14 de fev. de 2012

FUTEBOL LOCAL

CAMPEONATO CHEGA AO FIM

O Vitória do Xavier foi o campeão juvenil
Depois de 132 partidas realizadas, 22 equipes participantes (juvenis e titulares) e mais de 800 atletas inscritos, o Campeonato Municipal de Futebol Adulto de Poço Branco chegou ao seu fim neste final de semana. No sábado (11), na decisão dos terceiros lugares, o Bad Boy venceu o Santo Amaro por 4 a 0 pela categoria juvenil; na decisão dos titulares, a Ponte Preta (Acauã) venceu o Bragantino da Pouza por 4 a 1. Já no domingo (12), o campeão da categoria juvenil foi o Vitória (Xavier) ao derrotar o Sanelândia por 2 a 1; o campeão municipal de 2011, entre os titulares, foi o Botafogo (Contador) que venceu o Bad Boy por 1 a 0.

BREVE CRONOLOGIA

O Campeonato Municipal 2011 foi iniciado com quatro chaves (A, B, C e D) na 1ª fase, definidas através de sorteio. O evento desportivo teve a organização da Coordenação Municipal de Esportes e Lazer, através de Junior Caju, e contou ainda com a participação de sete colaboradores em arbitragem, três mesários e a colaboração dos educadores Reginaldo Bombril e Cristovam Marques. O campeonato contou com o apoio e o patrocínio incondicional da Prefeitura Municipal de Poço Branco – através do prefeito Maurício Menezes.


A competição, disputada em nove sedes diferentes (Poço Branco, Acauã, Contador, Pouza, Surubim, Melancia, Baixos, Samambaia e Serrote), transcorreu entre os meses de setembro/2011 a fevereiro/2012, com jogos realizados aos sábados e domingos. Entre os diferenciais do Campeonato de Poço Branco 2011 há de se destacar alguns: a movimentação das torcidas foi considerada muito boa durante o certame, tendo sido frequente a presença de torcedores nos vários locais de jogos; o que também animou os desportistas locais foi o fato de cada equipe ter recebido uniformes completos (camisas, calções, meiões e chuteiras) no início da competição; as despesas com os árbitros e mesários foram custeadas pela Prefeitura Municipal, assim como toda a premiação (troféus, medalhas e prêmios em dinheiro).


Alguns fatos fogem a análise geral do campeonato, mas contam bastante no final. Primeiro foi a maneira como a competição movimentou a comunidade desportiva ao trazer de volta à beira dos campos de terra vários ex-jogadores, ex-dirigentes, assim como muitas crianças, adultos e idosos imbuídos em torcer, mas também atraídos por uma opção de lazer aos sábados e domingos – coisa rara em muitas localidades. Em segundo lugar, o campeonato também valorizou a prata da casa ao dar preferência a arbitragem local: alguns desportistas faziam o que gostam de fazer e ainda receberam por isso. “Para muita gente esse dinheiro pode ser pouco, mas pra nós faz diferença na hora de fazer a feira do domingo. E a gente ainda faz o que gosta”, destaca Macau, um dos colaboradores em arbitragem do campeonato.

A PARTIDA FINAL

Botafogo de Contador - campeão 2011
Em jogo bastante acirrado, o Botafogo (Contador) venceu o Bad Boy, no último domingo (12), pela finalíssima do Campeonato Municipal de Futebol Adulto de Poço Branco. Pelo placar mínimo (1 x 0), a experiente equipe do Contador levantou o título poço-branquense depois de ter “batido na trave” em outras edições e provou o quanto o conjunto pode fazer a diferença. O gol do título foi marcado pelo atleta Henrique, ainda na primeira etapa da partida.

Bad Boy - vice-campeão 2011
Mesmo perdendo o título, decidido em um único detalhe, o Bad Boy mostrou ser uma das melhores equipes da sede do município na atualidade. E os números mostram a hegemonia da jovem equipe que é formada basicamente por um grupo de amigos. O Bad Boy vem se destacando em vários eventos desportivos municipais e regionais (tanto no futebol, como no futsal) e desbancando equipes tradicionais do município. O vice campeonato não tira nenhum mérito do Bad Boy.

A COMEMORAÇÃO

O título de campeão municipal estava engasgado na garganta do Botafogo (Contador), mas também era o anseio de todos os desportistas daquela localidade. Há alguns anos as agremiações locais até faziam boas campanhas, mas não conseguiam uma sequência positiva e os títulos literalmente fugiam. Mas, dessa vez, deu tudo certo e a comemoração do título começou ainda no campo de jogo, após o apito final. Depois, o Botafogo e sua torcida seguiram até o distrito de Contador em carreata e ao som de um trio elétrico (comandado por Dedé Silva, curiosamente atleta do Bad Boy). A festa se estendeu pela noite até a madrugada.


O Coordenador de Esportes e Lazer do município, Junior Caju, prestou homenagem póstuma ao atleta Jean Gago e entregou uma medalha de honra ao mérito a sua mãe, Zeza de Contador (foto acima). Junior lamentou a perda e afirmou que a morte de Jean foi o único fato lamentável que aconteveu no transcorrer da competição. Depois, o coordenador deu prosseguimento a cerimônia de premiação do campeonato entregando várias medalhas alusivas ao certame. Todos os Presidentes das equipes participantes foram agraciados, assim como o goleiro menos vazado (Francisco Canindé – Botafogo), o artilheiro do campeonato (Cristovão – Botafogo) e o artilheiro da categoria juvenil (Josivan – Sanelândia). Os troféus de campeão, vice-campeão e terceiros colocados foram entregues as equipes pelo prefeito Maurício Menezes.

O prefeito Maurício Menezes, Seu Neném e Junior Caju ao lado dos troféus do campeonato
Em sua fala, o prefeito destacou que sua administração tem procurado dar a atenção merecida ao desporto local, sempre com responsabilidade e dentro das limitações orçamentárias do município. Maurício lembrou que a prefeitura vem resgatando tradições culturais, desportivas e eventos tradicionais do município e também tem apoiado atletas, agremiações e outras atividades desportivas além do futebol. O prefeito lembrou também que é preciso administrar coletivamente, levando benefícios a toda população e não apenas a alguns poucos e que o campeonato é um bom exemplo de uma ação voltada para todos cidadãos - sem distinção. Além de agradecer a participação de competidores e torcedores, o prefeito elogiou a ausência de fatos violentos graves durante a competição e afirmou que o maior sonho dos desportistas poço-branquenses está próximo de ser realizado: o estádio municipal.

Agradecimentos ao Blog de Cravolândia pela cessão de algumas fotos desta matéria.

Nenhum comentário: