15 de out. de 2013

DIA DOS MESTRES

AO PROFESSOR E A PROFESSORA


A você,

Que acompanha, coordena e orienta;
Que questiona e faz pensar;
Que faz surgir todas as demais profissões;
E que usa o senso crítico pra resolver.

Que diz: a verdade é o que liberta;
Que preza pela honestidade com seus educados;
Que faz acontecer a participação;
E que enxerga as distorções.

A você,

Que cria relações de solidariedade, fraternidade e justiça;
Que quebra a separação, diferença e a distância;
Que, em vez de reprimir, estimula a criatividade e a originalidade;
E que faz fazer, fazendo.

Que acredita na força da união de classes;
Que perdeu o medo da censura, da omissão e da opressão;
Que caminha tentando fazer da Educação uma fonte libertadora;
E que, sem o qual, não haveria qualquer doutor.

A você, o legítimo professor e professora, parabéns pelo seu dia.

PARABÉNS ESPECIAL

A meus queridos e eternos professores e professoras: Aparecida de Saturnino; Arildo Ferreira; Graça Lima; José Bernardo; José Cassimiro; José de Freitas; Manoel Gerdeon; Maria dos Milagres; Maria Francisca; Maria Natividade; Oneide Cardoso; Reginaldo Ferreira; Rosa Miguel; dentre outros e outras.

Apresento meus parabéns não apenas pela data, mas pelas várias lutas em prol do ensino, quase todas já esquecidas e que poucos relembram; pelas referências de verdade e exemplos ao magistério. Meus parabéns, em especial, a maior e a melhor de todas as minhas professoras: Sebastiana Rocha, minha mãe e educadora de todas as horas.

Daniel Targino
Blog de Poço Branco

Um comentário:

J. Cassimiro disse...


Meu caro Daniel...

Quero agradecer a homenagem e dizer que são momentos como esse que nos orgulha de ensinar, de levar conhecimentos e de interagir com nossos semelhantes.
Exteriorizo meus parabéns a todos aqueles que se dedicam a difícil e fascinante arte de ensinar, de modo especial aos colegas educadores, do ontem, do hoje e do amanhã, que desempenham suas funções em Poço Branco.
Saudações educacionais!

J. Cassimiro