26 de mai. de 2011

POLÍTICA E AÇÃO

PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS


Os funcionários da Secretaria de Saúde de Poço Branco receberam, no dia 17/05, uma boa notícia para toda a categoria. Após quase quatro anos de negociação, a implantação do plano de cargos e salários dos funcionários da saúde poderá significar ganhos reais no poder de compra dos funcionários municipais, seus familiares e um alento para aquela tão importante classe funcional.

Sob a mediação do vereador Percivaldo Junior, presidente da Câmara de Vereadores de Poço Branco, o prefeito Maurício Menezes compareceu a Câmara de Vereadores de Poço Banco e se reuniu com uma comissão de representantes dos funcionários da Secretaria Municipal de Saúde. A intenção era a de discutir assuntos referentes à implantação do plano de cargos e salários dos servidores da saúde de Poço Branco.

Após a discussão do tema em pauta, em que a prefeitura e os funcionários expuseram suas justificativas, as partes chegaram a um consenso. Ficou acordada para o mês de julho próximo a vigência inicial do novo plano de cargos e salários dos servidores municipais da saúde. Os funcionários ficaram satisfeitos com os argumentos apresentados e, agora, esperam o cumprimento desta importante conquista.

A MATEMÁTICA DA ESCOLHA

As eleições para prefeito serão realizadas somente no dia 7 de outubro do próximo ano, mas enquanto esse dia não chega muitos “comentaristas de plantão político” arriscam seus palpites iniciais – e não é de hoje que o fazem. O assunto não é unanimidade nas rodas de conversas, seja em bares ou em calçadas, mas tem ganhado novos capítulos nos últimos dias com o tradicional “vai e vem” de lideranças e o burburinho normal da política local.

A maioria das lideranças que faz oposição a atual administração está em campo há muito tempo e adianta os entendimentos políticos com vistas às eleições de 2012. Já a situação paga o preço de esperar e depender demais da entrada do prefeito nas articulações, uma vez que este último preferiu ações muito mais administrativas do que as políticas. Em busca do eleitorado, o contato tem se intensificado de forma pessoal, através do rádio e até mesmo da internet – uma ferramenta de informação que sempre foi desprezada pelos políticos locais, mas que, atualmente, também vem mostrando sua força comunicativa.

Em Poço Branco há lideranças com rumo quase definido e outras que ainda aguardam outras movimentações das duas possíveis correntes que concorrerão em 2012: situação e oposição. Como a possibilidade de uma terceira via parece cada vez mais improvável, quem não fala em nome do grupo de Waldemar de Góis, fala em nome do atual prefeito – que nunca confirmou, mas não parece ter motivos para não concorrer.

Nos bastidores comenta-se que a saída da atual vice-prefeita e a adesão de vereadores já modificou o tabuleiro eleitoral poçobranquense. No entanto, estas alterações não são garantias de se obter “mais ou menos” chances de vitória. É preciso considerar ainda que faz pouco tempo que o grupo da situação iniciou as investidas políticas, enquanto que a oposição vem mantendo um padrão de contato com a população desde que perdeu as eleições de 2008.

Mas a discussão mais importante, podendo ser decisiva para as eleições do próximo ano, será a escolha dos candidatos a vice-prefeito. É o que comenta a maioria dos “comentaristas de plantão político” e, como se trata de um assunto guardado “a sete chaves”, nenhum dos possíveis candidatos nem ao menos arrisca citar nomes – logicamente com o receio de criar ciumeiras, muito prejudiciais a esta altura dos fatos.

Como ainda é impossível colher opiniões concretas sobre tais nomes, o Blog levantou, junto a alguns de seus colaboradores, um pouco da realidade deste cenário. Quase todos acreditam que o grupo da situação já possui uma definição mais próxima ou, no máximo, apenas duas opções para a escolha. Na oposição, a escolha do candidato à vice é assunto mantido em total sigilo e que já causa ciumeiras internas – o que também deve ocorrer na situação.

Pelas “cabeças pensantes” da política local deve passar muitas dúvidas intrigantes neste sentido, mas todos devem concordar que a escolha de um nome poderá “espantar” outros – a não ser que surjam contrapartidas compensatórias. Em todo caso, é difícil adiantar se haverá muitas alterações na atual cena política até o dia 7 de outubro de 2012 chegar. Só é possível perceber que o período de correr atrás, de fazer acordos, promessas e outros entendimentos políticos já começou pra valer. Conforme um grupo se movimenta, a tendência é a reação do outro.

Peso político, experiência administrativa, popularidade, tráfego de influência, boa condição financeira e crédito na praça são apenas algumas das condições para se candidatar a prefeito e a vice-prefeito de uma cidade - com chances. Entretanto, a história da política local mostra que é preciso, antes de tudo, cair nas graças não apenas dos partidos e seus representantes, mas, sobretudo, do povo.

Infelizmente a opinião do povo não é algo que se possa medir com absoluta precisão, nem mesmo por pesquisas – seja ontem, hoje ou amanhã. Se lembrarmos de um passado recente, a decisão do povo foi confundida em campanhas consideradas previamente como derrotadas ou vitoriosas e deu no que deu... Então que fique a lição para as possíveis alianças para 2012: “todo cuidado é pouco para que a intenção de somar não acabe se transformando numa simples subtração”. Esta é a matemática das escolhas.

QUADRAS E ESCOLAS

A deputada federal do RN, Fátima Bezerra, participou de solenidade, no Palácio do Planalto, onde a presidenta Dilma Roussef assinou termos de compromisso para a construção de 454 novas quadras esportivas, escolares e cobertas, 138 unidades de educação infantil e a doação de cerca de 30 mil bicicletas e capacetes escolares. As quadras e as unidades escolares estão previstas nas obras do PAC-2. As quadras serão construídas em 249 municípios e as unidades escolares em 83. Já as bicicletas serão repassadas para 81 municípios.

No Rio Grande do Norte serão beneficiados os municípios de Alto do Rodrigues, Apodi, Ceará-Mirim, Currais Novos, Extremoz, Governador Dix-Sept Rosado, João Câmara, Jucurutu, Marcelino Vieira, Monte Alegre, Mossoró, Poço Branco, Ruy Barbosa, São Gonçalo do Amarante, São Paulo do Potengi, São Tomé, Serra Negra do Norte, Serrinha, Taipu, Umarizal, Vera Cruz e Viçosa.

9 comentários:

A VIDA DAR VOLTAS disse...

Um ex prefeito daqui tem passado pela humilhação de pedir ajuda para poder pagar prestação de carro financiado e até pensão de filhos. Já pensou??? E ainda tem gente que tem orgulho, pisa nos outros e acha que o reinado é pra sempre... A vida é cheia de altos e baixos, amigos. Esse povo acha que nunca vai cair e voltar ao que era antes. Cuidado porque a vida dá muitas voltas.

Amanda disse...

2012: Se querem manter o que já foi conquistado e almejar novas conquistas, MAURICIO MENEZES (O Administrador). Se nao é isso que querem, há outras opções. Lembrando que cada povo tem o governo que merece. Cada um de nós sabemos o que é melhor pra nossa cidade. 7 de outubro de 2012, faça sua escolha.

Analfa disse...

Danié, tein bloguêro air qui diviria vortar ao MOBRÁ pra pelos meno aprendê a iscrevê dirêithu.

Marcinho disse...

Parabéns a todos nós servidores da saúde por essa conquista, a implantação do PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Salários). Ouvi quando o prefeito disse ano passado que se o município passasse a 1.0 no último CENSO ele implantaria o plano. Mais uma promessa sendo cumprida. Como vi num comentário outro dia "que bom que temos um prefeito que honra com seus compromissos", é só isso que queremos.

Conde Taipu disse...

Axo muit dificil esse prefeto vemcer em 2012, nao vai dar tempo naoum. E valdermar na kbeça e pronto!

Muççao do forró disse...

Pois é tem mas gente quaze de ismola so proque perdeu uma boquinha. aviso, naum façam conta grande pq pode nao dar tempo pagar;

Amanda disse...

Conde Taipu e Muççao do forró é a mesma pessoa, podem verficar, sempre tem comentário dos dois um atras do outro com um ou dois minutos de diferença de um post para outro. É esse tipo de artifício que a oposição usa, ou seja, uma pessoa só mandando vários comentários, para dar a idéia que "muitos" estão contra a administração. Só que isso nao funciona, ninguém aqui é trouxa, se ligue. Não tem como modificar a realidade... Poço Branco quer andar pra frente, não pra trás, se conformem.

samuel disse...

daniel já que começaram os acordos as propotas estou le covidando para fazer pate de um grupo novo, jovens, de caratér que promete não pormeter mas fazer. pois não sei se você concorda mas á população de poçobranco está morta diante de muitos inconpetente que quer ou administra à cidade pensndo apenas no dinheiro.se concorda meu e-mail é(samuelsolida@gmail.com). obrigado pela atenção.parabéns pelo blog.

J.Cassimiro disse...

Caro Daniel...

Vem aí o PEN - Partido Ecológico Nacional, para ser mais uma opção em 2012! É preciso sair desse círculo vicioso de opções atualmente existente. É preciso mudar!!!
Abraços Ecológicos.

J. Cassimiro