3 de nov. de 2013

HOMENAGEM AOS MORTOS

DIA DE FINADOS
 
 
O feriado nacional de Finados tem ganhado nos últimos anos a conotação de “feriadão”, um final de semana prolongado. Foi possível perceber, desde as primeiras horas da manhã do sábado (02), uma movimentação aquém dos anos anteriores em direção ao cemitério Municipal de Poço Branco e aos cemitérios dos distritos de Contador e da Pouza. Algumas pessoas preferem visitar seus entes queridos pela manhã, aproveitando o resto do dia para descansar em sítios, fazendas e até nas praias do litoral do Estado. Outras realizam as visitas em mais de uma localidade, iniciando pela manhã e se estendendo pela tarde e noite.
 
 
Por mais um ano, a limpeza e a conservação do cemitério de Poço Branco foi elogiada por muitos presentes, assim como a presença de funcionários de prontidão para resolver alguma ou outra questão urgente. Um dos funcionários do cemitério acredita que a movimentação desse ano foi menor que a de anos anteriores, mas não soube explicar a motivação para tal.
 
 
Havia uma tradição de limpar os túmulos pela manhã e voltar no final da tarde para assistir a missa campal, acender velas e rezar pelos mortos. Mas nem todas as famílias fazem mais essa penitencia. Este ano não vi várias famílias tradicionais da cidade por aqui... Tenho medo que essa tradição também se acabe por aqui, como muitas outras se acabaram”, comentou um comerciante de velas.
 
 
E foi o comércio de produtos típicos da data que mais comemorou o dia de finados, apesar do ágio cobrado no preço de alguns produtos. Velas, fósforos, água mineral, flores, arranjos e grinaldas foram comercializados até o início da noite e ajudaram o negócio de alguns pequenos comerciantes locais. Em 2013, a celebração da Santa Missa aconteceu na parte externa do Cemitério Municipal de Poço Branco e contou com um grande número de fiéis católicos. Todavia, no início da noite, por volta das 19h, o movimento no interior do cemitério havia diminuído bastante.
 

4 comentários:

Didi disse...

Amigo Daniel, olha aí o que eu tinha falado, o prefeito pagando caro por confiar em quem trabalhou para derrubar ele. Deu a mão a adversários e abandonou muitas pessoas que carregaram sua bandeira vermelha. Foi ingrato e pode pagar caro por ter uma família inteira lhe pressionando por cargos e mais coisas até o fim do mandato. Tomara seu prefeito que o senhor não tenha nenhum podre como os seus antecessores. Por que se o senhor tiver o senhor vai ser cassado pelos Cândidos. Preste atenção no que o senhor fez e pode fazer com quem lhe ajudou.

Anônimo disse...

Este ano eu nao pode ir visitar o tumulo de minha familia ai em poço branco mais vou tirar um sabado pra ir.

Miltinho disse...

Daniel eu sinto pena do seu amigo edinho que não tem sorte na politica. É um cara bom e parece honesto, mas essas raposas querem tirar ele do jogo de todo jeito. Primeiro o prefeito quebrou o compromisso com ele e agora esses dois ex (que não pode ser mais nada) armaram uma arapuca pra ele e fizeram ele ficar contra o prefeito. De uma vez só seu amigo se distancia do prefeito e vai votar na miss dos cãindos e também vai ficar fora do sonho de edinho ser prefeito. Mas ele pode sair só, sem essas sanguessugas. Será que ele tem coragem?

Anônimo disse...

seu gestor você só faz tampar buraco.