26 de nov. de 2011

NO TÚNEL DO TEMPO

HÁ 25 ANOS


No próximo dia 30/11, completarão 25 anos que o município de Poço Branco (e toda região) foi sacudido por uma sequência de abalos sísmicos – sendo o maior com intensidade de 5.3 Graus (Escala Richter). Chovia na ocasião quando, por volta das 5h19min, vários abalos “apavoraram” toda a população ao rachar paredes, derrubar telhas, objetos domésticos e até algumas casas (foto acima). Àquela altura, grande parte da população não dormia dentro de casa e sim em barracas improvisadas nos quintais. Os abalos sísmicos não trouxeram apenas consequências emocionais para os moradores. Eles também deixaram impactos negativos sobre a economia e o modo de vida dos moradores da Região do Mato Grande.


Em João Câmara, o marco principal dos abalos foi a rachadura deixada na torre da Igreja Matriz (foto acima). Nos povoados de Samambaia e Baixos de São Miguel, formou-se o que os técnicos chamavam de "epicentros do fenômeno" e isso motivou a visita do então Presidente da República, José Sarney, aos municípios da região (foto abaixo).


Desde o ocorrido, as atividades sismológicas diminuíram gradativamente - a ponto de se imaginar sua cessação em definitivo. Entretanto, como é fato, em diversas oportunidades a região foi sacudida por abalos sísmicos de menor intensidade, mas que não chegaram a modificar o cotidiano das populações - como ocorreu em 1986. Há 25 anos...

4 comentários:

Elias Sobrinho disse...

É iso aí, tem gente que pensa que nao existe passado naum. Olhem pra ptras e vejam o qui fizerao e agora quereim qui o povo acredite qui eles sao a salvacao.. nada disso, fora com gemte oportunista quei naum tem ndada para dar e so quer se dar bem na tetas da prefeitura como foi no passado.

Marineide disse...

Foi um tempo dificil pra todo mundo mais ficaram as licoes do passado para nao sofrer no futuro. Parabens pela materia daniel.

MARIO SILVA disse...

TA CERTO O SR MUNHCHO, RELAMENTE NAO DAR PRA ACREDITAR NESSA TURMA DE FILHO DE POLITICOS. A HISTORIA MOSTRA QUE ELES SO SERAO CAPACHOS DOS PAIS E NADA MAIS. DESSE JEITO NDADA MUDA E TUDO CONTINUA DO JEITO QUE TA NA POLITICA DO BRASIL. OLHO VIVO POVO DE POCO BRANCO. SE LIGUEM PARA NAO SE ARREPENDER LOGO LOGO..

J. Cassimiro disse...

Caro Daniel...
Muito bem! É preciso não esquecer algo tão significativo para a nossa região. Inclusive, dia 30 - próxima quarta, haverá uma audiência pública em João Câmara, para discutir a atividade sismológica da região. Estou convidado. Seria bom a presença do Blog nesse momento.
Um abraço!

J. Cassimiro