10 de mai. de 2012

DESTAQUES DO BLOG

COMUNICADO DA COSERN

Na manhã desta sexta-feira (11), entre 8h e 12h (meio dia), os moradores do distrito de Contador e adjacências, no município de Poço Branco, terão uma interrupção no fornecimento de energia elétrica.

A concessionária de energia elétrica do RN (Cosern) informa que, com o intuito de realizar a ampliação e o melhoramento da rede elétrica daquela região, irá suspender o fornecimento de energia e, caso o serviço seja concluído antes do horário previsto, a rede será energizada sem qualquer outro aviso.

Mais informações pelo telefone 116 (tele-atendimento).

Assessoria de Imprensa - Cosern

ELEIÇÕES 2012


Para dar ciência à sociedade poço-branquense, o Chefe do Cartório Eleitoral da 62ª Zona Eleitoral, o Sr. João Batista de Souza Leão Neto, informa que, nos três últimos dias do período final para o alistamento eleitoral (7 a 9/maio), foram atendidos 305 eleitores - conforme os números abaixo:

Alistamento - 133
Transferência - 133
Revisão - 33
Segunda via – 06

Ainda segundo o Chefe do Cartório, a quantidade de eleitores aptos a votar nas próximas Eleições não está definida. Será necessário contabilizar todos os dados dos atendimentos até o prazo final do período de alistamento eleitoral (9/maio), assim como os números finais das diligências que a Justiça Eleitoral realizará para averiguar a veracidade dos domicílios eleitorais declarados por alguns eleitores.

ARTIGO DE OPINIÃO

Diante de mais uma barbaridade vinda do Congresso Nacional, precisamos estar atentos e vigilantes em prol de nossas áreas de apicuns e salgados, partes integrantes do ecossistema de mangue. Ecoa pelos corredores do Senado e da Câmara dos Deputados o som ensurdecedor de motos serras que, lamentavelmente, foram ligadas por uma bancada ruralista, desprovida de respeito e compromisso com nossos recursos naturais. Diversos protestos já foram e estão sendo realizados país a fora, visando mostrar que esse vergonhoso texto aprovado pelo Senado Federal que só trás benefícios as grandes empresas produtoras, em detrimento do que pouco nos resta de recursos naturais benéficos ao meio ambiente.

Precisamos alertar a sociedade em geral para que juntos possamos lutarmos contra tamanha vergonha. No que diz respeito ao Rio Grande do Norte e outros estados do Nordeste, nosso foco central é tentar salvar as preciosas áreas de apicún e salgado, pois na proposta do Novo Código Florestal, há uma emenda que exclui essas de serem Áreas de Proteção Permanente (APP).  Em tal proposta seus defensores, mercenários, apregoam que nos apicuns e salgados não nasce nada e só serve para fazer evaporação de sal e ambos só dão para fazer tanques para o cultivo do camarão (atividade de carnicicultura). Dados da ABCC (Associação Brasileira de Criadores de Camarão)  estimam que a produção de camarão aumentara em torno de 40 por cento. Atualmente, nosso estado contabiliza 362 fazendas de cultivo (muitas delas devastando nossos mangues) distribuídas por uma área de 5.402 hectares.

Os apicuns ora têm água ora não têm porque são banhados em marés de sizígia que são as marés mais altas da preamar. Por isso, é uma zona transicional onde deixa de ter a vegetação do mangue propriamente dito passando a ser uma zona no entorno dessa vegetação do mangue, mas pertencente ao ecossistema manguezal.

Quando se tem uma maré muito alta, ela vai além do mangue e penetra inundando essa área de apicum, levando uma série de sedimentos e nutrientes para essa região, o que se entende que é um depositório de nutrientes nesse período. Quando baixa muito aquela zona fica seca e é muito comum se ter organismos do mangue que vão para essa área inundada. Os caranguejos, por exemplo, vão para essas áreas e fazem buracos, às vezes até de um metro que são verdadeiros canais ali dentro.

Os apicuns funcionam também como uma espécie de reserva nutricional para o mangue, abrigo para animais e organismos, além de refúgio para moluscos e até para aves quando os mangues estão inundados. Outro ponto importante é o cenário de mudanças globais que tem mostrado uma perspectiva de aumento de temperatura e de problemas relativos à mudança do nível do mar. Para esse problema, a Organização das Nações Unidas já considerou os apicuns como uma zona que o mangue vai poder também migrar com o aumento do nível do mar, em cenário de mudança global esse mangue também vai se refugiar nos apicuns.

Não há como proteger o mangue sem preservar os apicuns e os salgados. Aqui você pode ajudar a manter essa “pressão” clicando em www.avaaz.org.

Gleydson Nascimento
Tecnólogo em Gestão Ambiental e Acadêmico de Ciências Biológicas

2 comentários:

To De Olho Nisso Tudo disse...

Um dia desses ouvi um cara que se diz liderança politica aqui ligar para um programa de radio para dizer os motivos do prefeito Mauricio fazer tantas obras na cidade.

Esse sujeito disse que o prefeito constrói porque conhece do assunto construção e assim é mais fácil roubar o dinheiro publico e ficar mais rico. E esse elemento ainda disse que a vida do prefeito mudou demais nos últimos anos...

Aí então fiquei lembrando de outro prefeito que dizem ter sido o mourão da saúde e que dizem ter sido o prefeito que mais fez pela saúde de poço branco. Então pensei, se esse ex-prefeito conhece mesmo de saúde ele devia ter pelo menos construído algum posto de saúde, ter aparelhado a maternidade ou então ter terminado o hospital que estava em ruinas naquela época. Mas ele não fez.

E nao fez nada disso pra continuar deixando a população cada vez mais pobre precisando dele, tendo que ir na mansão dele pedir pelo amor de deus.

Agoras se deixando levar pelo raciocínio da grande liderança de quem falei antes o tal ex-prefeito devia ter investido muito na saúde pra ter melhorado de vida roubando do que investia na saúde, do mesmo jeito que se diz desse Mauricio.

Digo isso porque acho que esse ex-prefeito fez uma senhora casa na cidade apenas com o suado salario de prefeito. Ou não foi??

Como todo mundo sabe esse ex foi cassado por ter passado mais de 300 cheques sem fundos, desviou vários recursos e não prestou contas corretamente de vários convênios. É tanto processo que nem sei dizer quantos.

Já dizem agora que o mourão tá muito arrependido de todos crimes que cometeu, só que não pagou nada e nem devolveu um centavo. Ou devolveu e eu não sei??

Já esse prefeito de hoje fez muitas obras e mesmo assim recebe acusações de enriquecimento ilícito e falcatruas, mais que ate agora ainda não foi nem denunciado e nem condenado por nada.

Será por que ele tem o apoio da Rosalba que “mexe os pauzinho” e impede que o negão seja condenado no tribunal de contas?? Será??

Tem umas coisas que esse prefeito fez e faz que eu fui contra ate demais e já pensei em não votar nele e não decidi ainda. Acho que com mais jogo de cintura ele se elegia fácil com grande maioria. Mas o homem é bruto demais e quem perde é ele e quem tá do lado dele.

Mais vou ser sincero. Todos devem votar em quem quiser porque vivemos numa democracia. O povo é quem sabe. Agora achar que o filho será um cara tão isento do pai, será tão honesto que vai até pagar as contas do pai com o dinheiro da prefeitura é demais pra minha mente.

Eu duvido muito disso. E sabe porque?? Porque quando esse povo teve chance no governo do estado só arranjou bons cargos para os filhos e parentes mais próximos. O que sobra é sobra. Imagine se tiverem no poder.

Não sei em quem vou votar. Estou indeciso e a espera de propostas nos programas de radio, nos discursos e nos comícios. Ja chega de acusaçoes e picuinhas.

Mas aviso a todos que vou gravar muitos comícios e depois vou botar no youtube e se os candidatos disser que não disseram é só a galera abrir o vídeo e ver a prova.

Já comecei a ficar de olho nessa cambada.

Anônimo disse...

vlw Toninho belo artigo, é uma pena que as pessoas olhem tudo isso com impassibilidade e sem perceber que no fim das contoas que vai perde de fato com isso são os menos favorecio que de foma dolosa colocam esses borocratas famintod e corruptos no poder!!
como diria o Sr. Omar "tragico, muito tragico"

Robson Vicente