20 de fev. de 2014

UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL

REESTRUTURAÇÃO DA COOPERATIVA
 
Ana Maria de Paula, Francisco de Assis e Mayse Garcia
Com o intuito de prestar assistência e sustentabilidade econômica aos agricultores da região do Mato Grande, três alunos (foto acima) egressos do Curso de Cooperativismo, Campus João Câmara, decidiram arregaçar as mangas e pôr em prática os ensinamentos de sala de aula, a fim de promover a reestruturação administrativa, bem como das atividades da Cooperativa Agropecuária de Poço Branco/RN, cidade onde moram.
 
A Cooperativa de Poço Branco foi fundada em 09/01/1977 com finalidade de prestar assistência e sustentabilidade econômica aos agricultores do município e também da região do Mato Grande. Entretanto, por dificuldades administrativas, suas atividades encontravam-se paralisadas desde o ano de 1983.
 
Atualmente, a instituição conta com cerca de 83 propostas de adesão ao seu quadro societário, mesclando a formação de sua administração entre os três egressos do Curso de Cooperativismo, comerciantes, funcionários públicos e agricultores. Com sede no município de Poço Branco/RN, a cooperativa faz planos para, em no máximo três meses, dar início as suas atividades produtivas.
 
PROJETOS A CURTO PRAZO
 
- Reestruturação dos recursos hídricos do município para a utilização comercial da tilápia, tais como: barreiros, lagoas e tanques nas propriedades;
 
- Fabricação de polpa de frutas;
 
- Distribuição de farinha ao mercado em sacos de 01 KG, devido a grande produção neste município;
 
- Aquisição de trator, plantadeira de maniva e desbulhadeira de feijão e milho.
 
PROJETOS A LONGO PRAZO
 
- Melhoria genética do rebanho caprino, ovinos e suínos;
 
- Beneficiamento de carne;
 
- Criação de galinhas caipiras;
 
- Adequação das propriedades para a exploração de hortifrutigranjeiros.

Um comentário:

janaina santos disse...

Que coisa boa os três filho da terra recomeçarem a cooperativa. torço para dar certo.