7 de mai. de 2013

ESPORTE LOCAL

A FESTA DO ESPORTE

Início da reforma em julho/2012 (arquivo)
Foi neste sábado (04) que os desportistas dos distritos de Samambaia, Baixos de São Miguel, Lagoa do Serrote, Zé Gomes e dos loteamentos de Surubim, Nova Aliança e Nova Vida ganharam um presente aguardado há mais de 14 anos. O Ginásio de Samambaia, que recebeu o nome do filho ilustre da terra, Chico Cândido, foi entregue a comunidade depois de ficar grande parte do tempo servindo a outras finalidades - exceto a social e desportiva.

Fachada do ginásio totalmente reformado e entregue a população
O ginásio, que esperou (em vão) pela iniciativa de três outras administrações municipais, chegou ao cúmulo de servir como depósito e até como morada provisória para retirantes e sem teto. Já durante a fase final de sua reforma, as obras do ginásio chegaram a ser paralisadas devido a um ato de sabotagem/vandalismo: óleo preto foi derramado no piso, modificando suas características e tornando-o escorregadio e impróprio para a prática de qualquer esporte – (P.S: infelizmente, ainda existem pessoas que não desejavam a conclusão do ginásio).

Com uma área construída estimada em 1.000 m2 e capacidade para um público de 450 expectadores sentados, o Ginásio Poliesportivo de Samambaia possui iluminação e dependências (banheiros, vestiários e secretaria) que nada deixam a desejar em relação a outros da região. Em breve, serão instaladas as telas de proteção dando ao ginásio o aporte necessário para a prática da educação física na rede municipal de ensino e para os moradores em geral. É, de fato, uma obra que não servirá apenas ao desporto da comunidade como também a sua vida cultural e social.

Segundo o Coordenador de Esportes e Lazer de Poço Branco, Junior Caju: “O ginásio é uma obra de todos; não tem partido e nem qualquer conotação política ou partidária, como todas as obras dessa administração... Ele deverá atender, inicialmente, a uma média de 200 crianças, jovens, adolescentes e adultos semanalmente, sempre de forma gratuita. Isso contando só a parte desportiva, seja para competições oficiais ou apenas para o lazer”.

Ainda segundo Junior Caju, o quantitativo de utilização inicial do ginásio poderá ser ainda maior, tendo em vista “a novidade” que a obra representa para as localidades beneficiadas. Ele ainda argumenta que, após as entregas das quadras da Pouza e do Serrote, Poço Branco contará com uma rede desportiva jamais vista na história do município e poderá realizar competições e eventos desportivos em cada distrito, sem a necessidade de deslocamento dos atletas. “Em pouco tempo, o desporto de Poço Branco deixará de ser concentrado na sede e chegará aos quatro cantos, considerando ainda que cidade ganhará o primeiro estádio de futebol em breve e que será possível incentivar a prática de outros esportes... Os prédios podem não ser tudo, mas sem eles não há como realizar um grande trabalho social, cultural e desportivo que envolva a maior parte possível da população”, concluiu o coordenador.

TORNEIO DE FUTSAL


Durante a inauguração do ginásio, várias autoridades locais estiveram presentes. O prefeito da cidade, o vice-prefeito, a primeira dama, secretários, vereadores e desportistas presenciaram a apresentação da Banda de Música Adauto Lopes e, em seguida, assistiram a um torneio de futsal alusivo à data.

A primeira competição do novo Ginásio de Samambaia envolveu oito equipes da região: Goiás (Nova Vida); ABC (Contador); Internacional e Juventude (Baixos); Grêmio (Samambaia); Manchester e Barcelona (Surubim) e Nacional (Serrote). A tabela e o resultado da competição estão a seguir:

1ª fase
1ª partida: Grêmio 0 (3) x 0 (1) Goiás (pênaltis)
2ª partida: Barcelona 0 (2) x 0 (1) Manchester (pênaltis)
3ª partida: Nacional 3 x 0 Internacional
4ª partida: ABC 3 x 1 Juventude

2ª fase
5ª partida: Grêmio 0 (4) x 0 (3) Barcelona (pênaltis)
6ª partida: Nacional 0 x 1 ABC

3º lugar
7ª partida: Barcelona 0 x 1 Nacional

Final
8ª partida: ABC 3 x 0 Grêmio

HOMENAGEM AO BOTAFOGO 


Aproveitando a ocasião, o leitor do Blog de Poço Branco, Canindé Câmara (Kanydgia), homenageia e parabeniza todos os botafoguenses de Poço Branco e região pela conquista do Campeonato Carioca 2013. Parabéns pela conquista, especialmente por tantas injustiças que o Botafogo/RJ já sofreu ao longo de sua história recente.

Um comentário:

Anônimo disse...

é realmente o ginásio de esporte de samambaia ficou ótimo, em quanto isso o de contador está a seis meses completamente abandonado.