19 de set. de 2012

TAIPU

PESQUISA EM TAIPU

Resultado da pesquisa no Jornal de Hoje de 14/09/2012
Em Taipu, a divulgação de uma pesquisa registrada no TRE-RN (nº RN–00096) mexeu com os ânimos políticos locais. O candidato Joãozinho Melo, apoiado pelo atual prefeito, Sebastião Ambrósio (Bastinho), saiu na frente na disputa eleitoral. A pesquisa de opinião pública, realizada pela parceria Perfil/Jornal de Hoje, mostrou Joãozinho com 48,75% contra 28,75% de Louvado, na pesquisa estimulada. Na espontânea, Joãozinho lidera com 42% contra 27% do seu adversário. A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 6 de setembro, entrevistando 138 pessoas (34,50%) na sede e 262 (65,50%) nos distritos do município.

Tendo por base a eleição de 2008, que teve três candidatos, o resultado de 2012 teria pouco mais de 86% de votos válidos (equivalente, hoje, a 8.474 votos). Se comparada ao pleito desse ano, a pesquisa daria ao candidato Joãozinho Melo uma vitória por mais de 1.600 votos de maioria. Porém, o resultado da pesquisa deixou de detalhar a tendência de 22,50% dos entrevistados: possíveis votos nulos, brancos e indecisos.

A pesquisa também avaliou os governos Dilma Rousseff, Rosalba Ciarlini e Sebastião Ambrósio. A presidenta do Brasil teve aprovação de 74% dos taipuenses. A governadora Rosalba foi desaprovada por 65% da população de Taipu e o prefeito Bastinho teve avaliação positiva na pesquisa espontânea: aprovação de 69%.

Apesar de atender aos padrões estatísticos formais, os números da pesquisa são contestados pela oposição. “A pesquisa mostra uma realidade bem diferente da que se ver nas ruas. Não sabemos exatamente o número de indecisos ou de votos nulos ou brancos. Só aí pode ter dois mil votos que podem mudar essa eleição. Outra coisa que ainda estamos analisando é se a proporção de entrevistados nas áreas urbana e rural está de acordo com os dados do TRE”, indagou um correligionário da oposição.

Já para os partidários da situação, a pesquisa está correta e mostra a realidade desta eleição. Outro argumento da situação é a aprovação da população quanto ao trabalho da atual administração municipal, o que garante a vitória nas urnas do atual vereador Joãozinho Melo.

Foto de Eliane Cristina – enviada por e-mail.

4 comentários:

Homero disse...

A pesquisa ta certa é isso ai mesmo.

Murillo disse...

Não sou a favor de nenhum ato de violência e acho que os verdadeiros culpados pelo acontecido do último sábado de madrugada sejam exemplarmente punidos. A justiça é quem vai decidir. Só que a falta de segurança tem que ser lembrada também, não colocando a culpa apenas na prefeitura.

Precisamos lembrar que esse vazio na segurança sempre existiu, inclusive na época em que João Maria, Zé Carneiro, Nilse, Fernando Candido, Déco, João Cruz e Roberto eram prefeitos. Não vamos querer enrolar a população dizendo que a culpa é apenas desse prefeito de hoje.

Então eu lanço um desafio ao candidato que diz querer mais segurança para Poço Branco. Desafio o candidato Waldemar a trazer a sua aliada política, a governadora do estado, Rosalba, para subir no seu palanque e nos dizer o que tem feito ou vai fazer para dar mais segurança a nossa cidade. O desafio está lançado, pois os senadores já vieram e não entendo porque a Rosa, que foi tão bem votada aqui em 2010, ainda não veio.

Anônimo disse...

Nao tem nem sentido essa pesquisa de taipu nao, brincadeira so emtrevsitar 138 pessoa na cidade.

Guell disse...

Para uma passeata em busca da paz e do fim da violencia, e apesar dos hematomas que os garotos ficaram, as fotos da passeata da paz em contador mostram um clima de muita descontração e alegria entres os seus participantes. Nao parece nada com o clima que se ver em passeatas desse tipo. É só um comentario meu.