25 de jun. de 2011

NOTÍCIAS GERAIS

É HOJE

Tradicional Festa do Padroeiro de Santa Fé

Data: 25/06/2011.
Horário: 20h.
Local: Ao lado da Capela.
Atrações: Barracas, Leilão e Comidas típicas e muito forró ao vivo. Entrada Franca. Venha, participe e prestigie a comunidade de Santa Fé.


PROJETO PROINFO

Professores concluintes do ProInfo 2011
O município de Poço Branco, através da Secretaria Municipal de Educação, acaba de formar a sua primeira turma do Projeto ProInfo, ação voltada para inserir os docentes do município no mudo da informática. O projeto foi desenvolvido na Escola Municipal Vereador Raimundo Rosa Santiago sob a coordenação da secretária de educação, Dorinha Menezes, e do professor Alessandro Leal.

Professora Lucinha Cobé rececendo sua qualificação
Recentemente, os formandos receberam o diploma da 2ª etapa do curso e estão aptos a desenvolver, em sala de aula, algumas das ferramentas digitais mais utilizadas no mundo virtual. A partir de agora, parte dos alunos da rede municipal de ensino de Poço Branco terão acesso a equipamentos como Datashow, Notebooks, Filmadoras, salas de vídeo e outros materiais de grande valia para a inclusão digital.

PÉROLAS DE KAKÁ DE NONATO

Nos primórdios da Escola José Francisco Filho, ainda nos anos 80, a professora natalense, Maria do Carmo, lecionava em Poço Branco e explicava o resultado de um experimento biológico. Dizia:

- Quatro lombrigas foram colocadas em quatro tubos de ensaio separados. A primeira lombriga, em álcool; a segunda, em fumo de cigarro; a terceira, em esperma e a quarta em água.

Da. Maria do Carmo explicava a seus alunos que, no dia seguinte, o cientista à frente da pesquisa montou os seguintes resultados:

A primeira lombriga, em álcool, estava morta;
A segunda, no fumo do cigarro, estava morta;
A terceira, em esperma, estava morta;
A quarta, em água, foi a única viva e saudável.
Segundo contava o aluno Kaká de Nonato (foto), a professora comentou que ficou bastante nítido o que é prejudicial ao ser humano e o que não é.
Então ela perguntou à classe:
- O que podemos aprender desta experiência?
Um silêncio sepulcral tomou conta da sala de aula. Ninguém ousou responder. E Da. Maria do Carmo refez a pergunta ao aluno Pedro Taboca que, de imediato, respondeu:
- Quem bebe, fuma e faz sexo não tem lombriga. Já quem bebe água...
Texto adaptado.
NOTÍCIAS DO LEGISLATIVO

Com a intenção de aumentar o efetivo do policial no município de Poço Branco e garantir uma melhor segurança para a população, nesta segunda-feira (20/06), uma equipe composta pelos vereadores Percivaldo Junior, Kleber Fidelis, Vicente Cruz, Suélia Catarina e o Sargento Batista estiveram no Comando de Policiamento do Interior, em Natal, onde foram recebidos pelo Ten. Cel. Josimar de Lima e o Cel. Francisco Reinaldo (Comandante do Policiamento do Interior).
No encontro, a comissão de vereadores de Poço Branco conseguiu para o próximo dia 10 de julho outros três policiais para reforçar o policiamento no município. Após esta importante conquista, a comissão de vereadores também conseguiu a promessa do Comando da PM-RN de realizar rondas ostensivas no município, através do Grupo Tático de Operações (GTO).
Na manhã da terça-feira (21), na cidade de João Câmara, na sede da 2ª Companhia de Policiamento Independente de Policia Militar (CIPM), foi assinado o termo de acordo para a realização das ações acima descritas. O Ten. Cel. Josimar, Cel. Francisco Reinaldo, Cap. Fonseca e os vereadores Percivaldo Junior e Vicente Cruz participaram do ato.
O ABRAÇO DO BLOG


Hoje, o abraço do Blog vai para o Dr. Felipe Barros, magistrado que esteve à frente do judiciário poçobranquense até bem pouco tempo. Ao desportista, torcedor do ABC-RN, Juiz de Direito, pai de família, leitor do Blog e cidadão de Poço Banco dirigimos nossos votos de saúde, paz e muito sucesso.
AS ORIGENS DA FESTA JUNINA

Falar sobre qualquer manifestação folclórica, cultural ou tradicional de um povo ou sociedade é sempre difícil, especialmente quando se tenta mostrar suas origens. Em geral, existem mais de uma explicação sobre de onde vieram e esta regra também se aplica as festas juninas brasileiras. Há duas explicações mais aceitas entre os estudiosos do assunto. A primeira acredita que elas surgiram apenas em função das festividades que ocorrem durante o mês de junho. Outra versão, mais aceita, diz que estas festas tiveram origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João e que, no princípio, a festa era chamada de Joanina.
De acordo com a maioria dos historiadores, estas festividades foram trazidas para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial. Naquela época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses sobre o povo da colônia. Diz-se que da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as quadrilhas juninas. Já a tradição de soltar fogos de artifício pode ter vindo da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha. E por aí vai...
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas. As apresentações juninas, fogueiras, quermesses, fogos de artifício, missas juninas com agradecimentos pelas chuvas, homenagens aos santos e as comidas típicas compõem o cenário tradicional do São João do Nordeste brasileiro.

5 comentários:

Mateus disse...

cimceramente eu axo q ums bloguero deveria ter mas reposnabilidade ao dar noticia tem um qui so faz politicagem e naum divuga nada da cidade, como ele vai escrver se naum tiverm mas do lado do gois? politicageim nao dar ibopi

Eustaquio disse...

Homi, tenho nojo dessis blogues. Só acesso o de Daniel, que é sériio e tem crdibilidadi.

Silas disse...

ôxe, tem outro blogueiro in pouço branco fora daniel? passa o link aí que eu discunhêsso.

Alexandra Alves disse...

Admirava bastante o político Luiz Felix, mas com sua adesão ao grupo Góis, perco toda a credibilidade que tinha nele. É um grande camarada como pessoa, mas politicamente pra mim acabou-se. É uma pena.

Grupo Villa disse...

Quero Parabenizar a toda equipe organizadora da festa do padroeiro de santa fé. festa linda e muito organizada.
Parabéns novamente, e que a cada ano, essa festa cresça mais e mais !