. que ai de limpo so tem vc ..o Negao ja fez em 3 anos o que esses 3 ex prefeito nao fizerao em 14 anos , se liga Vereador ,tem que ser pelo o POVO em nao pelo individualismo. acorda.......

Contador Urgente disse...

Sebastiao Sobrinho(Deco) O Rei da Lona Preta na Carroceria do Trator da Prefeitura...KKKKKKKKK. Colorau(tratorista)da epoca que O diga....

Netinho Barbosa(Santos) disse...

Grande MANOEL VENACIO o rei das caravanas para Juazeiro_CE, e o maior presidente do sincato rural de Poço Branco já Teve,,,Grande Materia Daniel so vc para Relembrar as pessoas de Nossa Terra,, parabens "Crânio"

JUNYOR disse...

ESSE BAIXINHO TÁ FAZENDO FALTA NA POLITICA DO RN.