8 de abr. de 2014

NOTÍCIAS DA CIDADE

FESTA DE GADO


O Parque de Vaquejada Augusto de Melo abriu suas porteiras para realização de mais uma festa de gado, no sábado passado. A festa ocorreu no distrito de Samambaia, na Fazenda do empresário Pedro Cândido. A organização do bolão ficou a cargo do vaqueiro Zé Matuto, foi iniciado na noite do sábado (05) e concluído no final na tarde do domingo (06).


A PAIXÃO DE CRISTO

Entrada de Jesus em Nova Jerusalém (foto: José Cassimiro)
A encenação da Paixão de Cristo em Poço Branco parece que ficou para trás. É definitivamente um assunto perdido no tempo, pois a cada ano somente é relembrado quando a Semana Santa se aproxima. Por se tratar de um espetáculo teatral a céu aberto (e mesmo que fosse num local fechado) para ser retomado demandaria tempo, mobilização, dedicação, consideráveis custos e, sobretudo, pessoas abnegadas com ideais acima de promoção pessoal e financeira.

Local da peça hoje em ruínas (foto: Thomas Jefferson)
Tudo teria que começar do “zero”, com antecedência e planejamento, recebendo apoios e aproveitando parte da estrutura que se perdeu com o tempo. Mesmo assim, a ausência da encenação é vista por algumas pessoas como uma maneira de mobilizar os jovens da cidade a se dedicar a uma produção artística, um espetáculo cultural e tradicional do município que foi abandonado e parece cada vez mais distante de voltar. Seria uma opção muito bem-vinda nos dias de hoje. Mas...

Junior Agulha foi o último ator a interpretar Jesus Cristo
Contudo, para outras pessoas, “os tempos e os costumes mudaram” e, consequentemente, o olhar sobre o meio em que vivem também. Uma possível mobilização de jovens, adolescentes e adultos para encabeçar um espetáculo como a Paixão de Cristo, atualmente, seria muito mais difícil e demorado. Produções têm que ser “mega” para as pessoas se interessarem, o que se tornou quase uma regra no meio do entretenimento. Nos dias de hoje existe um culto exagerado aos modismos e um desapego absurdo às raízes: não há maior exemplo do que o forró tradicional que teve de se reinventar para se manter vivo... A encenação da peça, possivelmente, também teria que fazer o mesmo.

Um comentário:

Anônimo disse...

E uma grande pena que a paixao de cristo tenha se acabado. Era um espetaculo e uma festa das familias catolicas de poço Branco. Era uma grande diversao tambem para as pessoa do lugar.