9 de out. de 2011

ÚLTIMAS DO BLOG

MAIS UM MOVIMENTO NO JOGO POLÍTICO


Depois de muita agitação, acordos e desentendimentos nos últimos dias (por causa do fim do prazo para filiações partidárias obrigatórias para quem deseja se candidatar em 2012) os ânimos políticos parecem ter voltado ao um estado de normalidade – pelo menos é o que parece. Em várias cidades da região do Mato Grande, por exemplo, foi possível observar um verdadeiro “pula-pula” de políticos entre partidos. O que cada um buscava, em tese, era uma melhor acomodação, algo que ainda não é possível afirmar se aconteceu ou não.

Em Poço Branco não foi diferente. Lideranças e mandatários se engalfinharam entre possíveis destinos políticos e, como era de se esperar, também aconteceram as já conhecidas tentativas golpistas – mais comuns por aqui do que se pensa. Tudo surgiu com a possível criação de uma nova sigla (o PSD), partido que atraiu muitos adeptos, mas que gerou dúvidas quanto a sua homologação oficial. Foi muito mais por conveniências pessoais que cerca de três importantes políticos do Estado (já com os pés no PSD) voltaram atrás e desistiram de tal projeto.

O reflexo disso foi que, em muitos municípios, algumas lideranças se viram em verdadeiras “sinucas de bico”, tendo que optar entre permanecer ou migrar; obedecer ou não a antigos ou atuais escudeiros; tendo que decidir em cima da hora. Como consequência natural deste quadro, muitos políticos, filiados a longas datas a alguns partidos, acabaram assinando, de forma antecipada, fichas em novos partidos. Outros se viram obrigados a refazer o caminho, tentando apaziguar ânimos exaltados e egos feridos. Surgiram também aqueles que aproveitaram o ensejo para dar uma última cartada (golpe) com vistas as Eleições de 2012.

Pelo que se imaginava inicialmente, o PMN de Poço Branco passaria as mãos do atual prefeito e o último “ex” seguiria a orientação de seu deputado, filiando-se ao PSD. Parecia um cenário definitivo, com posições e orientações políticas pré-determinadas. Tanto que, capciosamente ou não, divulgou-se amplamente que a vice-prefeita do município presidiria o PSD local ou até permaneceria no comando do PR. Era a chamada “temática padrão” que daria mais consistência ao bloco da situação e mais chances de vencer as próximas eleições. Mas não foi isso que aconteceu, pois desistências e intenções inesperadas (mas nem tanto...) mudaram tudo.

Ao final, o prefeito de Poço Branco, Maurício Menezes, escapou de ficar sem partido, saiu do PMN e obteve o aval do vice-governador, Robinson Faria, para ingressar no PSD – juntamente com várias lideranças do seu “ex-partido” e os vereadores Kléber Fidélis e Suélia Katarina. Já o ex-prefeito, Roberto Lucas, permaneceu no PMN, que agora terá o comando da vice-prefeita, Nilse Cavalcante. Sem dúvidas, o desenrolar deste episódio deixou marcas que, ao certo, um dia cicatrizarão; só não é possível afirmar quando e de que formas...

De afirmativo, por enquanto, apenas o fato do bloco oposicionista ter comemorado bastante o ocorrido, pois é, de longe, o maior interessado num “racha” a esta altura dos fatos. A oposição vem tentando, pelos mais diferentes meios de comunicação, utilizar tais acontecimentos como “bucha de canhão” para acirrar o tema em meio à população e acender de vez o pavio eleitoral de Poço Branco.

Agora, só resta imaginar quais deverão ser os próximos movimentos desta verdadeira “novela” que, embora inevitável neste momento, envolve todas as alas e somente traz desgastes e incertezas a seus participantes perante a opinião pública – sejam eles os protagonistas ou figurantes; sejam da situação ou da oposição. Afinal, todos (direta ou indiretamente) estão no mesmo jogo – que, por hora, deixa “entre mortos e feridos, todos escapando ilesos”.

DESTAQUES 2011

Caro leitor:


Escreva para o Blog e eleja os estabelecimentos comerciais que foram destaques neste ano. Use o formulário FALE CONOSCO (ao lado) ou envie e-mail para o e-mail do (drtargino@gmail.com) detalhando os seus “DESTAQUES DE 2011” nos seguintes segmentos:

Bar/Cigarreira
Cabeleireiro/Cabeleireira
Clube/Sede
Farmácia/Drogaria
Lan House
Lanchonete
Lava Jato
Loja de Roupas
Loja de Eletrodomésticos
Material de Construção
Oficina Mecânica/Borracharia
Padaria/Conveniência
Pizzaria
Pousada
Restaurante
Supermercado/Mercadinho

Participe votando nos estabelecimentos de sua preferência.

PARABÉNS DO BLOG


Hoje, externamos nossa satisfação pelo aniversário da poço-branquense Lucinha Cobé (centro da foto). Que Deus, em sua infinita bondade, cubra toda sua família de muita saúde, felicidade e realizações.

Do Blog de Poço Branco.

3 comentários:

Edinho disse...

Grande Daniel,

Parabéns pelo texto, intitulado "mais um movimento na política". Sem dúvida,o prazo final das filiações foi a primeira etapa(oficial) do pleito de 2012.Ânimos a flor da pele e definições de alguns políticos na escolha da sigla , certamente trarão consequências, para alguns políticos para re-desenho do cenário político. Assuntos e especulações é o não faltarão até 07 de outubro de 2012.Foi apenas um prenúncio do que poderá acontecer nas eleições 2012.Quem viver, verá.....

A final, tem coisas que acontecem em Poço Branco que, honestamente, escapa aos olhos da mais profunda análise de um grande cientista política.Por vezes, pequenos detalhes, viram uma verdadeira "celeuma" na democracia poçobraquense.Acompahemos as cenas dos "próximos capítulos"...

Um abraço,
EDINHO.

matheus simplicio disse...

parabems daniel pelo seu blog,pelo texto"mais un movimento no jogo polítco,è os destaques 2011 ASS:matheus simplicio.

Anônimo disse...

gilmar disse...
parabéns senhor prefeito de Poço Branco. pela sua administração,não moro ai mai tenho familia ai,eles falam muito bem de todos que fazem parte de umas secretarias como a da saúde,que são bem atendidos por Marivaldo e Eliana, no seu gabinete por Reginaldo,e na educação,por dona Elione,que atende todos muito bem,to operario ao agricutor.poristo eu tiro o chapeu pra o senhor. Boa sorte.