15 de jul. de 2014

RESULTADO

ENQUETE


Criada em 09/06, a mais recente enquete do Blog apurou, entre seus leitores, a opinião sobre um tema bastante debatido no meio da população católica de Poço Branco. Sabe-se não ser de hoje o anseio de parte dessa população em elevar o município à condição de Paróquia Católica, transformando a Igreja do Sagrado Coração de Jesus (foto acima) em Matriz.

Com esse intuito, a enquete formulou a seguinte pergunta a seus leitores: “você é a favor de que a Igreja do Sagrado Coração de Jesus se torne uma Paróquia?”. E os resultados foram os seguintes: 

Sim - 70%
Não - 24%
Não sei - 3%
Tanto faz - 3% 

Apesar do resultado dessa enquete ser mais que previsível, é preciso se perguntar: “será que a comunidade católica de Poço Branco consegue manter uma Paróquia, com todas suas obrigações e despesas com a manutenção dos prédios, salários de funcionários e seus encargos, além de outras despesas?”.

5 comentários:

Anônimo disse...

Caríssimo blogueiro, você já procurou saber qual o faturamento das igrejas Taipu x Poço Branco? Se você você souber, saberás também que quem não vai sustentar sua paróquia será Taipu. Pois, todos sabem que a maior contribuição da paróquia atual, vem de Poço Branco.

Aluisio disse...

Não vejo nenhuma diferença quanto a quem contribui mais. Essas informações financeiras da Igreja de nada valem se não forem oficiais (e verídicas). E quem consegue esses dados? Com quem falamos para conhecer a prestação de contas de uma Igreja ou Paróquia? A questão que o blogueiro levantou ao final da matéria é se Poço Branco sozinho (sem a arrecadação de Taipu) tem condições de manter uma Paróquia. A meu ver não tem, a não ser que Taipu continue na Paróquia, agora rebaixado a condição de capela. Somente a sede vai mudar de Taipu para Poço Branco. É assim ou cada uma das cidades será uma Paróquia? E os católicos de Taipu gostarão da ideia de passarem a capela?

Anônimo disse...

O que falta é a comunidade católica de Poço Branco, ser mais atuante. E sobre a prestação de contas, salvo não me engano, a igreja funciona todos os dias pela manhã e lá no mural da igreja tem a prestação de contas.

PASCOM disse...

A Paróquia Nossa Senhora do Livramento não seria rebaixada a condição de capela. Até porque é uma igreja centenária e isto pesa. No entanto, com relação aos valores, estes são, sim, mostrados em prestações de contas uma vez por mês na missa. Taipu continuaria a ser paróquia e Poço Branco uma nova paroquia da Arquidiocese. Quanto a conseguir se manter, dependerá do administrador paroquial realizar um bom trabalho pastoral para que os fiéis se sintam motivados a devolver o dízimo como de costume.

Jony Edson da Silva Mateus disse...

PARABENS PELA MATERIA,VAMOS TORNAR POÇO BRANCO -RN UMA PAROQUIA DO ESTADO DO RN. JONY EDSON REPRESENTANTE DA EQUIPE DA IGREJA CATOLICA DE POÇO BRANCO - RN.