3 de nov. de 2012

FERIADÃO

DIA DE FINADOS


Entrada do cemitério
O feriado nacional de Finados ganhou uma conotação diferente esse ano: o feriadão. Com o final de semana prolongado foi possível perceber, desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira (02), uma grande movimentação de pessoas em direção ao Cemitério Municipal de Poço Branco e aos cemitérios dos distritos de Contador e da Pouza.

Cemitério recebeu iluminação especial para a noite
Algumas pessoas ouvidas pelo Blog disseram preferir o horário da manhã para visitar os túmulos por causa da temperatura mais amena. Outros alegaram que ainda precisariam visitar parentes sepultados em outras localidades e que essas visitas começam pela manhã, estendem-se pela tarde e seguem até à noite – em alguns casos.

No anexo do cemitério estão alguns dos falecidos mais recentes
O sol casticante do final da manhã (e início da tarde) foi o motivo maior das reclamações, enquanto que a limpeza e a conservação do cemitério foi o item mais elogiado. Indagados pelo Blog, funcionários do cemitério não souberam estimar o número de visitantes, alegando dificuldade de fazer esse cálculo porque muitas pessoas vêm arrumar os túmulos pela manhã e voltam à tarde/noite.

Cemitério recebeu grande público
Nas imediações do cemitério de Poço Branco, o comércio de produtos típicos da data foi bastante movimentado. Velas, fósforos, água mineral, flores, arranjos e grinaldas foram bem comercializados e ajudaram o negócio de alguns pequenos comerciantes locais.

Muitas famílias se reuniram para lembrar os seus mortos
A data ainda teve a celebração de uma Missa na Capela de Santa Terezinha, nas proximidades do cemitério, que contou com um grande número de fiéis católicos. No início da noite ainda era grande a movimentação no cemitério, que só diminui por volta das 20h.

Nenhum comentário: