28 de ago. de 2011

SÉRIE DE OPINIÕES

POÇO BRANCO RUMO AO FUTURO

Dando início a série acima intitulada, o Blog de Poço Branco publica a opinião do cidadão e vereador, Edi Carlos Alexandre (Edinho). Após o pedido do Blog, Edinho foi o segundo cidadão poço-branquense a mostrar sua cara e dar sua opinião corajosa sobre o assunto em tela. O Blog continua a esperar pela contribuição de outros cidadãos que já foram previamente convidados. Confira a opinião de Edinho.

Falta de emprego e oportunidades: um grave problema em Poço Branco

Amigos,

Em que pese nossa cidade localiza-se a apenas 60 km da capital, Poço Branco padece de um mal: a falta de uma política pública clara, voltada para geração de emprego e renda junto aos nossos jovens.

Trata-se de tema relevante sob o aspecto social e econômico. Nossa cidade não possui um centro profissionalizante (a exemplo de uma CEFET ou mesmo centro profissionalizante muncipal); também não existe uma indústria, nem tampouco uma política de incentivo fiscal capaz de atrair indústrias e empresários do ramo.

Esta situação pode provocar graves problemas sociais como, por exemplo, desempregos, ociosidade de jovens - o que pode levá-los ao “mundo das drogas e do crime” - baixa estima, desaquecimento do comércio e economia local, motivada pela interdependência de receitas decorrentes apenas da Prefeitura, INSS e Estado.

Mas afinal, o que fazer para resolver este problema? Falta uma entidade para capacitar e direcionar estes jovens para estágios e empresas? Falta maior investimento do setor público (prefeitura, governos estaduais e federais)? Falta um maior incentivo ao empreendedorismo local (voltada para implantação de indústria/pequenas fábricas)?

Estaria faltando uma política pública municipal mais focada para atrair os investimentos citados acima? Estaria faltando um melhor aproveitamento de nossas potencialidades locais - a exemplo do turismo ou psicultura (criação de tilápias em tanques-redes em nossa Barragem), por exemplo?

Penso que uma outra alternativa seria a agricultura - voltada para o agronegócio e exportação - mediante uma assistência técnica aprofundada (inclusive com estudo do solo) e constante junto aos nossos produtores rurais.

Atualmente, Poço Branco tem um FPM em 1.0, o que significa um aumento considerado de receitas em relação aos anos anteriores. Creio que já está mais que na hora de direcionar parte desses recursos para uma política pública geradora de emprego e renda aos nossos jovens e demais cidadãos. Muitos deles só carecem de uma coisa: oportunidade.

Lembrem-se: o trabalho, o emprego e a renda concedida ao homem, além de lhe propiciar o sustento, resgata-lhe a auto-estima e cidadania.

Um abraço a todos.

12 comentários:

BOB ESPONJA disse...

A verdade é que a maioria daqueles que nos representam são muito teóricos mas pouco práticos. Prova disso é as zilhões de audiências públicas pra discutir a questão da (in)segurança em nosso município. Muita palavra bonita, muita teoria, mas no campo prático nada acontece. Senhores representantes do povo, por favor: menos palavras e mais ação.

Manoel Reis disse...

Veju qui achar as solucao com palvras é muito facil mais realizarr as coisas já nao é tao facil naou. Se hoje naum tá bom imagine a uns ano atrais quanfo a cidadi de poco branco era chamada de famtasma porqu naum timnha nada por aki..

NIVALDO SILVA disse...

EDINHO SÓ LAMEMTO QUE TUDO QUI VOCE DISCE AÍ SEJA UMA SITUAÇAO QUI VEM DE MUITOS ANOS E QUE NENHUM PREFEITO FEZ NADA OU MUDOU NADA NESCE SENTIDO. COMO JA DISSERAO É FACIL FALAR, FAZER É QUE É DIFICIL. SÓ LAMENTO TANBEM QUI VOCE NAO TENHA DITO ESSA MESMA COISA NO ANO PASSADO OU EM 2009 QUANDO APOIAVA O PREFEITO DE AGORA. .

CAIO disse...

Deixem-me sentar na cadeira de presidente da república e eu resolvo todos os problemas do Brasil!!! Será???

Edinho disse...

Prezados,

Parabéns pelo Debate.Devo-lhes, no entanto, esclarecer que meu dever, enquanto vereador, não é planejar e nem executar ações administrativa- esta tarefa compete ao prefeito da cidade.

Minha missão , enquanto vereador, é legislar(fazer projetos de leis), requer, cobra e sugerir soluções. E ,quanto a isto, entendo que venho fazendo o meu papel, sendo, inclusive, reconhecido em enquetes, pesquisas de opinião pública, entre outro, a exemplo do Instituto Tiradentes(política levado à sério), quando recebi o título de vereador mais atuante.

Concordo que problema do desemprego em Poço Branco não será resolvido num "passe de mágica" e só com palavras- e nem foi essa minha intenção ao produzir o texto acima. Porém, o que não se pode é usar isto como desculpa ou pretexto para ficarmos no estado de "inércia", ou seja, sem pelo menos tentar executar um política pública voltada para geração de emprego e renda. E esse ponta-pé inicial(sair do estado de inércia) não compete a mim(enquanto vereador),nem a vc, mas sim, a quem foi dado uma procuração para gerencial e executar os recursos de Poço Branco, isto é, o Prefeito de nossa cidade.

Existe um provérbio que diz: "mas vale a tristeza de ter perdido, que a vergonha de não ter lutado".Assim, parem com esta desculpa, amparada no jargão popular de que: "com palavras, tudo é fácil e se resolve tudo ".Isso não condiz com vocês(que acredito, devam ser cidadão decentes).Tenham a coragem e a dignade de pelo menos lutarem, cobrarem soluções e apresentarem alternativas para nosso município.

Agora,peço-lhes uma coisa: cobrem o que é devido a cada um. Ou seja,ao prefeito, cobrem planejamento e uma boa gestão do nosso dinheiro, com execução de ações pautadas na eficiência e qualidade;ao vereador, cobre-nos retidão, fiscalização, ética e construção de leis- agora, de uma vez por todas, não venham nos cobrar execução de ações com dinheiro público, pois isto é o meu papel e nem dos demais vereadores.Cobre a quem compete fazer isto.

Lembrem-se: o perdedor e frustrado,justifica-se e apresenta desculpas; o vencedor, luta e acredita na sua causa até o fim.

Ah ,outra coisa:o amigo "Nivaldo está desinformado ou mal intencionado, pois o período que fiquei afastado da oposição foi entre out/2010 a 07/211.Portanto, apenas 10 meses, cabendo esclarecer que, durante este tempo, nunca deixei de cobrar ao prefeito ações voltadas para geração de emprego(isto pode ser comprovado em atas das sessões na Câmara Municipal, durante este período), como também nunca deixei de cobrar o funcionamento do cursinho-pré vestibular e o apoios aos estudantes universitário, especialmente no tocante ao transportes para aqueles que estudam em Joâo Câmara e Natal.

Peço-lhe, portanto, caro "Nivaldo", que compareça as sessões da Câmara, a fim de que possa opinar de forma mais justa, coerente, responsável e segura. Se fizeres isto, verificarás ,in loco, que nossos pronunciamentos sempre foram pautados no desenvolvimento da cidade, na causa coletiva e no zêlo com o erário público- dinheiro que não é meu , nem seu, mas de todo o povo de Poço Branco- infelizmente , tem gente que acha que é "dono" do dinheiro do povo e pode usufluir ao seu "bel" prazer,sem ser fiscalizado e nem cobrado.

As pessoas precisam entender que não são donas do "poder" e nem do dinheiro. Estão estiver ali, juntamente com seus apadrinahdos, ficarão por apenas 04 anos. Ou se, o povo entender que merecem, ficarão por mais 04 anos.Portanto, o povo é soberano: o poder emana dele ,o povo, é somente ele pode determinar quem zelará e gerenciará estes recursos, bem como também escolherá,sabiamente, os seus legítimos representantes(os vereadores)- aqueles que cobrarão e fiscalizarão aquele a quem o povo deu esta tal procuração, formalmente chamada de Mandato.

A quem não tenha gsotado,desculpem-nos o desabafo.

Um abraço e , mais uma vez, obrigado pelo espaço, Daniel.

EDINHO

Anônimo disse...

O QUE ME CAUSA INDIGNAÇÃO É VER UM HOMEM QUE TEM ESSA VISAO DE FUTURO FAZER PARTE DE UM GRUPO POLITICO QUE FEZ POÇO BRANCO ANDAR PRA TRAS 70 ANOS EM 7!!! VEREADOR VOCÊ TEM FUTURO VOCÊ É UM MININO BOM!!! SAIA DE PERTO DESSE POVO O QUANTO ANTES.

NIVALDO SILVA disse...

EDINHO EU SEI QUE VC TA NESSE LADO PRA NAO PERDER SEU MANDATO QUE É DO SEU PARTIDO E NAO SEU. EU SEI TAMBEM QUE ESSE EX PREFEITO AÍ QUE VOCE CHAMA DE AMIGO JÁ TAVA MAQUINANDO A SUA CASSAÇÃO. COMO VOCE FICA DO LADO DESSE POVO ?? E ESSES GOIS HEIN ?? EU SEI QUE VOCE SÓ TA PENSANDO EM SE REELEGER. ACHO QUE VOCE NAO ACREDITA QUE ESSES GOES VAO MELHORAR POCO BRANCO. SAI DAÍ EDINHO ANTES DE VOCE FICAR PODRE TAMBEM..

Ana disse...

boto a maior fé no vereador edinho e tenho certeza que ele ainda será prefeito de poço branco mas realmente nao tem nada a ver ele no grupo da oposiçao. nao combina com ele que é um cara com visao de futuro estar num grupo que so jogou poço branco no atraso. desculpe a sinceridade edinho mas no meu modo de ver voce esta do lado errado, é a minha opiniao.

Anônimo disse...

Edinho, você é muito bom nas palavras, mas am ações efetivas, não vejo este empenho. vc, me disse que para entrar na política ia gastar um valor razoável, mas que teria de ser deste jeito. penso que vc. será candidato reeleição, e aí, vai enfrentar só com os discursos, ou vai ter que desembolsar um valor bem maior do que na primeira eleição? temos que acabar com a politicagem. vc. fala dos valores que entram nos cofres da prefeitura, e o que entra nos cofres da câmara? por acaso o Senhor não sabe que assim como o prefeito a câmara também tem que prestar contas com a população? cobre isto também do presidente da câmara, pois a verba a esta casa destinada é proporcional ao FPM do município.

Carlinhos do Serrote disse...

Edinho sei que nao existe politico perfeito e nem pessoas. todos temo defeitos e qualidade, sei que vc tem recebido elogios e critica por que vc tem corajem de falar e dar sua opiniao e nao se esconde atras de nada. parabens pra vc que é um politico de futuro em poço Branco mais tenha cuidado com essa serpentes com quem vc anda..

Anônimo disse...

bom dia a todos!

Fico triste com todos voces que São da politica de Poço Branco,em vez de procura fazer alguma coisa para Cidade,so se preocupam com enteresse próprio,tudo isso e uma vergonha,sai da ir a mais de 20 anos,votei a ir recentemente e a cidade continuar a mesma,so agora nesta administraçao veio a ser contruido um Hostipal Municipal,
no Brasil toda pequena cidade.crese Poço Branco,continua a mesma ta na hora voces para com derbates sujooooo trabalher mais pela cidade,todos que continuares sua juventude ai, não tenhe futuro,cidade sem empregos,sem oculpaçao para os jovem,o que os Senhores Esperam desta junvetude?????????????? vão trabalha cambada...........

essa Cidade Merece coisa melhor.........

agradeço a todos

Daniel um abraço
Nilson
Sao Paulo SP

o pensador disse...

Edinho to com vc e nao abro.