21 de abr. de 2012

ESPAÇO DO EXECUTIVO

ENTREVISTA


Nesta sexta-feira (20), o prefeito de Poço Branco, Maurício Menezes, concedeu uma entrevista no Programa Boa Tarde Cidadão, exibido pela Band Natal, ao jornalista Robson Carvalho. O prefeito iniciou sua explanação em rede estadual elencando alguns dados sobre o município que comanda e falou da difícil situação encontrada em 2009, quando assumiu a prefeitura. Maurício disse que, apesar das dificuldades iniciais, o município praticamente atende a todas as áreas em que atua, embora ainda não tenha sido possível fazer “cem por cento”, como alguns ainda acham que seria possível em apenas três anos de mandato.

Atualmente, a realidade financeira e estrutural do município de Poço Branco é bastante equilibrada porque, depois de muitos esforços, temos orgulho de não ter nenhum débito com fornecedores, prestadores de serviço e com o funcionalismo público. Esta tem sido uma das nossas marcas que também contribui para impulsionar o comércio local”, confidenciou o prefeito.


Maurício ainda relatou ao jornalista Robson Carvalho que, ao iniciar o seu mandato, optou por realizar uma administração voltada para a “gestão municipalizada”, deixando de lado antigos vícios de políticos locais. “Muitos ex-prefeitos administravam sem descer do palanque, ou seja, preferiam fazer política para alguns poucos do que administrar o município para todos e com seriedade. Isso fez muitos deles nem terminarem seus mandatos, seja cassados ou afastados”.

Maurício Menezes elegeu a atividade rural, a pesca, o comércio e o turismo na Barragem Eng. José Batista do Rego Pereira como as principais atividades do município que têm boas perspectivas de crescimento nos próximos anos. O cultivo da castanha de caju, da mandioca e da cana-de-açúcar também foram lembrados como importantes atividades geradoras de emprego e renda no município.


Sobre este último tema, o prefeito de Poço Branco recordou que tem procurado criar políticas voltadas para o empreendedorismo (em parceria com o SEBRAE/RN), incentivando o artesanato e a abertura de pequenos negócios na cidade e distritos. O prefeito acredita que sua administração tem dado atenção especial ao desporto para jovens e adultos e que, em nenhuma outra época, os idosos poço-branquenses foram tão agraciados – citando a Academia da Terceira Idade como exemplo.

Sobre a saúde do município o prefeito falou: “Depois de 14 anos parado no tempo, inauguramos o Hospital Municipal que, em breve, receberá um moderno centro cirúrgico adquirido com recursos próprios. Antes, Poço Branco tinha seis equipes do PSF que não funcionavam direito. Os médicos desistiam do trabalho e nenhum queria mais vir trabalhar em Poço Branco, pois se dizia nos corredores do CRM-RN que quem viesse não receberia os salários. Nossa saúde ainda não está 100%, mas hoje temos várias especialidades médicas e odontológicas e transporte diariamente para Natal para servir a população mais necessitada”.

Indagado por um telespectador sobre o Plano de Cargos dos Servidores da Saúde, o prefeito respondeu: “Participei da votação desse plano como vereador e apoie acreditando que meu antecessor faria uma análise do impacto financeiro do plano nas contas da prefeitura para que o plano não ferisse a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). E ele não fez... Além do mais, é muito complicado conceder um aumento para os servidores de uma categoria e não fazer o mesmo para as outras... Isso iria gerar uma enxurrada de ações na justiça, pois estaríamos ferindo o princípio da isonomia e também a LRF”.

Para o prefeito, a educação municipal caminha da melhor forma possível. Além de ter reformado todas as escolas, a prefeitura comemora ter passado de 1.800 alunos matriculados, em 2008, para mais de 3.200 nos dias atuais - inclusive recebendo muitos alunos da rede estadual de ensino. Para o prefeito, a boa estrutura física, o material didático (Positivo), a merenda escolar de qualidade e o fardamento gratuito para todos os alunos mostram o quanto pais e alunos estão satisfeitos. “Nossa intenção é começar a pagar o piso nacional aos nossos professores o mais breve possível, o que vai dar mais incentivo a todos. Ainda precisamos de mais tempo para não ferir a LRF e as finanças municipais”, destacou o prefeito.


Reconhecido em todo Estado pela boa administração à frente do município de Poço Branco, Maurício Menezes declarou para os próximos meses o tradicional dia das Mães, em maio; o São João do Povão, dando oportunidade aos artistas locais e o 49 anos de emancipação política com um grande show da Banda Garota Safada, desfile cívico e diversas atividades desportivas, religiosas e culturais. Sobre a formação da chapa para a disputa de 7 de outubro próximo, o prefeito anunciou que a indicação do(a) vice possivelmente sairá do PP, PR ou PSB.

12 comentários:

SILAS disse...

entrevista de altíssimo nível (eu assisti). acredito q o kara q fez a pergunta sobre o plano da saúde, feiz pra tentar tirar mauricio de tempo, mAS MM respondeu de forma bastante segura e pacífica. AGORA ESCUTA O PROGRAMA DE RADIO DO GRUPO WG PRA TU VER O NÍVEL!!!

José Cassimiro Felipe disse...

A felicidade é grande para os funcionários da saúde pública de Poço Branco. Na última quarta-feira(17)foi deferido o pedido dos funcionários da saúde daquele município, através de uma ação ordinária, na comarca de Poço Branco, afim de executar o plano de cargos,carreira e salários dos servidores. Tudo começou em meados de 2008, quando o sindicato da saúde -Sindsaúde - através de seu representante Robson Max, formalizou o pedido ao então Prefeito Municipal Roberto Lucas, que estudou e elaborou o plano daquela categoria, mandando posteriormente a proposta pra análise no legislativo municipal, sendo este aprovado à unanimidade pelos vereadores de Poço Branco.

No entanto, a sanção do projeto foi feita durante o período eleitoral, impossibilitando a gestão de fazer a execução, pois nossa legislação veda, durante o pleito eleitoral, quaisquer remuneração de funcionalismo três meses antes e depois do pleito. Pois bem! na esperança aguçada dos funcionários da saúde de receberem dignamente, esperou-se que o próximo prefeito sensibilizasse e pagasse na integralidade, um salário mais digno para uma categoria sofrida e merecedora, pois os mesmos lutam diariamente com a vida humana.

No início da nova gestão, em 2009, o então Prefeito Maurício Meneses, frustou os servidores, inviabilizando a execução do projeto e causando assim uma briga com toda a classe de funcionários da saúde de Poço Branco. Iniciou-se então, uma briga judicial de mais de 3 anos e somente agora foi feita justiça, com a causa ganha em favor dos funcionários da saúde publica do Município.

O juiz da comarca de Poço Branco, Por tudo exposto, JULGA PROCEDENTE A PRETENSÃO AUTORAL a fim de determinar ao Município de Poço Branco, por seu prefeito, a: a) realizar, no prazo de 30 (trinta) dias, ao enquadramento da parte autora, no cargo a que faz jus nos termos da lei complementar 274/2008, com os respectivos proventos. b) implementar o quinquênio nos termos do artigo 14° no mesmo prazo de 30 (trinta) dias. Ainda, condenando o Município de Poço Branco ao pagamento da diferença dos valores retroativos e os devidos em razão da aplicação da lei complementar 278/2008 desde a sua publicação. Fixo o valor de R$ 1.000,00 (um mil reais) a incidir sobre o Prefeito Municipal caso não seja cumprida a determinação nos itens "a" e "b" nos termos do art. 461, §5°, CPC. Deixo de condenar em custas por tratar de Pessoa Jurídica da Administração Direta.

Condena também, o réu ao pagamento de honorários que arbitro em R$ 1.222,00 (um mil duzentos e vinte e dois reais) nos termos do art. 20, §4°, CPC. Decorrido o prazo sem apresentação de recurso pelas partes, remeta-se o feito ao Egrégio Tribunal de Justiça nos termos do art. 475, I, CPC. Vamos agora torcer pra que a gestão atual não recorra da decisão proferida e acate o clamor da saúde de Poço Branco, executando a sentença.

Anônimo disse...

É ISSO AÍ NEGAO!!

ANDAR PRA TRAS, SO SE FOR PRA PEGAR IMPULSO!!

NAO VAMOS VOLTAR NO TEMPO
NAO VAMOS ATRASAR NOSSA CIDADE NOVAMENTE
OS ANOS DO ATRASO PASSARAM E POÇO BRANCO NAO VAI ERRAR NOVAMENTE!

UIIIIIIIII PRÁ PRÁ PRÁ!

Anônimo disse...

Esse tal de negaõ é um horror xô já chega de escravidão!Queremos liberdade.

Anônimo disse...

valeu,a entrevista prefeito de poço Branco,pelo o que estou sabendo,e que alguns funcionários da saúde ganhavam,muito bem se ir trabalha na cidade,ir os da cidade ficam trabalhados,a pensa de alguns ganharem se trabalha também.Sabendo disso,senhor prefeito,dá para percebe alguns funcionários querem complica.
Nas voçê que trabalho,e pagar quem trabalha.Tenho certeza que este plano vai se executado,mais para quem trabalha dignamente.Força para vc prefeito.

Anônimo disse...

Vai trabalhar Cassimiro!

Coisa mais feia, um homem inteligente feito voce, defendendo essa cambada de ladrao, que acabou com a nossa cidade e querem voltar ao poder pra terminar de destruir oq Mauricio construiu.

Tenha respeito pela sua cidade!

vascao disse...

Agente sabe que o povo é quem decide tudo e quando ele quer não tem jeito. Mais nos dia de hoje com tanta roubalheira e escândalos mostrado por aí é muito difícil o povo querer dar outra chance a quem fez tanta coisa irregular que hoje não pode votar e nem ser votado. O povo de PB é quem vai decidir entre o certo e o duvidoso.

Anônimo disse...

eu quero ver é o debate de Mauricio com Waldemar
quero ver se o Negão é bom mesmo, enfrentando Waldemar cara a cara…

#DEBATEPOÇOBRANCOJÁ

Anônimo disse...

Para o anônimo que está sentindo-se escravo é só pegar a carta de alphorria, garanto que não vai faltar quem queira está no seu lugar.É esse debate já estamos esperando a muito tempo, mais quem não lembra quando o pré - candidato da oposição se recusou em ir, mais perante Maurício ele vai argumentar o que? e falando em lembranças alguém recorda que em uma passeata de Maurício, o srº Robson Max, se meteu no meio do povo, armado com uma faca para afrontar Roberto na época atual prefeito desta cidade, e agora estamos vend os dois de mõ dads que coisa linda não?

doido disse...

olha a faca!!!!!!!!

Anônimo disse...

Vai dar aula CASSIMIRO...

Anônimo disse...

Os comentários do profº Cassimiro são de bom carater, de um ser humano que respeita o povo sofrido. Ele incomodou por que foi coerente com a realidade de Poço Branco? E os atos do Prefeito opressor?! Do Negão?! O lombo de quem o defende aindaaaaaa não está sentindo as dores. NÃO É! Mas deixa ele ganhar amigo, que o chicote vai sobrar pra você também. SE GANHAR!!! Por que o que está fazendo com o povo vai dar o que falar. ESPERE OS RESULTADOS DAS URNAS,POIS VAI DAR TUDO CERTO!!!!!