17 de abr. de 2011

SEMANA SANTA E OUTROS

A SEMANA SANTA E A PAIXÃO DE CRISTO

A Semana Santa em Poço Branco está chegando e com ela a saudade da Paixão de Cristo, um espetáculo que levou emoção e a mensagem de paz a muitos poçobranquenses e visitantes. A encenação ficou para trás, já faz parte do passado e parece distante de voltar. Mas a fé daquele povo continua inabalável. A tradição de comer peixe, fazer jejum e participar ativamente da semana da Páscoa ainda acompanha muitas gerações.

A Semana Santa também é uma oportunidade de muitos conterrâneos visitarem seus familiares, reverem amigos – tudo em função do feriadão que se aproxima. Outra tradição poçobranquense são as festas profanas que reúnem muitos jovens nos clubes da cidade. A prática do roubo a galinhas e “a perseguição ao Judas” são tradições que fogem às recomendações religiosas e de etiqueta social, mas nunca podem ser consideradas como “extintas”.

Praticamente todas as tradições da Semana Santa estão sendo mantidas. Contudo, a peça teatral “A Paixão de Cristo” é, sem dúvida, a ausência mais sentida na cultura popular do povo de Poço Branco. Infelizmente.

NEPOTISMO

A prática do nepotismo não chega a ser uma novidade no Brasil. As primeiras ações governamentais e políticas para beneficiar parentes – em detrimento da capacidade de outros, é uma realidade desde o Brasil Império. Nos pequenos e grandes municípios sempre foi comum que primeiras damas fossem nomeadas como tesoureiras e filhos, sobrinhos e outros parentes exercessem funções de confiança.

Ano após ano, eleição após eleição, um sentimento de indignação e dúvida atinge cada vez uma fatia maior da população brasileira porque esta prática jamais deixou de ser praticada - apesar de muitas justificativas a seu favor. Nos últimos anos ela parecia caminhar para o fim, mas a Súmula Nº 13, do STF, que proibiu esta prática dentro e em esferas de governo diferentes, delimitou uma exceção.

São para os cargos considerados como “agentes públicos ou políticos”, ou seja, cargos de confiança. Estão enquadrados nesta os cargos de secretários municipais e até estaduais. Foi em atenção a um pedido de um ex-governador do Paraná e a uma situação de nepotismo vivida no município de Água Nova/RN que o STF editou a Súmula que permite que parentes diretos do executivo municipal e estadual exerçam cargos de secretários.

As leis brasileiras são muito dinâmicas e podem modificar estas situações a qualquer momento. Assim, o que acontece nos municípios de João Câmara, Poço Branco, Natal e em muitos municípios brasileiros não tem nada de irregular ou ilegal. Pode não ser justo, mas é totalmente de acordo com a lei.

REPASSES DA UNIÃO

Confira os valores líquidos repassados ao município de Poço Branco neste primeiro trimestre de 2011. Clique na figura para ampliá-la.

Um comentário:

Antonio disse...

Valeu daniel voce consegui exclarecer sem puchar o saco de nimgueim. valeu mesmo ..