18 de out. de 2011

CIÊNCIA E EDUCAÇÃO

POÇO BRANCO NA CIENTEC

Alunos do José Francisco com o professor Gerdeon (ao centro)
Uma comitiva composta por professores e alunos da Escola Estadual Estudante José Francisco Filho estar participando da XVII CIENTEC (Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN), no período de 17 a 21 do corrente, na capital do Estado. A escola poço-branquense é a única da Região do Mato Grande (16ª DIRED) a apresentar um projeto no mais importante evento da ciência potiguar.

O projeto intitulado “Eletroímã Hidráulico” estar sendo apresentado à comunidade científica pelos alunos poço-branquenses Juvêncio Pereira (19), aluno do 3º ano do ensino médio, e Jonatan de Souza (16), do 2º ano. O projeto tem a supervisão e acompanhamento do competente professor Manoel Gerdeon da Paz e conta com o apoio da direção da escola.

Equipe de Coordenação do Stand da SEEC-RN
Quem também estar participando do evento é o poço-branquense Evandro Paz (foto acima), irmão do professor Gerdeon. Evandro integra a comissão organizadora do Stand da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC-RN) prestando apoio logístico e operacional ao local. Para os irmãos esta é uma oportunidade ímpar para a comunidade escolar de Poço Branco. É uma chance de mostrar suas potencialidades a nível estadual e nacional em um evento de tão grande reconhecimento.

O professor Gerdeon reconhece que faltou tal oportunidade a outras gerações de estudantes de Poço Branco, no passado, mas que a hora é de aproveitar o momento e mostrar o valor dos alunos da Escola José Francisco. Para Evandro, a ocasião merece festejos e eleva não apenas o nome dos alunos, mas, sobretudo, de todo o município. Evandro enriquece seus argumentos parafraseando Geraldo Vandré: “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.

NOTA: O Blog de Poço Branco que, através de seu editor, também estar participando da XVII CIENTEC – na área de Informática (DIMAP/CCET), parabeniza os conterrâneos pelo empenho em valorar, cada vez mais, o nome do município de Poço Branco e, neste caso, suas produções intelectuais e científicas. Parabéns, em especial, ao professor Manoel Gerdeon pela iniciativa.

CONCURSO PÚBLICO

Em recente edital, a SEEC-RN disponibilizará cerca de 3.500 contratações de professores para a rede estadual de ensino. As inscrições estão sendo realizadas pela internet, através do endereço eletrônico www.cesgranrio.org.br. Segundo o demonstrativo de necessidades de professores, o município de Poço Branco necessita de, pelo menos, 40 novos docentes – assim enumerados:

Biologia e Ciências 06 / Arte 03 / Educação Física 02 / Física 01 / Geografia 03 / História 05 / Língua Inglesa 03 / Matemática 03 / Língua Portuguesa 03 / Pedagogia para os anos iniciais do Ensino Fundamental 08 / Suporte Pedagógico 03.

8 comentários:

Edinho disse...

Parabéns ao querido professor Manoel Gerdeon e aos alunos da Escola Estadual José Francisco Filho- escola que estudei e a quem devo boa parte de minha formação.Amigo Gerdeon, você não só orgula nossa cidade, com a apresentação desse projeto na CIENTEC, como também engrandece e estimula toda a classe de professores de Poço Branco.

Parabéns a você, Gerdeon, aos seus brilhantes alunos e a toda equipe que contribuem, direto ou indiretamente, para apresentação deste projeto no referido evento!!!

EDINHO.

J. Cassimiro disse...

Caro Daniel...

Faço minhas as palavras do nosso nobre Edil Edi Carlos - Edinho! É motivo de muito orgulho para nós, que fazemos a EEPSG Estudante "José Francisco Filho," ver um Projeto dessa magnitude participar de uma evento como a CIENTEC. Estive visitando o nosso stand e o orgulho aumentou ainda mais: somos a única Escola da jurisdição da 16ª DIRED a participar de tão significativo evento, portanto estamos representando não só Poço Branco, mas todos os municípios jurisdicionados à 16ª DIRED.
PARABÉNS ao Educador MANOEL GERDEON e toda Equipe!
Um abraço!
J. Cassimiro
Seu criado

Anônimo disse...

Em tempo de eleiçao onde só se fala de politica quero dar parabens aos dois alunos e o professor gerdeon e a daniel por sempre está mostrando as coisas positivas e boas de poço branco. Ailton Teixeira, Santana do Parnaiba-SP.

DERLEY disse...

VALEU MERMOA AÍ PRA JONATAN E JUVENCIO, DOIS CARA INTELEIGENTE D+. VALEU AO BLOG TAMBEIM.

inteligente disse...

faço parte da ufrn e não vejo nada na quilo que vcs chama de projeto.

Anônimo disse...

Se foi um projeto ou não, não interessa muito.

Especialmente quando falamos de alunos de uma pequena cidade do interior.

Especialmente quando falamos de uma comunidade onde muito se reclama da falta de oportunidades em vários setores da vida social e econômica; onde sempre faltaram incentivos de vários tipos e onde a maioria das autoridades locais (políticos) vive fazendo politicagem e brigando em busca de melhorar apenas as suas próprias vidas e de seus agregados.

Especialmente quando vemos que ninguém faz uma briga em prol das pessoas e sim de seus egos e interesses pessoais, independente do partido politico que participa.

Poucos são os políticos de Poço Branco que já levantam alguma bandeira em beneficio de algum estudante de Poço Branco e isso não é de hoje e nem só aí. Quantos amigos de Poço Branco vieram pra Natal, morar em casa do estudante ou de parentes, e nunca tiveram apoio de autoridades? A maioria, certamente.

Aí na hora em que aparece um ponto de luz, na vasta escuridão da educação das escolas estaduais do RN, alguém ainda aparece querendo desmerecer e desqualificar uma coisa simples, mas de grande valor para quem tomou a frente: os dois alunos e o professor Gerdeon.

Tenho certeza que se fosse um cantor(a) ou ator/atriz ou um desses artistas que estão nas mídias e na TV, aí muitos aplaudiam e até choravam correndo atrás. Mas como são três pessoas simples da própria comunidade, aí não vale nada?

Disso tudo só posso dizer que foi esta palavra (projeto) que estava nos folders confeccionados pela própria UFRN para a CIENTEC. Isso eu vi, mas se colocaram o nome errado o problema nao é meu.

Parabéns novamente ao amigo e professor Gerdeon, aos alunos e ainda a Edinho, Cassimiro e ao Blog de Poço Branco pelo apoio e divulgação.

Jornalista Elizeu Amaral - Extremoz/RN

Anônimo disse...

Sábias palavras Elizeu Amaral.
Quando vejo pessoas que usam um espaço como este para tentar desmerecer outras fico imaginando o quanto é desocupada uma criatura destas. Provavelmente nunca criou nada, nunca teve coragem de botar a cara as tapas como fizeram os alunos e Gerdeon e ainda vem reclamar.
E uma criatura desse ainda vem dizer que faz parte da comunidade da UFRN. Pelo jeito deve ser calouro, pois não aprendeu nada sobre humildade ainda, pois humildade é uma das coisas que a gente aprende na marra na universidade!!!

E parabéns a Gerdeon e seus alunos!
Que possam continuar a desenvolver seus PROJETOS (sim! são projetos) trazendo conhecimento e interesse pela ciência para todos os alunos de Poço Branco.

Gustavo Miranda - De Mossoró - Com saudades da terrinha.....

Anônimo disse...

Talvez esse cara nem seja estudante mesmo, pois quem vai para uma universidade sabem que nem sempre o que achamos dos trabalhos outros ddeve ser dito, ou ele deve ser um mal amado que nunca recebeu um elogio de alguem quando fez trabalho na universidade.