15 de nov. de 2014

ÚLTIMAS DO BLOG

OITENTA ANOS DE HISTÓRIA

Seu Eráquio concedendo entrevista a TV Ponta Negra (SBT)
Homenagem do Blog de Poço Branco ao eterno fotógrafo e relojoeiro do município, o Sr. Eráquio Alves de Lima, pelos seus mais de 80 anos de vida.

FEITO HISTÓRICO DO ESPORTE


Entre os dias 6 e 15 de novembro, aconteceram os Jogos Escolares da Juventude 2014, na cidade de João Pessoa/PB. O evento teve apoio da Rede Globo, Coca-Cola, COB e outros patrocinadores. Pela categoria Sub 17/Futsal, os alunos da Escola Estadual José Francisco Filho, de Poço Branco/RN, representaram o Estado na disputa da 1ª divisão da categoria, composta por apenas oito Estados da Federação (dois foram rebaixados para a 2ª divisão). A Escola José Francisco Filho estava no Grupo A, junto com o Colégio Amorim (SP), Madre Celeste (PA) e o Colégio Global (PR).

Segundo o professor José de Anchieta, técnico da equipe, esta foi a primeira vez que uma escola pública representou o RN nesta competição nacional. Em contato com o Blog, o professor afirmou que os garotos de Poço Branco não só fizeram história no desporto local, mas também foram verdadeiros guerreiros, tendo que vencer vários obstáculos, como a falta de apoio e de estrutura de uma forma geral.


O José Francisco iniciou sua caminhada ao vencer a etapa regional dos JERN’S, realizada em João Câmara/RN, e a etapa estadual, ocorrida em São Paulo do Potengi/RN. O professor acredita que os dois resultados iniciais deram mais confiança aos garotos, mas havia a necessidade de mais treinos e aprimoramentos vitais num esporte como o futsal. Para o professor, a equipe de Poço Branco fez uma grande campanha, pois atingiu seu objetivo principal de manter o RN na 1ª divisão.

Quanto aos apoios, o professor Anchieta aproveitou para agradecer a ajuda da direção da escola, da Loja Miranda Computação, da Casa dos Móveis e Eletros (João Câmara), do professor Cristovam Marques e a todos os que compraram um sorteio de um aparelho celular (para ajudar nas despesas da equipe). O professor acredita que, muitas vezes, a falta de patrocínio se deve também ao descrédito pelo que é da terra e pela falta de cultura em patrocinar. Ele espera que a conquista desses garotos sirva de exemplo para que as gerações futuras recebam mais apoios dos diversos setores da sociedade.

A campanha do José Francisco Filho foi a seguinte:

Dia 11/11 - Colégio Amorim 11 x 00 José Francisco Filho

Dia 12/11 - José Francisco Filho 06 x 04 Madre Celeste

Dia 13/11 – Colégio Global 07 x 05 José Francisco Filho

DISCUSSÃO DA LOA


Nesta sexta-feira (14), às 9h, a Câmara Municipal de Vereadores realizou uma Audiência Pública, com a presença da sociedade civil, para discutir o Orçamento de 2015 da Prefeitura Municipal.



A mesa diretora dos trabalhos da Audiência Pública foi formada pelo vice-prefeito, Percivaldo Junior, os vereadores Kléber, Zeca, Rodrigo, Fernanda e Suélia. Ainda estiveram presentes, o Secretário Municipal de Ação Social, Heriberto, da Saúde, Aline Cristiane, e os representantes da Secretaria Educação, Elione Silva e Maria de Lourdes (Bonita).



A sociedade civil foi representada pelo Sr. Antônio Ferreira (Assentamento Surubim), Rejane Alves (Nova Aliança), Miriam Gomes (Sindicato Rural), Robson Vicente (ArtBranco/SindGuardas), Francisco Gomes (Emater) e o Sargento Galvão (Comandante do Destacamento de Polícia Militar). Estiveram presentes na plateia, Mart Marinho (Associação das Costureiras), Maria de Nazaré (Quilombola de Acauã), João Paulo (sub-coordenador de Meio Ambiente), Neo Alves (blogueiro), dentre outros cidadãos atuantes.

A ativista social, Francisca Catarino, apresentou um livro com a história da Acauã
Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de indagar os representantes do poder público sobre os temas abordados. Entretanto, mais uma vez, ficou evidente que a participação popular foi muito pequena para um tema tão importante.
 
IMAGENS DE TAIPU

Vaquejada no Centro de Taipu, em 1972
Momentos da história da vizinha cidade de Taipu/RN, em ocasiões que apenas imagens podem descrever. São memórias de um tempo em que uma simples fotografia era algo muito raro. Confira. Fonte: Blog de Taipu e outros.

Desabamento da ponte velha sobre o Rio Ceará Mirim, em 1964
Centro de Taipu, em 1960
Matriz de Nossa Senhora do Livramento, em 1956
Misto de Zé Luiz (Taipu-Natal-Taipu)
Mercado Público de Taipu, em 1972

9 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela matéria, amigo Daniel!!

Tanto a homenagem a seu Heráquio, quanto ao reconhecimento aos atletas da Escola José Francisco, quanto ao fatos e fotos históricas de Taipu, mostra a credibilidade e o porque de seu blog ser um dos melhores de Poço Branco. Parabéns!!

EDINHO

Cicero Silva disse...

Gostei de ver fotos antigas de minha cidade Taipu. Apesar do blog de Poco Branco quero parabenizar o senhor Daniel pelas materias informativas sobre sua terra, valorizando o passado e nao esquecendo do futuro. Valeu.

Paulo disse...

Bom rever o Seu Eraquio que tambem foi vice prefeito de poço branco por 6 anos.

Anônimo disse...

É uma pena que eata garotada nao temha mas chances como essa e que a maioria nao siga pelo eaporte para viver, sei que nao fauta talento.

Cesar Augusto.

Edinho Play disse...

Gosto desse Blog pelos fatos mostrado mais infelizmwnte passa muito tempo sem atualizar e isso faz falta, maa no mais ele é muito bom pois nao fica mosttando aquela polyicao visual dos crimes e acidentes nem politicagen.

Anônimo disse...

Ei daniel me diga aí o que voe acha de uma emquete com mas de 70.000 votos pra escolher o melhor veriador de 2014 ? Como pode isso valer se poco branco nao tem nem 15.000 habitante. O povo de taipu, natal, joao camara, pureza, bento fernendes, ceara mirim e outra cidades tao votano é ? onte eu vi um cara que passou a tarde toda num bar em poco brnaco so votando, como é que é isso ?

Marcia disse...

Votei nesta enquete e gostei porque 1 pessoa so vota 1 vez e nao 200 vezes por dia. Gostei e acho que a feira deve mudar para o sabado. Parabens Daniel por mostrar os assuntos da terra que sao importantes.

Anônimo disse...

Acho quw devemos pensar 2 vez em mexer em tradicao por que a feira no domingo é tradicao. Muito cuidado para nao acabar com a nossa feira. É uma pena que se fosse politicageim todo mundo falava.... Eliel da Silva.

Olivanio disse...

O que vem de Joao Camara no domingo é as sobra do sabado. Ta na hora de Poco branco ser independente de Joao Camara,