30 de set. de 2011

ELEIÇÕES

A CORRIDA JÁ COMEÇOU


Imprimir folhetos, distribuir santinhos e pichar o número dos candidatos nos muros das cidades são ações que, a cada eleição, estão se tornando ultrapassadas – muito embora ainda possuam seu valor. Nos últimos anos, com a profissionalização das campanhas eleitorais, o chamado marketing político se tornou ferramenta indispensável para o planejamento e execução de uma empreitada política de sucesso. Seja para ressaltar o trabalho que está sendo feito, para contrapô-lo ou ainda para se mostrar como alternativa, não há mais como desprezar o poder das mídias digitais (redes sociais).

Hoje, quem pretende disputar um cargo no executivo ou legislativo municipal já percebeu o quanto a internet pode ser benéfica na transmissão instantânea de propostas, intenções e opiniões sobre os mais diversos assuntos da vida de um municipio – seja ele de pequeno, médio ou grande porte. Um grande exemplo foram as Eleições de 2010, em que os principais candidatos criaram sites ou blogs próprios em que se veiculavam propostas, agendas, fotos e encontros políticos em cada cidade ou região percorrida. Ainda hoje muitos políticos mantiveram o contato virtual com o eleitorado através da grande rede.

Outros atrativos das chamadas mídias digitais são o seu baixo custo (em comparação com TV, rádio e jornais) e a febre de costumes que elas criaram nas mais diferentes faixas etárias da população. Em pesquisas e documentários apresentados pela comunidade cientifíca e estudiosos do assunto, já foi provado que a palavra “internet” se tornou sinônimo de “mania, hábito ou costume” para muitas pessoas.

Conforme também já foi comprovado, a internet ainda não atingiu seu ápice de freqüentadores, mas já se tem notícia que ela tenha chegado a lugares nunca antes imaginados – como favelas, florestas, assentamentos, aldeias e outros. É, definitivamente, uma ferramentta “quase sem fronteiras”, não fosse o alto custo dos sinais telefônicos que garantem o acesso a grande rede.

Desta forma, antigos conceitos de se fazer política baseada apenas no “carisma” de um candidato já caiu por terra. É preciso massificar a imagem do postulante de forma constante, sempre explorando suas potencialidades, mas sem nunca desprezar outros conceitos como marcas, jingles musicais e imagens. O uso de recursos estatísticos e a criação de núcleos de comunicação e planejamento são “a bola da vez” nas ditas campanhas políticas modernas.

Um dos grandes exemplos da força da informação foram as vitórias do produtor rural Blairo Maggi, candidato ao governo do Mato Grosso. Antes das Eleições de 2002, Blairo era conhecido por apenas 6% da população matogrossense, mas conseguiu derrotar o ex-deputado Dante de Oliveira, um importante e conhecido político do país, ainda no 1º turno daquela eleição. Contando com grandes investimentos, inclusive um reconhecido trabalho de marketing eleitoral, Blairo Maggi conseguiu ainda ser reeleito em 2006 com a terceira maior votação do Brasil.

Atualmente, enquanto alguns políticos tradicionais estão se degladiando a procura de apoios (o que pode aumentar os custos de sua campanha política) outros estão investindo em marqueteiros, agências de propaganda e conhecedores do assunto. A intenção maior de uma campanha política (a vitória) pode até não ocorrer, mas o marketing político raramenente falha na criação de um “nome político”, identificado e reconhecido por sua população. É algo que somente investimentos financeiros jamais conseguirão criar.

O chamado marketing político parte, com antecedência, rumo ao trabalho de preparação da imagem do candidato perante sua população, deixando aos profissionais a tarefa de “preparar o sonho, as fotos, as imagens e os planos de campanha que se espera alcançar durante o processo eleitoral”.

Nesta verdadeira “corrida” é impossível desprezar o papel das mídias digitais (redes sociais), pois elas proporcionam uma divulgação rápida e para um grande número de pessoas ao mesmo tempo. Um candidato que não considere o marketing político possuirá uma campanha de maiores custos, com mais problemas e egos a acalmar. Dentro de cada realidade, nenhum candidato poderá desconsiderar totalmente o uso de meios digitais como a TV, o rádio e, sobretudo, a internet. O resto é com a vontade da maioria do povo.

12 comentários:

sandra barbosa disse...

Caro blogueiro,

É com muito pesar que outra vez espero ter o seu espaço para informar as pessoas de bem de Poço Branco sobre o jogo de intrigas que o blog dos gois está fazendo.

Agora apareceram com uma historia montada outra vez. Onde já se viu o blogueiro dos gois conhecer o dono de uma empresa de pesquisa que recebeu uma proposta indecente e ele não lhe revelar quem foi?

Esse jogo do blogue da oposição tá manjado demais, meu irmão. Ele só fala maravilhas das adesões de WG e só inventam conversas de trancoso sobre o prefeito. Meu prezado amigo blogueiro dos gois procure mostrar a verdade, os fatos e as provas do que você diz.

Deixe de tentar criar intrigas entre as pessoas que lhe dão ouvidos, que graças a Deus são poucas, só mesmo os politiqueiros de plantão de Poço Branco.

Desse jeito todo mundo vai perceber que a oposição vai fazer só terrorismo, filmes e novelas mexicanas pra iludir a cabeças das pessoas de bem de Poço Branco. Mas nao vai conseguir nao.

Deixe o povo escolher livremente quem quiser no ano que vem, sem tentar desviar os fatos e queinteressa ao povo que é a verdade e as provas das coisa que voce diz. É assim que o senhor faz jornalismo e informação??? a sua faculdade comeu o seu dinheiro amigo.

Pare com essa desculpa falsa de que não foi valorizado pela sua família. Porque você não tentou ficar em Natal e ganhar a sua vida por lá mesmo??? Veio pra cá pra detonar sua própria familia e fala que foi desprestigiado. Tenha santa paciência, amigo.

Imagine o que o senhor jovem blogueiro dos gois não vai inventar no ano que vem, principalmente se seu candidato WG estiver mau das pernas na boca do povo.

Mostre as coisas com clareza e não apenas boatos e coisas inventadas e maquinadas combinado com quem lhe paga. Você se acha muito inteligente e esperto por que é formado???

Voce acha que o povo de Poço Branco é burro pra cair nessas armadilhas??? É esse o respseito e a consideração que tem por nós??? Diga a verdade, mostre as provas e vai ganhar a minha admiração e de quebra caça logo o prefeito que voce tanto odeia.

ZUCA disse...

o BLOG DO LEONARDO ta a cada dia mais sem credibilidade. o blogueiro joga uma conversa na rede porque sabe que todos vai suspeitar de politico tal, no qual o blogueiro mete o pau. ai publica um post fantasma, onde a empresa nao tem nome, o candidato nao tem nome, o acessor nao tem nome. QUEM NAO TEM NOME É ESSE BLOG QUE NINGUÉM MAIS CONFIA. aja com seriedaded como daniel que tem ética e respeito com o leitor.

Flávio Vínícius disse...

Quantas Vezes ele Citou o Nome Do Prefeito Na Publicação?
Agora vçs Ficam Se Duendo. Alguma Coisa Errada Tem !!!

Anônimo disse...

Flávio,

O problema não é que ele tenha citado o nome do prefeito, o problema é que ele conta uma história na qual não há nenhum personagem. Inédito na literatura mundial o feito desse rapaz. E ainda consegue, conversando essas besteiras, provocar uma discussão, ao meu ver inútil porque ele nao falou nada com nada. Acho que a ideia dele é exatamente essa: provocar discussao e ganhar ibope e besta é quem ta indo na onda dele.

Marta - Manaus AM

Carlinhos do Serrote disse...

Flavio acho que leonardo tá sendo induzido a eescrever essas coisas (para nao dizer inventar). Sinceramente axo qui ele naum precisa fazer esse papelao de contar uma historia de tramcoso como disse sandra. è um jovem com futuro mais nao em poço branco e ao lado desses politicos ximfrim de lá.

GIANN disse...

Não entendo como um blog, tão isento como o seu Daniel, deixa entrar tanto comentário esculhambando com outro blogueiro.

Outra coisa que não entendo, é porque tanta gente se doendo, com a história que o menino colocou. Alguma coisa de errado tem.

Flávio Vínícius disse...

Se a História Não Tem Personagem Algum, Não Vejo Porque As Ficarem Discutindo.
Não Vi Ninguém Da Parte Do Grupo Góis Dizendo Que o Mau-Feitor Era o Prefeito! Já Os Simpatizantes De M.M. é Que Estão Atirando Pra Todo Lado.

Se Eu Não Fiz Uma Determinada Coisa, Por Que Vou Me Preocupar o Intrigas Desse Tipo?

"A Verdade Dói" - Um Dos Ditados Que Vale a Pena Parar e Refletir Sobre o Acontecido.

Blog de Poço Branco disse...

Aos leitores:

O Blog de Poço Branco continua aberto a expressão de opinião de seus leitores, através de comentários moderados antes de sua publicação.

Como já se percebeu, este espaço nunca priorizou o tema "política", exatamente porque gera muita polêmica, troca de farpas, insultos, etc. É o que parece resumir o ditado: "farinha pouca. meu pirão primeiro".

O Blog de Poço Branco pratica a informação, mas as pessoas podem discordar do que foi escrito de forma não agressiva, opinando. É só saber como...

Quanto ao assunto em tela, os comentários aqui aprovados não fazem "esculhambação" ao blogueiro Leonardo. São apenas opiniões que também foram enviadas a outros blogs além deste - até ao próprio.

Os comentários enviados a este espaço, que faltaram com respeito a Leonardo e sua família, não foram aprovados nem postados. E não foram poucos, diga-se de passagem.

Afrontas contra as pessoas não são permitidas neste espaço, como já dissemos inúmeras vezes. Entretanto, embora façamos um filtro, não podemos censurar totalmente a opinião das pessoas.

Se todos perceberem, no próprio Blog de Leonardo algumas pessoas fizeram declarações muito fortes a sua pessoa, inclusive envolvendo seus familiares.

Estes mesmos comentários desrespeitosos foram enviados a este Blog e a outros, mas não é nossa intenção divulgar tamanha falta de respeito.

O Blog de Poço Branco continuará a dar a oportunidade de expressão, embora moderada, a seus leitores. Afinal, se tudo que for dito sobre uma pessoa de forma "não elogiativa" for considerado um desrespeito é melhor não permitir que se façam comentários.

O que jamais publicaremos aqui são ofensas pessoais de nenhuma natureza, mas opiniões sobre atitudes são permitidas - aqui e em qualquer espaço democrático.

Equipe do Blog de Poço Branco.

CAIO disse...

os politicos mais serios de poço branco sao mauricio e edinho. o ideal era que os dois estivesse do mesmo lado lutando por dias melhores para poço branco, mas infelizmente edinho tá na oposiçao apesar de saber dos riscos que poco brnco corre se a oposiao chegra a prefeitura , é umam pena que ele esteja lá.. nao combina com o perfil dele mas tudo bem apesar de muita gente que eu conheço nao concordar ele deve saber o que faz. acho so que ele teria mais votos se estivesse com o prefeitu.

Manu disse...

respeto a opição de edinho só qui eu axo qui ele tá pensando mais na frente por que tem futuro aki em poço branco como pulitiko mermo qui o povo as vez só goste de cabra rim

Anônimo disse...

Esse blogueiro com certeza não mora em Poço Branco! por que ele não fala da politica em si. Deve ser algo pessoal com o prefeito, ou é louco, ou caso contrário,tem inveja do prefeito. Porque é muita contradição!, será que é porque ele queria mamá na prefeitura e Mauricio não aceitou.

Anônimo disse...

Ave Maria, tá explicado por que essa coisa ruim é renegado pela família,o cara é um COMPLETO IDIOTA,e aqueles que dão apoio a esta figura impoluta com certeza não deve ter massa cinzenta no crânio,deve de ter outra sustância chamada M..., quanta obsessão pelo prefeito.Essa briga é mais do que pessoal,isso é mal querência familiar.
eeeeeeeu hein, STOP NOW!