19 de jan. de 2011

FIM DE SEMANA

O BOM OU O MAU POLÍTICO?

Caros conterrâneos. Completamos dois anos de governo administrando um município com uma receita insuficiente para atender todas as necessidades. Estamos passando, juntos com muitos gestores de todo o país, por quedas sucessivas nos valores dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e isso tem gerado uma “crise” interna considerável. É difícil acreditar, mas é a mais pura realidade por que passam muitos municípios pequenos como o nosso. Apesar da queda nas receitas, temos tomado medidas administrativas que estão viabilizando a funcionalidade administrativa do município. Isto, segundo comentários de especialistas políticos de nossa cidade, tem nos causado perdas no aspecto político – assim como elogios, no aspecto administrativo.

Somos cientes que nossa cidade era considerada “maldita” (administrativamente falando) dentro e fora do Rio Grande do Norte. Com muito esforço conseguimos resgatar o respeito e a credibilidade de Poço Branco nas esferas estadual e federal, graças a um projeto administrativo que visa o bem estar e o futuro de nossa cidade e sua população. O nosso governo vem sendo conduzido para servir a todos e não apenas para manter privilégios de alguns poucos.

Anteriormente mencionamos a palavra “crise”. Não fosse o comprometimento de quase 14% do FPM mensal com contas deixadas por gestões passadas, a palavra “crise” nem existiria em nossa cidade. Mesmo assim, mantivemos o calendário de pagamento dos funcionários em dia, pagamos o piso salarial aos professores, cumprimos nossas obrigações com fornecedores e, mesmo passando por inúmeras dificuldades, conseguimos realizar algumas ações usando recursos próprios. Relacionamos aqui algumas para o conhecimento da população de Poço Branco:

Recuperação de estradas vicinais; construção e recuperação de salas-de-aula; recuperação de instalações físicas e equipamentos das escolas municipais; implantação de salas de inclusão digital nas escolas municipais; ampliação do Cemitério Público; construção do Centro de Armazenamento e Distribuição da merenda escolar; reforma da Biblioteca Municipal, de um laboratório de Analises Clinicas, dos Postos de Saúde do Contador e da sede do município; aquisição de veículos próprios (01 Ambulância, 02 Kombi, 01 Gol); recuperação de dois tratores e outras ações de menor porte.

Atendemos, nestes dois anos, os agricultores poçobranquenses com o corte de terra gratuito; fizemos a pavimentação (com drenagem superficial) em ruas da sede e no distrito de Lagoa do Serrote; recuperamos as estruturas dos ginásios de esporte de Poço Branco e do distrito do Contador; levamos água potável ao distrito de Lagoa de Juazeiro; reativamos a limpeza urbana (mantendo rigorosamente o calendário de coleta na cidade e nos distritos) e realizamos e apoiamos as festas tradicionais (como o Carnaval, São João e a Emancipação Política) priorizando atrações de renome e de forma gratuita para a população.

Levamos cursos de terapia ocupacional (como artesanato, pintura, corte e costura); reformamos e equipamos o CRAS e o Centro de Múltiplo Uso; implantamos a Academia da Terceira Idade; reformamos e equipamos o prédio do Centro de Convivência dos Idosos (CCI); estamos concluindo a reforma de um Hospital Municipal (com quase 1.000 m² de área construída); compramos parte dos equipamentos para funcionamento do Hospital; compramos 01 (um) ônibus para melhorar o transporte escolar (com recursos da união) e iniciamos a construção de um Estádio Municipal de Futebol.

Em breve, vamos licitar a construção de um Mirante na Barragem e a drenagem da Avenida Santa Luzia. Todas estas ações foram realizadas com “Planejamento e Responsabilidade”, sem colocar em risco as finanças municipais e sempre baseadas no tema de nossa campanha eleitoral: “Trabalho e Seriedade”. Titulamos esta mensagem de “O BOM OU O MAU POLITICO?” com o objetivo de finalizá-la com questionamentos que deverão servir de reflexão para todos que amam Poço Branco:

“Que tipo político coloca os acordos financeiros e as benesses pessoais à frente de qualquer coisa e os usa como moeda de troca principal em acordos políticos? O bom ou o mau político? Ter a coragem de mudar a concepção política e administrativa da nossa terra, com o objetivo maior de trazer o bem estar para as pessoas e suas famílias, é mais ou menos importante do que os interesses pessoais?”.

Quando chegar a hora, os cidadãos poçobranquenses terão a oportunidade de julgar o que será melhor para sua cidade, para seus filhos, seus parentes e amigos. E todos saberão decidir se querem ‘um bom ou um mau político’ ou ‘um bom ou um mau administrador’ como prefeito municipal. Por fim, agradecemos a atenção dos leitores deste espaço e deixamos a toda população de Poço Branco um forte abraço.

Mauricio Menezes
Prefeito de Poço Branco/RN

O ÚLTIMO SEMPRE ALERTA DO PADRE PENHA

Um clima de emoção e homenagens ao Monsenhor João Penha Filho, marcou o seu velório e missa de corpo presente na paróquia de São Pedro, no bairro do Alecrim, em Natal, na última segunda-feira (17/01). Um dos maiores incentivadores do movimento escoteiro no RN, Padre Penha recebeu homenagens de diversas autoridades civis, militares e eclesiásticas, além da despedida de um numeroso grupo de escotistas. O corpo do eterno escoteiro potiguar foi sepultado no Cemitério do Alecrim, no final da manhã da segunda-feira passada. Deixamos aqui o nosso último Sempre Alerta ao Padre Penha.

UM DOMINGO POLÍTICO


O último domingo (16/01) reuniu eleitores e diversas lideranças políticas de Poço Branco na praia de Barra do Rio, litoral norte do estado. O encontro contou com a presença de partidários de um dos possíveis candidatos a prefeito de Poço Branco, em 2012: o jovem Waldemar de Góis. Para a maioria dos simpatizantes que foram ao litoral do estado, o dia foi apenas de festa. Mas para a maioria dos políticos presentes o momento serviu para alinhar as conversas locais, para saudar a presença do Ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, e, quem sabe, até para buscar espaços no atual governo do estado. Por que não?

Depois de ratificadas as adesões de dois ex-prefeitos (Fernando Cândido e Joãozinho Cruz - foto acima), de vereadores e ex-vereadores (Luiz Félix, Alexandre do Pastor, Aurino do Serrote e Neo Alves), a cena política local foi surpreendida com a possível adesão da atual vice-prefeita de Poço Branco, Nilse Cavalcante, ao projeto “Waldemar de Góis 2012”. Com os novos apoios, não há dúvidas de que o jovem político inicia sua terceira tentativa consecutiva como favorito na disputa pela Prefeitura Municipal. Em todo caso, é preciso observar que a situação atual é bem semelhante ao período pré-eleitoral de 2004 e 2008, onde o então gestor municipal, Roberto Lucas, enfrentava índices de rejeição consideráveis e, mesmo assim, conseguiu vencer os dois pleitos. O favoritismo de Waldemar é claro; mas a certeza da vitória, não. Coisas de eleições municipais...

Começando pra valer apenas em 2012, o cenário do próximo pleito já começa a se desenhar, a ganhar forma, mas poderá não ter a anatomia final esperada porque pode esbarrar na ‘guerra de egos e insatisfações pessoais’. Por abrigar, ao mesmo tempo, tantas celebridades da política local o ‘Grupo dos Góis’ deverá se deparar com o dilema de escolher apenas um candidato a vice-prefeito - tendo, pelo menos, quatro interessados nesta vaga. Quem sobrar, poderá se sentir desprestigiado e poderá até seguir outros rumos – como apenas tentar a eleição de algum afilhado para a Câmara de Vereadores ou permanecer em ‘stand-by’. Ainda há de se considerar ‘o vai-e-vem e a ciumeira de eleitores’ que, pelos mais diversos motivos, nunca engolem algumas novas adesões. Coisas da politicagem...

Esta não é uma regra geral nem definitiva, mas a atual situação deixa o ‘Grupo dos Góis’ como amplo favorito. Primeiro porque já possui um poder de fogo considerável e deu início aos contatos políticos há bastante tempo. Depois porque o grupo não enfrenta nenhuma concorrência interna, ou seja, o nome de Waldemar de Góis é unânime e ainda não encontrou, por exemplo, nenhum político local que o convidasse para ser candidato a vice-prefeito. Apesar do clima festivo e eufórico, alguns observadores da cena política local acreditam que ainda é cedo para fazer previsões concretas e definitivas – especialmente porque o grupo da situação se mantém praticamente estático, do ponto de vista político eleitoral. Coisas da política...

Fonte/Foto: Blog de Assis.

8 comentários:

renato marques de oliveira disse...

Meu nome e cicero cruz. sou da familia ( cruz ) ai de poço branco. hoje moro en Juazeiro do norte. ce. li com emoçao o poema q vc escrevel para seu pai. se vc me permitir dedicarei o mesmo a meu querido pai.

Doriana Luiza - PB disse...

Quero deixar meu agradecimento ao nosso prefeito,por tudo que está fazendo a cidade com suas obras,pois todas elas vão ficar,e posso dizer tudo o que fizerem pra que a cidade cresça fico feliz gostaria muito que ele continuasse com sua administração e com certeza dentro de alguns anos teríamos uma cidade bem desenvolvida,não sou filha da terra mas posso dizer que amo-a de coração.Sei que não é fácil fazer tudo o que uma cidade precisa,porem com coragem,vontade,força e fé tudo pode acontecer basta querer,e eu vejo que o prefeito deseja como administrador e cidadão.Então vamos arregaçar as mangas e contribuir para que tenhamos uma cidade modelo,a união faz a força se todos ajudarem vamos fazer crescer,e com certeza todos ganharemos. OBS:Não leia apenas essa msg faça também a sua parte! Desejo um FELIZ NATAL a todos,sejam felizes.in

Diogo Martins disse...

axo qui waldemar sera o prozimo prefeito de poço branco e axo qui ele nao sera hum bom prefeito naum. naum por ele mas pour cauza de tamtos puliticos querendo mamarr e receber sem trbalhar. isso é certo? ´e naum.

Antonio Alves disse...

o certo é que esses politico estao um dia de um lado e depois tao de outro. É um vaievam danado tudo em nome de ter dinheiro e poder e vimgança, a politica nao muda e é a mesma fulerajem de sempre. Quando o povo vai eleger um home serio e verdaeiro pra poço branco ???

Geraldo disse...

parabems ao pref de poco branco pelo trabalho q vem fzendo mas sinto muito mais quem vai ser prefeito em 2012 e waldemar. agora se liga waldemar que tu ta rodeado de figuras que so acabarao com poço bramco. o povo tem q abrir os olho ..

Laeson disse...

Gostaria muito de saber que estas coisas boas, explicitadas nesta edição do blog chegassem até a população poçobranquence.Principalmente aos mais necessitados. QUE SONHO!...

Laeson disse...

Gostaria muito de saber que estas coisas boas, explicitadas nesta edição do blog chegassem até a população poçobranquence.Principalmente aos mais necessitados. QUE SONHO!...

Gutembergue disse...

Gostaria muito que este site podesse recebe mais informações de tudo que acontece de bom e importante na nossa cidade e as comunidades tambem.