13 de mar. de 2011

POÇO BRANCO EM FOCO

ABALO NO MATO GRANDE

Um tremor de terra de pequena intensidade foi sentido, neste sábado (12/03), em algumas cidades da região do Mato Grande. Os sismógrafos do Departamento de Sismologia/UFRN registraram um abalo cujo epicentro teria partido do município de Taipu, chegando a 2,5 pontos na escala Richter. Em João Câmara, o tremor foi percebido por alguns habitantes durante a feira livre do município, mas as atividades diárias das pessoas não sofreram alterações maiores. Em Poço Branco, a moradora Maria de Fátima nos confidenciou que o evento lhe causou um grande susto, apesar de ter acontecido muito rapidamente. Na cidade, nem todas as pessoas perceberam o tremor.

OPINIÃO

Amigo Daniel,

Quero te dizer, através desse texto*, que sempre leio seu blog e, depois dele, comecei a ter uma visão diferente de Poço Branco. Passei a ver minha cidade com mais atenção, mesmo estando longe, e observo a realidade de perto. O blog me ajuda muito neste sentido. Após quase três anos sem ir a Poço Branco, passei Carnaval por lá. Posso te dizer que, no geral, gostei bastante da festa e vi as pessoas felizes. Isso é bom, mas é preciso considerar também as que não foram ao evento e que também merecem ser vistas pelas autoridades locais.

Não quero fazer fortes críticas e nem elogios a ninguém em especial, mas te garanto que encontrei a cidade melhor do que deixei a três anos. Vi as ruas mais limpas, mais organizadas e soube que estão construindo um hospital e outras coisas mais. Constatei que isso é verdade, mas só vou acreditar quando tiver tudo pronto. Também escutei muitas pessoas falarem mal do prefeito da cidade. Não da sua administração, mas sim dizendo que ele é mal educado e que não vence a eleição de 2012 de jeito nenhum.

Eu não queria falar só de coisas ruins que continuam sendo terríveis para nossa cidade, até porque não se pode esconder essas “coisas ruins”. O que eu queria mesmo era voltar para o lugar onde moro só com coisas boas para contar de Poço Branco. Infelizmente não tem como ser assim, pois algumas coisas nunca vão mudar. Em Poço Branco o povo não entende o que é ser um cidadão - e eu também não entendia.

Não sou a dona da verdade, mas ainda não entendo porque ninguém pode elogiar um prefeito ou vereador que logo dizem que somos babões deles. Também ainda não entendi porque quando fazemos uma crítica ou não concordamos com uma coisa é porque somos contra eles. Por que a gente não pode fazer as duas coisas sem ser ligado a nenhum deles? Eu nem conheço pessoalmente os vereadores e nem o prefeito, mas andei comentando algumas coisas com uns conhecidos e notei que foi criado um “certo ódio” quando se fala (de bem ou de mal) destas pessoas.

É claro que não é todo mundo que pensa e age assim. Isso é coisa de algumas pessoas, mas fiquei horrorizado quando critiquei a falta de uma placa numa obra pública. Uma pessoa me disse que em Poço Branco é desse jeito, que eu não sabia de nada, que não morava aqui pra saber das coisas do lugar e que outros prefeitos nunca botaram placas e o atual também não era pra botar. Para essa pessoa o importante é “fazer”. Pelo que entendi: se os outros prefeitos erraram, o atual tem que errar também para poder ser correto. Pode isso, caro amigo?

Dias depois desta discussão, estive no cemitério e vi que foi feita uma ampliação. Fiquei feliz com isso porque o cemitério precisava crescer, ter um mínimo de limpeza e ser visualmente melhor. Gostei e elogiei a obra, mas fui criticada por outra pessoa que também disse que eu não sabia das coisas de Poço Branco e que aquilo era mais uma maquiagem do prefeito. A mesma pessoa ainda me disse que foi feito um calçamento no Serrote e o povo de lá só deu 20 votos ao candidato do prefeito, pois a obra não servia pra nada.

Pelo que vi em Poço Branco, nestes dez dias, ainda resta muita coisa a fazer. Notei que, no geral, a cidade melhorou. O problema é que o prefeito não sabe tratar as pessoas por igual - mesmo que sejam adversários, e estas pessoas reagem da mesma forma. Notei também que lá continua existindo gente que só pensa em si mesmo e nunca no próximo; existem ainda os que dizem fazer política, mas não tem a mínima vergonha de ficar “pulando de galho em galho”; existem os que vivem procurando uma eleição a cada dia e só agem por motivos pessoais e familiares e ainda aquelas pessoas que criticam o luxo de quem está no poder, mas, quando estavam lá, esbanjavam do mesmo jeito. Isso nunca mudou em Poço Branco.

Ainda bem que estas pessoas egoístas são a minoria do povo de Poço Branco. É esse povo que terá a decisão de mudar ou não o prefeito e os vereadores, mas isso só em 2012. A vontade do povo é o que valerá, mesmo que, depois, esse mesmo povo se arrependa. Afinal, essa história de um prefeito ou vereador ser “bom” ou “ruim” depende muito de quem está falando. Se é um cidadão isento, idôneo e livre ou se não passa de mais um “babão” - seja de que lado for (oposição ou situação). O que eu penso é que ninguém jamais conseguirá ser um cidadão atuante sem estas três qualidades. Aí eu te pergunto: quem é assim em Poço Branco?

Ana Cristina de Oliveira
João Pessoa-PB

* texto enviado por email e corrigido/editado a pedido da leitora.

4 comentários:

joao disse...

cara ana cristina voce foi muito feliz no seu comentario no meu ponto de vista as obras que estao sendo feitas em poco branco e com recursos proprio da prefeitura e sem licitacao a cidade melhorou proximo ano temos que escolher um proximo administrador ou continuamos com o que esta que no meu ponto de vista esta bom e nunca da um passo para traz lembren-se como era a cidade alguns anos atras

CÁSSIO Estudante de Administração disse...

POÇO BRANCO MELHOROU MUITO E VAI CONTINUAR MELHORANDO. VAMOS CONTINUAR CAMINHANDO DE ENCONTRO A LUZ, E NÃO RETORNAR AS TREVAS QUE SOFREMOS NO PASSADO. [NAO GOSTO NEM DE PENSAR.] NAO TENHO NENHUM VINCULO NEM DEPENDO DIRETAMENTE DE PREFEITURA, MAS VERDADE SEJA DITA, SEM PAIXÕES: MAURÍCIO ESTÁ MOSTRANDO SER O MELHOR PRA O DESENVOLVIMENTO DE POÇO BRANCO E PRECISA DE MAIS TEMPO PARA PÔR EM PRÁTICA O PROJEJO QUE IDEALIZOU PARA O CRESCIMENTO DESTA CIDADE. EU [FALO POR MIM] RENOVAREI MEU VOTO DE CONFIANÇA POR MAIS 4 ANOS, POIS DESEJO CCONTINUAR VENDO O DESENVOLVIMENTO DESSA CIDADE QUE TANTO AMO. NOSSO POVO MERECE UM REPRESENTANTE À ALTURA DO PREFEITO QUE AÍ ESTÁ. NÃO QUERO MACHUCAR NINGUÉM, MAS A GENTE SABE O QUE PB SOFREU NO PASSADO... AGORA A HISTÓRIA É OUTRA.

Junior Miranda disse...

Caro João, não compreendi a sua citação de obras sem licitação? Não encontramos nem uma obra em Poço Branco que não tenham seus devidos processos legais. Por favor, se tens como denunciar manda para mim. Obrigado.

Maria contador disse...

ana voce ta coberta de razao mais na teoria as coisa sao assim mas na realidade nada vai mudar. so mudara as pessoas e as coisa vau ficar do mermo geito..