6 de mar. de 2014

CARNAVAL E OUTROS

A FORÇA DOS BLOCOS





Sem dúvida, o ano de 2014 confirmou a força e o peso que os blocos carnavalescos de Poço Branco (tradicionais e novos) possuem em seu tradicional carnaval de rua. A festa aconteceria mesmo sem a ajuda de ninguém, é o que pareceu.



Alguns priorizaram a folia na área do Ginásio Caxiadão, desde o início das noites. Outros começaram a festa em suas concentrações e, só depois, tomaram o rumo do espaço da folia (Largo do Caxiadão). Alegria e descontração, regadas a muita bebida e comida, deram o tom maior dos blocos de Poço Branco: literalmente, os donos da festa.



Nesse ano, pelo menos, vinte agremiações foram cadastradas no evento. Algumas estavam em seu primeiro ou segundo ano, muitas com menos de 10 componentes. Nem por isso, deixaram de mostrar suas importâncias. O folião comum, aquele que não participa de blocos, também não ficou para trás. Famílias e amigos, mesmo sem abadás ou camisetas representativas, juntaram-se aos blocos para fazer o carnaval de rua – cada um a seu modo, estrutura e condição.

ARRASTÃO PELAS RUAS


O tradicional Arrastão pelas ruas da cidade, aliado ao mela-mela de alguns blocos, formaram o ponto alto do encerramento do carnaval de Poço Branco. Quem participou, gostou e deu nota dez. Confira outras fotos.


Irreverência dos blocos
O CARNAVAL DA CASINHA


Como era esperado, a Casinha arrebatou vários foliões locais e visitantes as suas refrescantes águas. Desde o domingo até a terça-feira de carnaval a movimentação na barragem foi considerada boa, apesar de está abaixo do faturamento de anos anteriores - segundo alguns pequenos comerciantes confidenciaram ao Blog.

Junior Caju e amigos na Casinha
Eles acreditam que os foliões dos blocos, grande parte da folia poço-branquense, possuem sua própria estrutura (som, bebida, comida, etc.) e são poucos os que abrem mão de deixar suas concentrações rumo a barragem. Há também os casos em que os foliões levam o seu próprio consumo, não consumindo dos ambulantes.

NOSSA ATLETA DE OURO


A poço-branquense Maria do Socorro de Lima Azevedo, filha de Neto, participou, no período de 21 a 23 de fevereiro, do Circuito Brasil Caixa Loterias – etapa Centro-Leste. O evento foi realizado no Sesi Gravatás, em Uberlândia/MG, com as disputas de halterofilismo, que tem caráter nacional e que contou com 70 paratleta de oito Estados.


Esta é a primeira de uma série de quatro etapas do Circuito na modalidade, e já conta pontos para classificação à última (e mais importante) disputa, em novembro do corrente ano, em Fortaleza/CE. A Paratleta Socorro subiu ao pódio em 2º lugar com medalha de Prata, levantando 54 kg na categoria leve (menos de 50 kg de massa corporal).


Socorro se declarou muito satisfeita com os resultados que vem obtendo no cenário nacional do desporto paratleta. Contudo, ela relata o quanto tem sido difícil obter apoios e patrocínios para poder competir. Desta vez, ela obteve o apoio da Prefeitura Municipal de sua terra natal, Poço Branco, e agradeceu ao Prefeito Municipal, Maurício Meneses, por ter acreditado e apostado em sua conterrânea.

CAMPEONATO DE BLOCOS



Na última sexta-feira (28), aconteceu a final do VI Campeonato de Blocos Carnavalescos de Poço Branco. Sem surpresas para a organização do certame de futsal, o Ginásio Caxiadão recebeu lotação completa (cerca de 1.200 pessoas) e mostrou o quanto o futsal atrai pessoas aos eventos desportivos. Mostrou também que o evento virou tradição e não pode ficar fora do calendário do carnaval poço-branquense.



Com a torcida dividida dentro do ginásio, a partida não poderia ser apática e logo o Cachaça mostraria sua força ao abrir o placar. Depois, o cansaço e a falta de ritmo foram superados pela habilidade e a juventude do bloco Só Nós. Resultado final: Só Nós 4 x 1 Cachaça em Cia.



6 comentários:

Geruza disse...

O carnaval nao ia acontecer na rua mas um ano. Quem quizesse e pudese que pagasse porque ia ser num clube ou improvisado. Ia ser um desatre pra maioria que nao pode pagar e para os bloco que ia brincar do lado de fora da festa. Mas um cidadao resolveu bancar tudo com pouca ajuda de outras pessoas. E tudo ia bem e esse cidadao ia ganhar o nome sozinho com sua equipe por fazer quase sem ajuda. Mais um tau gerador nao apareveu a tempo e nao teve banda na praça no sabado. O peasoal tava aflito porque outras pessoas espalhavao que o bombeiro nao vinha mais e o carnaval de Poco Branco seria no sanelandia os 4 dias. So que foi liberado e tudo tava dando certo e os folioes tavao feliz mermo perdeno o sabado. Mais nao deu certo ate o fim, faltano meia hora pra acabar aconteceu um coisa muito tristr pra todos. Triste pra quem ajudou a montar o carnaval as carreiras, triste pra quem tinha comprado abada nos bloco e ia ter um carnaval fraco como no ano passado. Mas essa meia hora foi a maior alegria pra quem sempre e contra tudo que e feito. Essas pessoa que ja elogiaram agora so querem queimar, criticar e botar defeito em tudo. Se nao faz nao presta, se fax e desorganizado. E agora?? Nao adianta vim dizer que sou babao do prefeito, ta cheio de babao de outros politicos ai. So acho que o prefeito errou e erou feio. Pegou mau demais pra ele. Mais e justo culpar todo mudo que organizou o carnaval as carreiras? E justo dizer que o carnval de domingo segunda e da terca ate perto de acabar foi tudo ruim e desorganizado? Nao e justo nao e quem nao gostasse do carnaval daqui que fosse pra olinda, recife, macau ou salvador. Entao fosse pra barra ou touros. Mais tinha uma multidao enorme na rua e na frente da praca, eu nao sabia que nessa multidao tinha tanta gente torcendo pra acontecer alguma merda. Eu nao sabia qui tanta gente queria que alguem matasse ou ferisse outra pessoa pra tudo cair nas costas do cara que fez a festa quase so. Nao sabia qui tinha tanto catimbo pra dar tudo errado. E deu, aos 49 do segundo tempo. E o carnaval nao valeu nada, nao prestou. Sera?? Que o cantor e quem fez a festa que se encontreim na justiça pra gente saber quem errou mais ou queim errou menos, se isso for possivel. So assim 2015 vai ter carnaval de rua de novo, e nao pra quem faiz festa se dar bem.

rodrigo disse...

Eu gostei muito do carnval de poço branco e essa historia com o prefeito so aconteceu no final da festa. Pra mim nao fez diferença, no proximo ano quero ir a poço brnaco di novo. #nadaaveressahistoria.

Anônimo disse...

Fiquei triste qdo soube que essa confusao foi com meu amigo dede silva e espero que ele esteja bem, agora esse monte de gente revoltado a gente ja sabe o que querem. Querem tirar esse prefeito aroxado ai na força por que na urna nao tira nao, kkkkkkk.

Anônimo disse...

ACHO QUE AGORA O COCO SECOU PRA ESSE PREFEITO. ELE PASSOU DOS LIMITES MAIS ELE NAO VAI SER CASSADO ATE POR QUE OS VEREADORES NAO QUEREM E A GENTE SABE POR QUE..

Bebeto disse...

A gente nao costuma olhar para o passado sempre acha que nao vale apena mesmo quado é bom. So que a gente devia olhar e lembrar que esse mesmo prefeito ai fez as maior e melhor festa dessa cidade ate hoje. Na festa dos Avioes e dos Solteiroes as mesma pessoas de sempre dizia que nao daria certo e que tudo tava desorganizado. Mais as duas festa forao estouro e os carnval de 2009 a 2011 tambeim forao show ou vao dizer que nao prestarao?? Agora eu tambem sei que outros prefeito tambeim fizero boms carnaval, mas os aniversario da cidade eram pagos. Esse prefeito de hoje foi o primeiro a fazer todas as festa de Poco Branco na rua e de graça. Eu sei que todo mundo sabe disso.

Itamar disse...

Parabens a juninho Caju pelo grande competição que é tradiçao em poço branco. Se voce tivesse mais apoio o esporte de poço branco era outro, muitos jovem saiam das ruas. Mas fazer o que, ne, manda quem pode.