28 de jul. de 2012

DESTAQUES DO BLOG

É A LEI...


Interditado pelo IBAMA, em dezembro de 2011, o abatedouro público de João Câmara está fechado há sete meses e tem provocado inúmeros prejuízos aos comerciantes e consumidores de carne daquela cidade e região. O abatedouro camarense passou por reforma e ampliação e, mesmo assim, foi fechado por não possuir licença ambiental e não se adequar as normas de higiene e aquisição de novos equipamentos. E a Prefeitura de João Câmara, administrada por Ariosvaldo Targino (DEM), ainda foi notificada a pagar uma multa de R$ 70 mil. Ao que parece, não adiantaria nenhuma reforma (por maior que fosse): sem a licença ambiental, que deveria existir antes da construção do prédio, a interdição continuaria.

À época, a realidade do abatedouro de João Câmara era praticamente a mesma vivida pelo de Poço Branco (foto acima), com o agravante do poço-branquense ser uma construção mais antiga, que não obedecia a projetos estruturais básicos e estava em condições gerais bem piores. Antes de ser fechado, em abril de 2011, o matadouro de Poço Branco era criticado por ser um local com falta de higiene no manuseio das carnes e também por está próximo do lixão da cidade. Estes motivos eram expostos em blogs, em programas de rádio e eram os argumentos utilizados para a interdição do matadouro de Poço Branco.

Eram críticas que, até então, não tinham qualquer preocupação com os marchantes e comerciantes de carnes, apenas com a saúde pública da população – dizia-se. Entretanto, depois que o matadouro de Poço Branco foi fechado esse discurso mudou totalmente. Agora, questiona-se o fechamento do matadouro (há pouco mais de um ano) e o porquê da demora em reabri-lo imediatamente. A preocupação de quem continua criticando passou a ser com os marchantes e comerciantes de carne, deixando a falta de higiene (agora) em segundo plano.

Como é senso comum de quem acompanhou o matadouro desde sua abertura até a interdição, o prédio jamais seguiu todas as normas exigidas em lei para sua operação. Até mesmo quando a estrutura do matadouro era recém-inaugurada, faltavam equipamentos essenciais ao trabalho de matança dos animais e o manuseio das carnes jamais seguiu normas mínimas de higiene. Uma realidade que se arrastou até o ano passado. E diz a lei vigente: não adiantará fazer reformas grandes ou pequenas sem licença ambiental, pois os órgãos responsáveis jamais permitirão a reabertura. Essa é a realidade para Poço Branco, João Câmara e todos os demais municípios que tiveram seus abatedouros fechados. É a Lei...

ÚLTIMAS

O Orkut foi o centro das discussões políticas nas eleições municipais de 2008, cuja comunidade mais acessada tinha o nome “Poço Branco”. Agora, o Facebook ganhou a preferência dos internautas de Poço Branco, com as discussões mais do que acaloradas acontecendo num grupo de mesmo nome.


O Alecrim FC venceu a I Copa 26 de julho ao derrotar o Botafogo de Contador numa final eletrizante. Até hoje a turma do verde comemora... Haja gela.


A Pedra da Mina (foto acima) é um dos locais mais bonitos de Poço Branco, apesar de está inundada pelas águas do Rio Ceará Mirim. O aglomerado de pedras fez parte da vida de várias gerações de poço-branquenses e, além de local para diversão de jovens e crianças, a pedra ainda esconde muitos segredos e lendas. Pena que, para contemplá-la totalmente, a barragem precisa estar em um nível de água considerado baixo.

DIVULGAÇÃO

CANDIDATOS DIVULGAM MATERIAL PUBLICITÁRIO PARA CAMPANHA





Os candidatos solicitaram o espaço do Blog para divulgação gratuita de seu material fotográfico, como prevê a legislação eleitoral vigente.

8 comentários:

Anônimo disse...

Vereador Edinho que decepção você me causou na ultima sessão da camará sera mesmo que seu sangue e góis estou decepcionado com você.

gonzaga disse...

aimda acho que olugar de edinho era do lado do melhor para poço Branco e não do lado da duvida, do passado sujo e dos comprometidoss com as proprias calsas. edinho sei que voce opitou por nao perder o seu mandato e ate poderia ser o nosso vice hoje. é uma pena mais é o que eu pemso desse jovem veriador.

Dona geralda disse...

Se waldemar ganhar como vai governar temdo que dar emprego e cargos a tanto politico de uma veiz? É muita jente querendo morder. Vao sair de waldemar logo logo do mesmo jeito que ficaraum com raiva de mauriço. Ou governa e fais como mauriço fez ou melhor aimda ou entam vai viver so pra pagar marajá que quer receber sem trabalhar..

Anônimo disse...

“É Lei”
Belíssima matéria Daniel, é uma pena que as coisas aconteçam dessa forma, mas não e por falta de aviso, no entanto quando alguém adverte o s gestores quanto a questões legais logo e tachado como uma pessoa inconveniente ou adversário político, e o pior e que não importa qual a administração esse tipo de atitude continua a se reproduzir e a população e quem absorve os prejuízos, popularmente falando “e quem paga o pato”.
Robson Vicente.

Anônimo disse...

Na realidade no municipio com porte pequemo como Poço Branco,a maioria dos chamados cabos eleitoral vão por enterese pessoal,tanto na oposição como situação,emagine pessoal as brincas desses pessoas,mais que define a eleição é o povo.Então povo de Poço branco muito guardado nesses cabos eleitorais,eles estão lutado por seus próprio enterese,e não pelo municipio.

Anônimo disse...

caraba! Roberto lucas ganho na justiça de Natal,que santo(a) é esse(a).Mais em Poço Branco o poder Legislativo é a justiça de poço Branco saber muito bem que é esse cara.

Anônimo disse...

Daniel! A posição que existe em Poço Branco é muito sem no são,Roberto Lucas esta brincado de liminar com ele na justiça,hora ele ganha hora pede e a si vai enrolado,para minguém fica no lugar dele como vice.Roberto é muito esperto enrolado o grupo tudo.Mais estou sabendo que a Camâra já recorreu contra a lininar que Roberto ganha.Quero ver ate aonde Roberto vai fica brincado com o grupo.Estou aguadado a próxima decisão da justiça.O justiça injustiça hora da indeferido hora defiredo,não saber tomar decisão.

Anônimo disse...

esse bibi alfredo já esta ganho é BIBI ALFREDO 55.123 vote hehehehe