17 de mai. de 2014

ÚLTIMAS DO BLOG

CHUVAS EM POÇO BRANCO

Arco-íris visto da Praça Coração de Jesus (foto: Kátia Ângelo)
Ele ainda não chegou pra valer. Em época de instabilidade do tempo, tudo o que for previsto meteorologicamente pode ser desmentido instantes depois. Talvez por isso, os cientistas da área falem do assunto com tanta cautela e que a palavra “certeza” saiu dos seus vocabulários.

Nível das águas subiram na Barragem Eng. José Batista do Rêgo Pereira
Enquanto isso, em Poço Branco, os dias e noites de chuva animam e “esfriam a cuca” da população. Ela também enche de esperança o homem do campo, ansioso para que a limpa do roçado faça sua plantação florescer e dar frutos: o feijão e o milho. E a chuva, em Poço Branco, tem outro importante significado: a possibilidade de sangria da barragem, ocorrida, pela última vez, em março de 2009 (foto abaixo).


Alguns agricultores locais acreditam que, caso continue chovendo por mais algumas semanas, é possível que o solo favoreça a germinação das sementes. Já a sangria da barragem não é tão provável, pois requer um inverno regular. “Antigamente, quando chovia no sertão, as águas vinham diretamente para cá. Hoje, tem muitos açudes e pequenas barragens que precisam encher e sangrar para as cheias chegarem a Poço Branco”, explica o poço-branquense Geraldo Targino.

PARABÉNS DO BLOG


O Blog de Poço Branco parabeniza a senhora Elita Pereira pelos seus 90 anos de idade, comemorados no início de maio. Dona Elita é moradora do distrito do Xavier e ainda tem muitas histórias para contar. Que Deus a proteja e abençoe, sempre.

Um comentário:

CIRO disse...

parabems ao blogue que nao pucha saco de ninguem em poço branco e mostra as pessoa da terra sem politicageim.