22 de abr. de 2011

A SEMANA SANTA

PEIXE PARA O POVO


Nesta quinta-feira (21), a Prefeitura Municipal de Poço Branco distribuiu cerca de cinco toneladas de peixe para a população que se dispôs a receber o tradicional “Peixe da Semana Santa”. Além da sede, a entrega do peixe também foi realizada em alguns distritos e resgatou uma tradição de outros anos. A entrega do Peixe da Semana Santa não é uma tradição exclusiva do município de Poço Branco. Em algumas cidades da região, como João Câmara e Jardim de Angicos, as prefeituras locais tiveram a mesma iniciativa de grande alcance social.


Desta vez a população poçobranquense não precisou sair de casa para receber o peixe. A entrega transcorreu, de rua em rua, de forma tranquila e organizada e contemplou muitos cidadãos (os mais carentes, em especial) com o suficiente para os almoços da quinta e sexta-feira santa. Longe de ser uma medida de efetivo combate a pobreza e a falta de oportunidades, a distribuição do peixe é sempre sentida de forma positiva (quando ocorre) e negativamente (quando não) e está acima de posições politico eleitorais.


Ainda assim o plano desta discussão é muito amplo e acalorado. Resta-nos perguntar: será que estas doações não possuem nenhum ato benéfico, por menor que seja? Num país com altos índices de violência, desemprego e carências seculares nas áreas de saúde e educação (só para não citar outras) por onde começar a reduzir tantas diferenças? As respostas, na teoria, são inúmeras; mas, na prática, elas se resumem a algumas poucas.


Pelos mais variados motivos a descrença de ações efetivas (com resultados a longo prazo) é crescente em todas as camadas sociais e econômicas da população. Mas não se pode desprezar, nestes casos, o poder paliativo que estas ações proporcionam a muitos cidadãos e suas famílias. Neste caso, o que não vale é a crítica infundada de quem teve a mesma oportunidade de fazer e não fez (ou fez exatamente a mesma coisa). Assim sendo, quem não possui isenção não deveria falar para não cair máxima que diz: “falar é fácil; fazer é que é difícil”.

SEMANA SANTA II


Os significados da Semana Santa são muitos e a maioria deles é de origem religiosa. Mas há também aqueles cujas consequências são de cunho financeiro. Em Poço Branco, a tradição de comer peixe na Semana Santa tem sido uma boa oportunidade para os pescadores locais ter garantida a compra de suas produções. O pescado oriundo das águas doces do Rio Ceará Mirim é bastante apreciado, nesta época do ano, e sua variedade é responsável por levar à mesa do poçobranquense o “peixe santo de cada dia” por valores acessíveis. Desde o Cará, passando pela Piaba, Bebeu, Curimatã, Traíra, Tilápia, Tucunaré (até o tradicional Camarão) as opções de sabor são tão variadas quanto o preço médio pago por quilo.

Segundo os pescadores Zé Loção e Pretinha, a Semana Santa traz boas vendas e lucro certo. Eles afirmam que a Tilápia é a iguaria mais procurada em Poço Branco por ter um sabor diferenciado e por conter poucas espinhas. Em média, a Tilápia foi encontrada em Poço Branco por R$ 7,00 (sete reais) o quilo, mas não sai por menos de R$ 10,00 (dez reais) na capital do estado e outras cidades vizinhas.

Enquanto os dois primeiros estão relativamente otimistas, outros dois pescadores locais, em conversa com o Blog, mostram outra realidade. Os pescadores Dedé e Chico (que preferiram não se identificar) afirmaram que esta é a melhor época do ano para a venda do pescado. Contudo, isso não significa certeza de nada. “Tem tempo que a gente não vende nada. Só pescamos para comer e até damos o peixe para não perder tudo. O povo gosta é de carne e os donos das bodegas não querem comprar peixe”, desabafa o pescador Dedé.

Já o seu companheiro de profissão reclama do pequeno preço por que passam o pescado para os comerciantes locais. Segundo ele, o que existe é “desvalorização e exploração” dos profissionais das redes e dos anzóis. Chico argumenta que o trabalho de um dia de pescaria não é recompensado como deveria, nem mesmo durante a Semana Santa. Ainda assim, ele agradece a Deus por ter o que comer todos os dias.

FALTA DE ENERGIA


Por volta das 19h, desta quinta-feira (21), a maior parte da cidade de Poço Branco ficou totalmente às escuras. O motivo foi a queda da rede de alta tensão nas proximidades do Fórum Des. Wilson Dantas (foto). A equipe técnica da Cosern respondeu prontamente ao chamado da população e reestabeleceu o sistema elétrico por volta das 22h30, o que foi um alívio para a poçobranquense Sebastiana Oliveira (Bastinha). Ela diz: “tempos atrás nossa Semana Santa aconteceria sem energia. A privatização da Cosern foi boa por isso”.

TRADIÇÃO


A brincadeira de perseguição ao Judas permanece em Poço Branco. Apesar da grande influência de outras culturas, sobretudo o modo americano de vida, algumas tradições permanecem vivas na memória do povo. Na Praça Bom Jardim, na Avenida Nóbrega Machado, um grupo de amigos repetiu a brincadeira que foi perpetuada na comunidade pelos saudosos poçobranquenses Geraldo Gonçalo, José Bernardo, Antônio Cacheado, Chico Gonçalo e tantos outros. A cultura e a valorização de costumes antigos é a afirmação de um povo, sem dúvidas.

VIOLÊNCIA

A morte do poçobranquense Dezoito Dedos (foto) reacende uma discussão antiga: a diminuição da maioridade penal. O assunto é polêmico, divide opiniões e requer atitudes urgentes de um poder público que tem se mostrado ineficaz e lento na tomada de medidas para amenizar a insegurança - tão presente nos grandes e nos pequenos centros populacionais do país.

Opções existem. Contudo, a maioria delas esbarra numa legislação antiga e distante da realidade. Enquanto as soluções ou as medidas paliativas não chegam, uma solução aparente parece ser o aumento das atribuições e prerrogativas das Guardas Municipais. Há muitos anos as policias oficiais (militar, civil, rodoviária, federal, etc.) não conseguem atingir seus objetivos legais - seja por falta de estrutura, de pessoal ou por outros motivos de menores. Com a palavra as autoridades do país.

Foto: Fotoblog de Williams Rocha.

12 comentários:

Carlinhos disse...

muitos boas essa materiais , escepicionail .

MARIO disse...

GOSTARIA DE SABER QAUNTTO ESSE PEXE CUSTOU A PREFETURA.

sandra barbosa disse...

quero da parabens ao prefeito por dar um pouco a quem tanto precisa senao podi ser todo dia que seja de ano em ano. é a ismola da semana samta parabems ao prfetro

NOVATO NA CIDADE disse...

TENHO A MAIOR CONFIANÇA NESSE PREFEITO, É UM CARA FIRME DE PALAVRA. SE É SIM É SIM, SE É NÃO É NÃO. NÃO TEM MEIAS PALAVRAS NEM FICA ENROLANDO. TEM UM CERTO Q NAO QUERO CITAR O NOME Q É MAIS FALSO QUE TAMPA DE FÔJO, CONFIEI NELE E FOI SÓ DECEPÇÃO, GENTE QUE SÓ PENSA EM DINHEIRO, LUXO, CARRO, CAVALO, SÓ PENSA EM ESTATUS. QUER PEGAR A PREFEITURA PRA SATISFAZER SEUS LUXOS. É UMA DIFERENÇA MUITO GRANDE DO PREFEITO ATUAL QUE É UM HOMEM PÚBLICO EXEMPLAR. E OLHA QUE EU NAO FAÇO PARTE DO GRUPO DELE, MAS A VERDADE ACIMA DE TUDO. PARABÉNS SEU MAURICIO POR TUDO QUE TEM FEITO POR ESSA CIDADE E SABEMOS QUE É SÓ O COMEÇO. TENHO VISTO QUE SERIEDADE É A SUA MARCA REGISTRADA E É DISSO Q NOSSO POVO PRECISA.

Mucio Lima disse...

com 8 vereador afavor i so uma contra esse prefeto vai faser o que quizer. Assi é bom dmais..

o critico disse...

esse anônimo. é escróto d+ ele é ó tipico eleitor dos gois. não sabe de porra nem uma... ném escrever. é um embêsil. com todo respeito a os embêsis.

Ivanildo Torres disse...

rapaz num sou de poço branco não mais ouvi dizer que os ultimos 3 prefeitos nao podem mais ser canidato. parece que o povo daí num sabia iscolher direito ,mais agora enfim butaro um homi direito nessa prefeitura. meu pai ja trabalhou co mauriço e pense num caba correto. deve ser purisso que dizem que tem maioria entre os veriador , se eu fosse daí votava nesse cara pra mais 4 ano. aqui onde moro é todo mundo comraiva do prefeito cargo comicionado e contrato é 2 mes sem dinheiro é a maior isculiambação. que inveja de voces que tem um prefeito serio.

Zé do Conjunto disse...

rapaz eu num ia com a kara do prefeito nao mas se ele inaugurar o hspital esse ano ja pode contar com meu voto e de todo mundo aki de kasa. moro no conjunto e lembro como hoje quando a prefeitura se mudou daqui pro colegio pra fazerem o hsptal. o prefeito era fernando candido. nem fernando fez o hospital nem joao maria fez nem roberto fez. agora chega mauricio e eu vejo ele quase todo dia dentro da obra do hospital, parece que é o sonho dele ver a obra concluida. se ele fizer essi hospital já prova que é mais competente que três prefeito junto.entao um cara desse já conquistou meu voto. votei em WG na eleicao passada mas esse prefeito atual conquistou minha confiança. o homi é socado dentro das obra. nao é prefeito bossal nao! é prefeito trabalhador.

Cinthya disse...

é peçoal , a campainha só cemessa anu ki vem. axu qui o vermelhao vai tomar contas das rua de poço branco. si o homi truxe avioes aí é ki a galera jovi vai levanta a bandera vermelha. vai dar uma lavage de mais de 2.000 voto de maioria. minhas colega tudim vota em MAuricio. axu que quase todo mundo vota, pelos menu os jovi vota im massa é so o que eu iscuto.

Anônimo disse...

fico feliz de ver que o povo de Poço Branco, estão começando a ver a nossa cidade com outros olhos e vendo que temos tudo para ver nossa cidade crescer a cada dia, parabéns, Maurico, como costumo falar o nosso município ganhou na loteria com a sua admistração. Célia Simplício.

Fã de Aviões disse...

AÍ GALERA JOVEM: O GRUPO ADVERSÁRIO DO PREFEITO TÁ COM AS GOTA PORQUE AVIÕES VAI TOCAR EM POÇO BRANCO. TÃO COM AS MULESTA DE RAIVA. ELES TÃO ACHANDO RUIM PORQUE O PREFEITO TÁ TRAZENDO UMA BANDA BOA. ISSO SIGNIFICA QUE SE ELES ESTIVESSEM NA PREFEITURA IAM TRAZER NO MÁXIMO A BANDA "DESAFINADOS DO FORRÓ". ELES NÃO SUPORTAM O FATO DE MAURÍCIO ESTAR DANDO UM SHOW DE ADMINISTRAÇÃO E ESTAR COM GRANDE MORAL COM O PÚBLICO JOVEM, ESSA É A VERDADE. CUIDADO ADVERSÁRIO QUE RAIVA FAZ MAL PRA SAÚDE DEIXEM DE BESTEIRA, RELAXEM E VENHAM CURTIR COM A GENTE A BANDA AVIÕES. TOCA AÍ RIQUELME........ E UM CONSELHO, PAREM COM AS CRÍTICAS PORQUE ISSO SÓ TEM AFASTADO O ELEITORADO JOVEM DE VOCÊS.

Flávio disse...

Tá realmente Dando Um Show De "ADMINISTRAÇAO".É Só Olhar a Saúde, o Saneamento Básico, o Esporte e Etc.
Dizem Que o Homem Tá Investindo Muito No esporte; Será? Olha Aí:http://www.portaldatransparencia.gov.br/convenios/DetalhaConvenio.asp?CodConvenio=651961&TipoConsulta=0