23 de fev. de 2011

POÇO BRANCO EM FOCO

JORNADA PEDAGÓGICA

A III Jornada Pedagógica dos Profissionais em Educação de Poço Branco foi aberta nesta terça-feira (22/02). O evento realizado na Escola Municipal Aluizio Alves e contou com as presenças de convidados e todo o corpo de docentes da rede municipal de ensino. Debaixo de uma ampla tenda, disposta em área arejada e com boa luminosidade, a Secretaria Municipal de Educação homenageou cidadãos, atuantes na educação local, pelos seus serviços prestados a comunidade escolar do município.

FOTOS DAS FALAS E HOMENAGENS

Abertura do evento
Homenageados: professora, Belchior de Oliveira (IFRN) e Sebastiana Rocha
Homenageados: João Cruz, Neci Baía e Rosinha Freitas (emocionada)
Homenageados: vereadora Socorro, Djalma de Souza e Maninha Miranda
Homenageados: ex-prefeitos Fernando Cândido, Zé Carneiro e Roberto Lucas
Homenageados: Geralda Miranda, Sebastiana Rocha e Eliane Leal
Belchior e Dorinha / Vereadores Edinho e Percivaldo Junior
João Cruz, Sebastiana Rocha e Eliane Leal / Gracinha Braz, Maurício e Dorinha Menezes
Tenda do evento / Professores durante o almoço

Fotos e informações da Secretaria Municipal de Educação de Poço Branco.

A CASINHA DAR CERTO?


Detalhe da Casinha
Em terras áridas, com dias de intenso calor e ainda mais sob o efeito do verão, não restam muitas alternativas aos privilegiados que residem ou podem se deslocar até balneários, lagoas, praias, cachoeiras, clubes, piscinas, etc. Em busca de amenizar o calor do corpo e relaxar a mente, parte dos poçobranquenses e muitos visitantes recorrem às águas da Barragem Eng. José Batista do Rego Pereira como fonte relaxante e de lazer. A procura se dar com mais intensidade aos domingos, mas a partir do sábado já se avista alguma migração em direção a barragem: a nossa alternativa ao calor.

Até o início dos anos 80, quando foi inaugurada a Adutora do Mato Grande, a população de Poço Branco consumia a água retirada da Casinha (foto). O local continha um motor bomba que levava a água até uma Estação da Caern e, depois, para a velha caixa d'água do comércio. Sendo depredada até perder sua arquitetura original, a Casinha passou a ser muito procurada para o banho por causa da rampa para saltar em sua piscina. Mesmo com uma boa procura, a região da Casinha ainda não recebeu melhorias que dessem condições seguras a seus frequentadores. A estrada que leva àquele local sempre foi muito inclinada, com muitas pedras e com uma chance de derrapagem (especialmente durante as chuvas) muito grande. Além de escorregadias, as pedras ao redor da Casinha são pontiagudas e, não raras vezes, acabam ferindo algum banhista mais desavisado.

Enquanto a margem direita da barragem só começa a receber visitantes quando o nível da água se aproxima da estrada, a Casinha acolhe banhistas durante o ano inteiro. Para melhorar as condições do banho no local já foram dadas algumas idéias, mas nenhuma delas saiu do papel. Já se pensou em asfaltar o acesso, pavimentar a área externa, construir bares, traillers, lanchonetes e até um balneário. Em todas tentativas o empecilho maior foi o fato do local ser uma obra pública, situada numa área de emergência da barragem: as comportas.

A explicação técnica dada no passado parece ser a mesma dos dias atuais: seriam necessários, pelo menos, dois projetos de engenharia - de custos muito elevados, diga-se de passagem. Um deles iria construir dutos para escoar a maior parte das águas das comportas por uma via subterrânea. A outra parte do volume d'água alimentaria a área de lazer. O outro projeto contemplaria os estudos de impacto ambiental e as demais obras necessárias. Mas a dúvida maior e que pode tornar o investimento inviável é: “O que fazer com o local em possíveis períodos de seca, em que pode ser necessário fechar as comportas para a barragem não secar totalmente?

4 comentários:

Moisés Araújo disse...

Caro Daniel Targino, essa homenagem aos ex-prefeitos porque o JoãO Maria de Gois não participou. Pergunto: Não foi convidado ou não marcou presença. Blogueiro não é pucha saco e sim a festa teria sido bem democratica. Obs: Um sonho que ainda gostaria de ver uma politica amistosa entre todos politicos, obg pela atenção...

Editor do Blog disse...

Sr Moises, destes detalhes nao sabemos. Apenas publicamos as fotos. Nao sei se os ex-prefeitos Joao Maria e Deco foram convidados ou nao. Nao ha fotos deles.

Laeson disse...

Homenagear pessoas que são responsáveis pela degradação da educação e da cultura no nosso município, só faz fazer com que possamos pensar que o descaso com a administração municipal vale apena. Por se tratar de uma jornada pedagógica, evento este que faz parte do calendário escolar, o momento foi muito inadequado. Pois são aquelas pessoas que estavam na platéia as mais prejudicadas por aquele ex pref. Homenageados. O que falta agora na nossa educação?

Maria da Conceição Pereira disse...

Quero dar meus parabens a minha professora Sebastiana Rocha pela homanagem merecida. Esta sim foi uma grande educadora de Poço Branco e nem fazia politicagem com isso. Ela passou esses anos todo sem ser homenageada por nenhum prefeito e agora foi. Parabems a quem merece e nao a quem so derrubou mais ainda a educaçao de Poço BraNCO. Meu abraço a todos desse excelente blogue.