13 de mar. de 2014

NOTÍCIAS DO ESPORTE LOCAL

CAMPEONATO DE BLOCOS


Em 2014, o Campeonato de Blocos foi um dos mais movimentados dos últimos anos. Em sua sexta edição, mesmo com apenas oito blocos participantes, a competição recebeu 67 inscrições de jovens e adultos. A participação do público também foi muito boa. Todas as rodadas tiveram lotação acima do esperado, comprovando que a população poço-branquense (em várias faixas etárias) enxerga nas competições não apenas o sentido competitivo, como também uma importante opção de lazer.

Um dos organizadores do evento, o desportista Junior Caju, informou ao Blog sua satisfação com o evento de 2014 e desabafou:

Infelizmente, algumas pessoas em nossa cidade só sabem reclamar, botar defeito em tudo e não mexem uma palha pra fazer nada... Eu prefiro fazer e ajudar na área que eu conheço: o esporte, sem me meter nas outras áreas... Então, aproveito para agradecer aos amantes do futsal que lotaram o Ginásio Caxiadão para acompanhar as disputas do Campeonato de Blocos 2014. Agradeço também aos atletas e dirigentes dos blocos pela participação civilizada, ordeira e sem nenhum tipo de confusão – exceto pela rivalidade normal de qualquer competição. Eu não poderia deixar de agradecer aos patrocinadores do campeonato desse ano: ao prefeito Maurício, ao vice-prefeito Percivaldo e a Marquinho Menezes. E, por fim, quero agradecer acima de tudo a Deus, por tudo ter dado certo e aos amigos desportistas, Cristovam Marques e Levi Pinheiro - companheiros de todas as horas no esporte de Poço Branco”.

I COPA UNIÃO

Como é de conhecimento geral, a Prefeitura Municipal de Poço Branco, assim como a de outros municípios do RN, por recomendação do TCE-RN e MP-RN, não deve realizar despesas com eventos e festas públicas, por está incluído no chamado “Decreto da Seca”. Por este motivo, a Prefeitura de Poço Branco também não deve realizar despesas com o lazer e o esporte – caso do Carnaval e de competições oficiais de futebol/futsal, por exemplo.

Para piorar, o município de Poço Branco não possui outras fontes arrecadadoras consideráveis, além das oficiais (FPM, Fundef, convênios, etc.), e não tem a cultura de realizar eventos, exclusivamente ou principalmente, com a ajuda de empresários e comerciantes locais. São poucos os que podem e se dispõem a ajudar de forma espontânea, em troca de anúncio de seus produtos ou serviços ou apenas para colaborar com o esporte.

E diante desta realidade, catorze dirigentes de clubes de futebol do município resolveram se unir e realizar a I Copa União. Eles solicitaram a colaboração do desportista Junior Caju a fim de que este organizasse a competição. E ainda se comprometeram em arcar com os custos da competição (considerados altos para a realidade local), mas que, segundo eles próprios, são menores do que realizar jogos amistosos de vez em quando.

Em conversa com este Blog, alguns dirigentes afirmaram que seus clubes estavam passando até um mês sem atuar e, mesmo quando marcavam jogos, alguns de seus atletas se diziam desmotivados para partidas amistosas e preferiam a diversão semanal de sempre: bebidas e festas. Um dos dirigentes confidenciou ao Blog que: “Há algum tempo o esporte está perdendo a batalha contra as drogas, especialmente contra o álcool. Muitos talentos estão passando do tempo, mas acho que ainda dá para recuperar o tempo perdido. Basta acreditar, ter amor pelo esporte e jamais desistir, como tem feito o nosso amigo Juninho Caju”.

A I Copa União completou seis rodadas e teve a inscrição de 240 atletas (entre juvenis e titulares). A média de público nos três campos, onde estão sendo disputadas as partidas da competição, chega a 800 pessoas aos domingos e, aos sábados, gira em torno de 500 expectadores. A expectativa dos organizadores é que esta média aumente com a passagem das equipas para as fases seguintes da Copa União.

Recentemente, a competição ganhou um grande aliado. Todas as informações da Copa União estão sendo divulgadas as quintas-feiras, às 11h da manhã, no Programa Bate-Bola, apresentado pelo desportista camarense, Micharles Nunes, na Rádio 89FM, de João Câmara.

RESULTADOS

Palmeiras do Contador (titular)
Resultados da 6ª rodada

Sábado (08/03)
Vitória do Xavier 1 x 0 Botafogo do Contador (juvenil)
Vitória do Xavier 1 x 1 Botafogo do Contador (titular)

Domingo (09/03)
Palmeiras do Contador 1 x 0 São Paulo (juvenil)
Palmeiras do Contador 5 x 1 São Paulo (titular)

5 comentários:

Anônimo disse...

POIS EH O ESPORTE PRECISA DE MAIS APOIO POR QUE É LAZER E EDUCAÇAO TAMBEM E SAUDE PARA O CORPO. SO OS NOSSOS POLITICOS QUE NAO VER ISSO.

eliel assis disse...

en quamto o jovem ta jogando futebol ou otro esprote ele ta desligado da droga e do alcool, o problema é depois e pior é nao ter nada nesse sentido, para bens a juninho caju pela força de vontade de ajudar o esporte de poco branco com o prorpio bolso. valeu caju.

Anônimo disse...

É isso ai Junior vc precisa fazer sempre isso em poço Branco os jogadores amadores merecem

bira disse...

Os politicos so gosta de promocao em tempo de eleicao, agora ninguem ver quase nenhun nos campo e nos ginasio. Tem ums que ajuda aki e akula mais sempre quereno aparecer. Eu queria minha cidade livri dos puliticos sen depender deles. Mais ainda tiro o chapeu aos que ajudo como pecivaldo faiz ha muitos ano. O resto nao ne lembro.

CEIÇAO disse...

EU ACHO QUI UM VEREADOR DO ESPORTE PODIA TER MAIS APOIO DO PREFEITO, SO QUE A TURMA DO ESPORTE DAKI DE POCO BRANCO NAO CHEGA JUNTO NUN SO CANIDATO E ACABA VOTANO EM PESSOA QUI NEIM VAO NUM CAMPO E ESSE VERIADOR NAO VAO MEXER UMA PLAHA PELO ESPORTE. UM VERIADOR DO ESPORTE TINHA MAIS CONDICAO DE BANCAR TUDO SOZINHO, MESMO SEM AJUDAS. ACHO QUE VAO DEXAR JUNIN CAJU SOZINHO E ELE NAO VAI PODER FAZER NADA MAIS PELO ESPORTE. COVARDIA GRANDE A POLITICA SUJA DE POCO BRANCO E UM POVO QUE TODO ANO SE VENDI E DEPOIS PAÇA 4 ANO RECLAMANO QUE NINGUEM FAIZ NADA. AI NAO DAR PRA VIVER NÃO.