29 de fev. de 2012

POLÍTICA LOCAL

SERIA FATO A FOTO?

Em Poço Branco o clima de Eleição já começou pra valer, não há dúvidas. Neste aspecto, existe algo muito arriscado quando tratamos da disseminação de informações: se valer de ditados e máximas populares como referências absolutas – especialmente quando o tema é política. Afirmar que uma imagem congelada (foto) representa exatamente aquilo que aparenta é, no mínimo, um ato inseguro. As aparências podem enganar e nem sempre “uma imagem vale mais do que mil palavras” - embora, em outros casos, algumas delas representem apenas a confirmação daquilo que todo mundo já sabia, mas alguns ainda teimavam em não acreditar.


Para comprovar o que uma imagem mal interpretada e explicada pode causar dentro do universo político, basta lembrarmos o veraneio de 2011. Naquela ocasião, a atual vice-prefeita de Poço Branco, Nilse Cavalcante, foi fotografada por aliados do pré-candidato do DEM, Waldemar de Góis, abraçada ao ex-prefeito João Maria de Góis, durante um encontro político na praia da Barra do Rio, numa atitude socialmente normal e tolerável - mas politicamente suspeita, infelizmente. A foto reproduzida acima foi parar no Blog de Assis Silva, o mais acessado da região, iniciando e antecipando um verdadeiro rebuliço político.


Já na imagem acima, retirada do twitter do pré-candidato do DEM e postada no Blog de Leonardo Souza, no último dia 27, não dar para garantir que Waldemar fez uma visita apenas com intenções políticas ao ex-vereador Neo Alves (PR). No texto do post nem mesmo existe uma confirmação de que foi concretizada uma adesão para outubro próximo - até agora, não... Mas é certo que o assunto principal das conversas não foi futebol ou religião, por exemplo.

É por esta razão que antes de tirar quaisquer conclusões precipitadas é preciso esclarecer que uma adesão não é uma atitude irregular. É algo tão normal na política que alguns acham até natural... No entanto, caso a visita ao ex-vereador tenha sido uma “armadilha estrategicamente preparada” (com a divulgação da foto) não há como validar tal conduta. Se houve ingenuidade da parte anfitriã, não sabemos; se o uso da imagem teve apenas intenções desagregadoras – politicamente falando, também não. Somente o desonrolar dos fatos mostrará a verdade.

O certo é que o estardalhaço da última foto existitu. Para experientes observadores da política local, indagados pelo Blog, a imagem não deve gerar o peso político esperado, pois o ex-vereador nem mesmo será candidato nas próximas Eleições e nem poderia se posicionar individualemte, uma vez que não possui o comando do PR local. O que estranhou a todos foi “o silêncio” inicial de Neo Alves, quebrado hoje (29), pois, além de político, este mantém um blog cujo tema principal é a política local – nada mais apropriado.

Outro fato marcante na foto é a presença do advogado Fábio Hollanda (atual secretário de Justiça e Cidadania do RN). Em função do cargo público que exerce e de outras condutas vedadas pela legislação eleitoral vigente, os observadores indagados pelo Blog acreditam que a participação política de Hollanda, neste momento, deveria ser mais discreta e não “às claras” – como se tem notado em Poço Branco nos últimos dias.

Em verdade: os tempos e as formas de se fazer política estão mudando numa velocidade nunca antes imaginada, tendo uma foto ou vídeo um papel modificador muito forte nas relações políticas... Os boatos, intrigas, alianças, conhavos e outros ingredientes de uma Eleição agora não têm mais fronteiras - e nem censura. O que é dito, feito ou decidido logo chega ao conhecimento de quem está a quilômetros de distância. Em 2012, a Net “vem com força” e pode ser decisiva em muitos pleitos eleitorais pelo Brasil afora. Quem estiver bem na foto até poderá levar alguma vantagem e se tornar fato. Serão os fatos (e não as fotos) que determinarão os escolhidos... Por enquanto, não é certo afirmar que aquela foto é fato. Afinal, só não há explicação para “batom na cueca”.

5 comentários:

Anônimo disse...

Sempre imparcial nas análises hein Daniel!!! Parabéns!!

Gustavo

Marcio disse...

o nel nao e tao injenuo naum, ele poderia ter pedido para nao colocar nada nos blogue agora, mais ele tbem queria aparecer e cuucar o prefeito,

Rodrigo Lucas disse...

Parabéns pelo texto Daniel! Concordo com Gustavo qnd fala de sua sempre imparcialidade. Abraços do seu amigo e admirador, Rodrigo Lucas.

SILAS disse...

Daniel, sei que seu blog é um canal que não trata exclusivamente de política, ao contrários dos demais blogs de PB, mas acho que em um ano de eleição você deveria dar prioridade sim a assuntos políticos, pois precisamos de um blog de confiança à toda prova pra acompanharmos os assuntos políticos dessa querida cidade. Os demais blogs, na minha opinião são muito tendeciosos, um puxa pra candidato A outro puxa pra candidato B. Acho inclusive que deveria serem publicadas matérias que citem o pre-candidato JOÃO PAULO, uma terceira opção pra quem não simpatiza com MM ou não confia na capacidade administrativa de WG. Fica a dica desse leitor diário.

Silas.

Anônimo disse...

Os gois falam que tudo e pela vontade de deus nao acredito que joao cruz roberto lucas nilse estando do lado de uma pessoa seja a vontade de deus seria um deus muito cruel mas como deus e justo vao perder todos numa ruma