22 de fev de 2013

O QUE POÇO BRANCO TEM

A LAGOA DO BOI


O distrito da Lagoa do Boi está localizado ao sul do território de Poço Branco numa área que ainda compreende outros distritos: Alto do Vermelho e o Iandu. Assim como os demais distritos do município, o meio de vida predominante nesta região é a agricultura e pecuária de subsistência, como também a caça em pequena escala. A Lagoa do Boi também é conhecida pela bela vista da região de cima dos tanques. Outro atrativo menos conhecido é a pescaria: nos tanques, encontra-se o raro Tucunaré amarelo e enormes Tilápias.

Grandes pedras e os tanques são atrações do distrito
Com a finalidade de dinamizar os modos tradicionais de subsistência, a localidade da Lagoa do Boi tem visto no turismo rural/religioso uma maneira de gerar novas formas e meios de vida. É apenas um começo, mas, na opinião de alguns moradores, a economia de pequenos povoados precisam deixar de subsistir apenas da agricultura e da pecuária, pois não dispõe de recursos e parcerias que possibilitem sua potencialização.

Forró pé-de-serra em família é tradição nas festas do povoado
As inúmeras formações rochosas e os tanques são atrativos já conhecidos por muitos conterrâneos, mas ainda desconhecidos da maioria dos moradores da região do Mato Grande e do Estado. Segundo Márcio de Capitão (foto abaixo), filho natural da localidade, “a Lagoa do Boi e suas belezas naturais ainda são desconhecidas. Se fosse mais divulgadas, mais pessoas viriam visitar a Lagoa e isso seria bom, pois poderiam aparecer outros meios de vida por aqui”.

O raro tucunaré amarelo e as tilápias são obrigatórios na gastronomia da localidade
Essa é uma terra muito tranquila, boa para morar e de pessoas simples e de bem. Sempre que posso volto a me aventurar em uma boa pescaria ou apenas para descansar com a minha família. Meu pai está aqui há mais de 50 anos e faz parte da história desse lugar. Por isso, posso dizer que conheço esta região na palma da mão - tanto as coisas boas, quanto àquelas que precisam melhorar”, esclarece Márcio.

Capitão, pai de Márcio, habita o distrito há mais de 50 anos
Márcio finaliza esclarecendo que uma das coisas que poderiam mudar a realidade do lugar seria explorar melhor (e de forma sustentável) as belezas naturais da Lagoa do Boi. “Tudo o que temos aqui ainda precisa ser mais divulgado e melhor explorado por visitantes e turistas para trazer riqueza e renda para quem mora aqui... Algumas pessoas podem achar que isso é besteira, mas não é... Aqui tem muita coisa bonita para se ver, mas poucas pessoas sabem disso. Agradeço a esse blog pela parceria para divulgar a Lagoa do Boi”.

3 comentários:

fatima ramos disse...

Fico muito feliz em ver a Lagoa do Boi em destaque neste conceituado BLOG., adoro esta terra... foi na mesma que eu e meus irmãos fomos criados e moramos por muitos anos, sempre falo pra meus amigos que tenho muito orgulho de minhas origens, criada na roça, na agricultura, uma vida difícil mais muito digna, em um lugar simplesmente lindo.

Anônimo disse...

gostei de Ver ovice-prefeito tocando triangulo..essse sim prestigia as festa nas familia
dos distritos de nossa cidade..p
parabens Percivaldo ..continue assim
que vc chega lá..

Amilton disse...

Capitão e família fazem parte da historia de Poço Branco parabéns família unida e assim e não é novidade em ver Percivaldo em lagoa do boi pois segundo se comenta e filho também da família pois todos sabem da amizade de Macio e Percivaldo.