24 de fev. de 2012

CARNAVAL 2012

SUCESSO DE ACEITAÇÃO

Área do evento em 2012
O Carnaval de Poço Branco se consolidou, definitivamente, como o melhor e mais movimentado de toda a região do Mato Grande”. Foi com essa frase que muitos foliões e visitantes resumiram a folia poço-branquense de 2012. Como exemplos, o Blog selecionou alguns depoimentos:

1 - A poço-branquense Efigênia Silva (19), relatou que o Carnaval de Poço Branco tem melhorado a cada edição e que espera a continuidade da festa para os próximos anos. Ela elogiou a organização e lamentou que o excesso de chuvas tenha atrapalhado um pouco a folia, mas garantiu que isso não desanimou o público jovem. Efigênia acredita que a festa teria recebido mais visitantes se acontecesse no início de março, pois muitos assalariados já teriam recebido “o dinheiro do mês”.

Palco da folia em 2012
2 – Para o paraibano Manoel Pablo (35), o Carnaval de Poço Branco foi muito bom e que a tendência é que melhore ainda mais. Casado com uma poço-branquense, Manoel disse perceber uma crescente evolução na cidade como um todo. “Desde a última vez que estive aqui percebi que as pessoas estão mais satisfeitas, especialmente a juventude que está muito feliz com as festas de graça, como esse Carnaval. Isso é muito bom pra qualquer cidade, especialmente as pequenas”, concluiu Manoel.

"As Baías" vieram da Paraíba para o Carnaval de Poço Branco
3 – Aos 24 anos, o natalense Allan Coutinho veio (com amigos) para a folia de Poço Branco pela terceira vez consecutiva, deixando de passar o Carnaval na praia de Barreta. “Aqui é uma cidade tranquila e com um Carnaval que só vai crescer, mas é preciso investir em outras bandas porque essas deste ano estão abaixo do que o Carnaval daqui realmente merece. O resto foi tudo muito bom”, garante.

O CARNAVAL DE POÇO BRANCO

O Prefeito e a Primeira Dama prestigiaram todos os eventos
Investindo especificamente na folia de rua, a Prefeitura Municipal de Poço Branco tem priorizado as festas públicas (extinguindo as privadas) e comemora números que mostram a crescente aceitação do Carnaval de Poço Branco. A cada edição, mesmo com uma modesta divulgação e com a concorrência de outros centros carnavalescos tradicionais, o Carnaval de Poço Branco vem evoluindo em suas condições logísticas e tem sido capaz de arrebatar famílias e grupo de amigos de cidades vizinhas, de outras regiões e até de outros estados. Todos são atraídos também pela receptividade natural do povo poço-branquense e pelo baixo custo de estadia e diversão.

Bloco "Os Ferinhas"
Com estrutura de palco, corredor da folia e área para alimentação, o Largo do Ginásio Caxiadão também tem recebido elogios pela escolha para receber a programação noturna do evento. A folia na barragem e no distrito do Contador, além do Arrastão dos Blocos pelas ruas da cidade, completam as atrações mais importantes do Carnaval de Poço Branco. A fim de garantir a segurança dos foliões, o evento também contou com a participação da Guarda Municipal (GM-PB), Polícia Militar (PM-RN) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS-PB) que disponibilizou uma tenda para atendimentos emergenciais, distribuição de preservativos, folders informativos e ambulância para suporte socorrista.

O Bloco "Só Nós" do Contador foi o campeão do torneio de futsal de blocos
Por vezes invisível, o maior diferencial do Carnaval poço-branquense é o impacto positivo que ele deixa na economia do município, seja pelo volume de vendas ou mesmo pela geração de empregos temporários. Segundo o Coordenador de Esportes e Lazer de Poço Branco, Junior Caju, apesar de não existirem dados oficiais é certo que o consumo de gêneros alimentícios, bebidas e serviços mais do que triplique neste período – o que deixa os grandes e pequenos comerciantes locais bastante satisfeitos.

Bloco "Os Pimba de Aço"
O Coordenador afirmou que o Carnaval de Poço Branco ainda não pode ser projetado para um público semelhante aos de Macau e Guamaré, pois a Poço Branco não comportaria tanta gente por tanto tempo. Este é um processo lento que necessita ser continuado, embora o município também precise ganhar investimentos privados em infra-estrutura física (como pousadas, restaurantes, táxi, etc.) e, se possível, alguma nova atração turística. “Se, durante o Carnaval, o nosso maior cartão postal (a barragem) mantivesse um nível razoável de água dava pra atrair mais pessoas. Só que isso depende de outros fatores e não apenas da vontade que a Prefeitura tem de fazer”, destaca Junior Caju.

A GM-PB deu apoio para a segurança da folia
Junior Caju explica que, atualmente, o Carnaval de Poço Branco tem sido reconhecido até em cidades tradicionais, mas não se resume ao público presente aos eventos oficiais. Ele argumenta que a folia de Poço Branco é formada principalmente pela movimentação dos blocos carnavalescos, mas também por outros segmentos. “Muitas pessoas participam da festa de acordo com o seu gosto e poder aquisitivo. Há quem prefira brincar o Carnaval nos quintais, nos sítios, nos canteiros das ruas, na beira das lagoas, embaixo de árvores, etc. É só andar pelas ruas e distritos para perceber o quanto cada folião tem o seu jeito próprio de brincar e, ao mesmo tempo, também contribuir para o desenvolvimento do município”, finaliza.

CRONOGRAMA

A média de público foi superior a 5 mil foliões por noite - apesar das chuvas
Os quatro dias de folia em Poço Branco foram marcados por muita alegria, descontração e irreverência dos componentes dos mais de 20 blocos oficiais presentes ao Largo do Caxiadão. Apesar da chegada inesperada das chuvas, no sábado (18) e domingo (19), os foliões se mostraram animados com o evento e deram o tom da festa. Segundo a organização do evento, a média de público do Carnaval de 2012 superou a casa dos 5 mil foliões por noite.

INFORMAÇÕES GERAIS

A folia foi considerada normal e sem maiores incidentes
O Blog solicitou a Delegacia de Policia de Poço Branco e ao Hospital Municipal as informações resumidas relativas a ocorrências durante o Carnaval. A DP de Poço Branco não repassou os números. Já o Hospital Municipal Manoel Targino Sobrinho informou ter realizado 200 atendimentos, pouco mais de 60% destes relacionados especificamente ao consumo de álcool e alimentação exagerados.

FOLIA NO AÇUDE

O sol chegou no 3º dia, mas não atraiu o público esperado

Em 2012, a tradicional folia no açude não teve a repercussão e a procura de anos anteriores. Para alguns banhistas, indagados pelo Blog, dois fatos podem ter sido decisivos neste sentido. O primeiro foi a ocorrência de chuvas no domingo (19), data em que a barragem mais recebe visitantes durante os carnavais. O segundo foi a data da festa, pois a maioria das empresas privadas, além dos funcionários públicos, ainda não haviam recebido seus salários mensais.

FOLIA NO CONTADOR

Bloco "Os Federais" também marcou presença
Concentração dos Blocos no Contador
Sem chuvas, o Carnaval do distrito do Contador foi considerado, por muitos, o ponto alto da folia diurna em 2012. Ao distrito, compareceu grande parte dos blocos oficiais, destacando a participação das três agremiações locais (Contador na Folia, Só Nós e Os Bem Lizinhos), a presença de muitos moradores e até de visitantes de outras cidades.

Multidão lotou o espaço em frente a Escola Municipal Maria de Lourdes Costa
Raça Elétrico & Trio comandaram a folia no Contador
ARRASTÃO DOS BLOCOS

Rony Sales, Dedé Silva e Os Sheik's puxaram o Arrastão
O Arrastão tomou conta da Av. Manoel Rodrigues e entrou pela noite
Para iniciar a última noite do Carnaval de Poço Branco (terça-feira), os blocos oficiais promoveram um arrastão pelas ruas da cidade.

GENTE NA FOLIA

Família Menezes e amigos(as)
Andrinho / Vereador Alexandre e Jr. Agúia / Ronaldo Lucas e família
Turma das Cobé / Josivan Locutor / Lili Rodrigues e amigas
Danilo Rocha, Jr Caju e Dadá / Galera do futebol de campo
Foliãs das famílias Rocha, Miguel e Lima
Na Casinha, a GM-PB fez a sua festa da quarta-feira de cinzas
Após a folia, a Casinha foi bastante procurada para curar a ressaca
Nota: Se assim desejar, o leitor poderá enviar a sua foto para publicação.

11 comentários:

Nara Luiza disse...

Parabéns Daniel pela cobertura do evento, excelente postagem.
Realmente o carnaval de Poço Branco vem crescendo e arrastando um maior número de foliões a cada ano.
A organização e a responsabilidade de toda a equipe envolvida no evento, o policiamento, as bandas, os pequenos empreendedores, os cidadãos e a gestão municipal como um todo estão de parabéns pelo carnaval de 2012.

PAULINHA MR disse...

ADOREI O CARNAVAU DE POCO BRANCO E NAUM TENHO PALAVRA PRA DISER COMO FOI BOM. ATE O ANO QUI VEM .....

Anônimo disse...

deu tudo certo e gracas a deus todo mundo brincou em pas, valeu ai daniel pela lembranca dos ferinhas

Henrique Moreira disse...

O carnaval de poço branco foi tao bom qui ate os adiversario do prefeito cairam na folia mostrano que o carnaval de poço branco é suceso total, a festa é de todo ate de quem tava orando pra chuver os 4 dias direto....

edjane disse...

Realmente, o carnaval de Poço Branco é um grande evento, só precisava melhorar mais as bandas de musicas... pois essas que são contratadas nesses últimos anos deixa muito a desejar. Fica a dica para o próximo governante da cidade.
O mais foi tudo muito bom, fora a chuva q quis atrapalhar um pouco, mais Graça a Deus passou.

Anônimo disse...

Daniel, voce e o cara mesmo. olha com e as coisas dos gois. no blogui de leonardo. Eles nao tem o que falar do carnaval e da organizacao, vai falar da cor da camisa da primeira dama. Kkkkkkkk. Eles pensa que a gente de poco branco e burro ou cego e? Queria mandar um abraco pra gue, junior caju, marquinho meneses e o nosso prefeito mauricio. Esse sabe faze as coisa pra noism

bila fashion disse...

eu não fui pro carnaval de poço branco mais quem foi comentou que foi maravilhoso e que o pagode clínica geral arrasou e deram o amior show e o prefeito está de parabéns ceará mirim tá precisando d um prefeito assim.

Simone Lira disse...

O melho carnaval de poco branco ate hoje, amei

Anônimo disse...

Poco branco nao pode para. Vamos votar nesse prefeito pra nosso cidade continuar crescendo. So quem nao ta gostando dele e os politicos que nao come mais dinheiro da prefeitura. Por que ele faz pro povo. Hospital, creche, casas, carnaval, aniversario da cidade(com as melhores bandas possiveis), campo de futebol, material esportivo pra todos os times, pagamento em dia dos funcionarios, melhor educacao que poco branco ja teve, reforma dos colegios, melhores estradas e muitos mais. Pode ate ser bruto, MAS TRABALHA POR POCO BRANCO.

Anônimo disse...

o carnaval desse ano foi muito bom eu adorei so nao gostei de ver um assasino vestidor de guarda municipal como e quer o prefeito quer pareçe ser homen de carate adimitiu quer uma pessoa quer ja matou um enoçente e deixou outra ferida em praça publica vestir a fadar da guarda municipal,e realmente poço branco e cheio de surpresas.

Anônimo disse...

É os GM, merecem um pouco de lazer também, os outros que me perdoe, + o GM DORGIVAL ta um arraso...
AMO MUITO VOCÊ,PAI...
CLARA DEINIVANIA
Ninas gerais.