4 de mar. de 2011

ÚLTIMAS DO BLOG

CARNAVAL DOS IDOSOS

Carnaval de 2010 do CCI
Nesta sexta-feira (04/03), a SEMTHAS-PB promove o Carnaval do Centro de Convivência dos Idosos de Poço Branco (CCI). Os festejos acontecerão a partir das 18 horas. A folia abre oficialmente o Carnaval poçobranquense.

Organização:
Prefeitura Municipal de Poço Branco
Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social - SEMTHAS
Centro de Convivência de Idosos Maria do Carmo Vilaça

O CARNAVAL DE POÇO BRANCO

Folia de 2010
O Carnaval de Poço é um evento já consolidado na cultura de seu povo. Em sua 18ª edição, na era dos carnavais de rua, a folia poçobranquense caminha para crescer cada vez mais. Em 1993, ao substituir os tradicionais bailes de clubes (pagos) pelo carnaval gratuito, o ex-prefeito Zé Carneiro talvez não apostasse que o evento ganharia tamanha dimensão. Os blocos e a comunidade carnavalesca em geral vem ganhando reconhecimento interno e a festa tem atraído caravanas de diversas cidades vizinhas. Outra conquista do Carnaval de Poço Branco é a diminuição na migração de foliões em busca de outras cidades, especialmente para o litoral - como era comum no passado.

O Carnaval de Poço Branco sempre teve um apelo familiar muito forte, mas ainda é um evento totalmente organizado e financiado pelo poder público. À exceção dos pequenos negócios gerados todos os anos, toda a estrutura física e de entretenimento é custeada pelo erário municipal. O Carnaval de Poço Branco ainda não comportou parcerias privadas, muito embora, nestes dezoito anos, cada gestor municipal tenha procurado - sem sucesso, dar esta marca diferencial a festa. Ainda não foi possível, mas poderá ser uma grata realidade em breve.

Para 2011, algumas reclamações do passado parecem estar sendo sanadas. As principais foram a ausência de uma atração diurna na barragem, a pouca divulgação da festa e o horário limitado da folia. Ao que se percebe, alguns destes itens (e outros de menor intensidade) estão sendo total ou parcialmente solucionados, mas, dificilmente, as mudanças implantadas agradarão a todos barraqueiros, foliões e a população em geral. Não há como...

O Carnaval de Poço Branco vai começar! Dele, espera-se muita alegria, folia, bebida, comida, bom senso e tudo que é bom - desde que com moderação, é claro. Que os quatro dias de festa transcorram sem maiores incidentes e em clima de total harmonia e paz. É o que desejamos.

O HORÁRIO DA FOLIA

O juiz da Comarca de Poço Branco, Dr. Felipe Luiz Machado Barros, publicou nesta quarta-feira (02/03) portaria que define o horário dos festejos carnavalescos noturnos na cidade. Durante os quatro dias de folia, os shows e o uso de som automotivo será permitido até às 2h (duas horas) da madrugada. Após este horário, o descumprimento da portaria estará sujeito a intervenção policial. A comunicação foi enviada à Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Polícia Militar, Guarda Municipal, Conselho Tutelar e Ministério Público. O objetivo é coibir a criminalidade e proteger os próprios cidadãos.

O ESPAÇO DA CÂMARA

A Câmara Municipal de Poço Branco RN, realizou, no dia 16 de fevereiro de 2011, mais uma Sessão Ordinária onde foram discutidos vários assuntos de interesses da Comunidade de Poço Branco, dando ênfase as audiências públicas, ao projeto Câmara Itinerante, a II Ação de Cidadania (que será realizada neste mês no Distrito de Contador), como também os cursos de informática (do Telecentro implantado nesta Casa Legislativa) de Fotografia que estará com suas matrículas abertas em breve.

Na mesma sessão, foram votadas as Comissões Permanentes da Câmara para dirigir os trabalhos junto com o Exmo. Sr. Presidente nos dois anos seguintes. A Câmara Municipal de Poço Branco, na Sessão Ordinária de 22 de fevereiro de 2011, aprovou, por unanimidade de votos, as seguintes Matérias:

Projeto de Lei Nº. 003/2011 - Altera a Lei Nº. 071/90 de 21/08/1990, dando uma nova redação à delimitação do perímetro urbano da cidade de Poço Branco, RN, e dá outras providências.

Projeto de Lei Nº. 004/2011 - Dispõe sobre a contratação, por tempo determinado, para atender as necessidades temporárias de excepcional interesse público, nos termos do dispositivo encartado no Art. 37, Inciso IX da Constituição Federal e Art. 26 da Constituição Estadual e dá outras Providências para a contratação de dois profissionais médicos. Na mesma sessão foram aprovados 09 (nove) Requerimentos.

Do vereador Edi Carlos Alexandre:

Requerimento Nº. 001/2001- Solicita a restauração da iluminação pública nos postes implantados no Conjunto Manoel Lucas de Araújo, conhecido por Portelinha, bem como o corte do matagal que circunda aquele conjunto habitacional.

Requerimento Nº 002/2011: Solicita ao Prefeito Municipal a construção de uma sala de aula, para crianças de até 5 anos de idade, no distrito de Pousa, bem como a disponibilização de um professor para dar educação de qualidade as crianças.

Requerimento Nº 003/2011: Solicita a restauração da iluminação pública nos postes implantados no campo de futebol do Conjunto Novos Tempos.

Do vereador Percivaldo de Paiva Cavalcante Júnior:

Requerimento Nº 0011: Solicita, ao Ilmo Sr. Prefeito de Poço Branco, que seja construído um abrigo de passageiros próximo a linha férrea no Corte Grande.

Requerimento Nº 002/2011: Solicita que seja construído um abrigo de passageiros na BR 406, Km 116, entrada de Cravo dos Alves.

Requerimento Nº 003/2011: Solicita a drenagem da Rua João Batista da Cunha, no Conjunto Novos tempos, neste município.

Do vereador Francisco Ferreira Dantas Júnior:

Requerimento Nº 001/2011: Pede providências, em caráter de urgência, para a limpeza da Avenida Poço Branco e Rua 15 de Novembro.

Da vereadora Suélia Catarina Ferreira de Lima:

Requerimento Nº 001/2011: Solicita ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal, que cumpra a Emenda Constitucional que altera a redação do inciso XVIII do Art. 7º da Constituição Federal, para aumentar para 180 (cento e oitenta dias) dias de duração o período de licença gestante.

Todos os projetos e requerimentos acima citados foram aprovados por unanimidade por todos os vereadores presentes, na Sessão Ordinária de 22 de fevereiro de 2011. Na mesma sessão, duas pessoas se inscreveram na Tribuna Popular: A senhora Maria dos Navegantes, do Conjunto Novos Tempos, abordou sobre a falta de energia ao redor do campo de futebol do referido conjunto, causando transtornos aos moradores daquele local. A senhora Maria de Lourdes Lopes, abordou sobre o alagamento constante, no período chuvoso, na Rua José Roque da Silva, pedindo aos vereadores junto com o executivo uma imediata solução para o referido problema.

OPINIÃO

“Inútil... A gente não sabemos escolher presidente”, música da banda Ultraje a Rigor.

Será que realmente essa letra diz a verdade? Será que somos realmente inúteis? Será que somos incapazes de escolher quem vai nos representar durante quatro anos?

Não, nós não somos inúteis! Somos capazes de escolher quem vai nos representar, sim. Escolher pessoas de caráter e responsáveis com seus deveres. Por isso, caros leitores, antes de votar, antes mesmo de chegar em frente as urnas, pensem antes para não se arrepender depois. Não venda seu voto. Ele é como o seu dinheiro que está na poupança.

Ele é como a sua esperança de mudar a sua cidade, pois se você votar com compromisso, depois você vai ter como pedir a atenção devida pra você. Já quando o seu voto é vendido...

Você vai poder exigir saúde, segurança, educação, dentre outras coisas. Não que eu tenha vendido meu voto. Pra mim é como a única esperança de poder. Sim, de poder. Meus caros amigos e amigas que acompanham esse blog: sejam úteis a si mesmos e a sua cidade; seja ela grande ou pequena, com ou sem poluição. Seja útil não só uma vez, não só diante de urna urna. Seja útil durante toda a sua vida!

Acompanhe, brigue sem ofensas de lado ou cor. Exija isso de você mesmo. Vamos dar um basta nisto. Vamos fazer com que nossa cidade seja melhor do que é, dando um basta no nosso próprio egoísmo. Obrigada e pensem melhor sobre este assunto.

Cainara Leal

Um comentário:

fátima ramos disse...

parabens daniel por este espaço pois só atráves dele, estamos sempre antenados (a) com as noticias de nossa cidade.quero tambem parabenizar a todas as mulheres de n/Municipio, N/estado N/ pais. 08 DE MARÇO
DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES.

Fátima Ramos