22 de jul. de 2011

ANIVERSÁRIO DE POÇO BRANCO

48 ANOS DE HISTÓRIA

Está chegando a hora do maior evento já realizado no munícipio de Poço Branco. O show da banda “Aviões do Forró”, atualmente o maior fenômeno musical brasileiro, deve atrair um público jamais presente a um evento em toda história de Poço Branco. Antes, porém, estão programadas várias atividades cívicas, religiosas, inaugurações e competições individuais e coletivas que começaram desde o dia 16/07. As primeiras expectativas quanto ao comparecimento a festa são otimistas, mesmo que ela seja realizada numa terça-feira e antes de boa parte da população assalariada ter acesso aos rendimentos mensais. Em outros tempos, esta data não seria uma boa escolha, uma vez que os meios de transporte, os acessos e até o calendário de pagamento dos servidores municipais não favorecia. O evento restringia a participação da comunidade e tinha uma abrangência praticamente local.

A popularização do acesso a automóveis, a existência de melhores vias e o investimento da Prefeitura Municipal, aliados a outros fatores de menor proporção, farão com que caravanas de diversos municípios do Estado compareçam a Poço Branco na noite da próxima terça-feira (26). Mas a partir de ontem (22), a movimentação na cidade já estava intensa. Entre muitas opiniões, não há uma consensual, mas os organizadores do evento esperam a presença de um público em torno de 20 mil pessoas. Com isso, o evento da Emancipação Política de Poço Branco deverá se tornar tão tradicional quanto o Carnaval, o São João e a Festa do Padroeiro.

Para se ter uma idéia, o e-mail do Blog de Poço Branco recebeu a comunicação de que quatro “Fã-Clubes da Banda Aviões do Forró” estarão em Poço Branco. Os seguidores de “Xande, Solange, Riquelme & Cia” devem vir de Apodi, Santa Cruz, Mossoró e Lages – além de várias outras cidades, especialmente da região do Mato Grande. Os representantes dos fã-clubes dos Aviões solicitaram informações acerca dos meios de hospedagem, pontos turísticos e espaços de lazer disponíveis para os períodos “pré e pós festa” - em que estarão em solo poço-branquense. Segundo informações recebidas pelo Blog a organização do evento também elaborou um esquema de segurança, limpeza, socorro médico e ambulatorial, além de outros apoios logísticos para dar suporte ao evento.

A realização da Prefeitura Municipal de Poço Branco tem como objetivos, dentre outros, aproximar o evento social do cívico, visto que, há alguns anos, parte da população vinha dando mais importância às comemorações noturnas do que aos eventos diurnos – sem contar que era preciso pagar para assistir a um show artístico. A data da Festa de Emancipação Política de Poço Branco tinha se tornado um evento privado e um atrativo exclusivo de poucos – separando os que “podiam” dos que “não podiam”. A idéia central foi a de resgatar a tradição das festas “do povo para o povo”.

Mas a festa não possui apenas esta amplitude: ela também acabou mudando o aspecto pacato dos dias normais no município. A injeção de ânimo atinge praticamente todas as camadas sociais e setores do município, com maior ênfase para a economia e a movimentação dos jovens. Os setores de serviços e o comércio já começaram a sentir a diferença com um incremento nos seus lucros. A sensação do investimento com retorno, a satisfação de vender ou prestar um serviço e receber por ele é muito gratificante. Isso também garante a distribuição e a circulação de renda no município. Apesar de nem todas as pessoas pensarem desta forma, o acontecimento é, de maneira geral, benéfico à população poço-branquense. Agora, é esperar e torcer para que tudo corra dentro da normalidade. Tranquilidade, alegria e muita diversão é o que interessa e sempre com moderação... Uma ótima festa a todos e que ela entre pra história de cada um de nós.

Do Blog de Poço Branco a seus leitores.

Comece fazendo o que é necessário; depois, o que é possível e, de repente, você estará fazendo o impossível”. (São Francisco de Assis).

QUEM NÃO PERDERÁ ESSA FESTA

Ary Rocha, Edson Correia, Tião Paulada e Márcio Lopes
O empresário Burdisso, o vereador Edinho, Djalma do Contador e Rodrigo Lucas

4 comentários:

celma disse...

é doido quem votá noutro!

O Obsevador disse...

A festa é paga pela comunidade. Recursos da população. No entanto, existem camarotes a preço de R$ 30,00 por pessoa. No local onde os verdadeiros pagantes da banda poderiam ficar, mas, que estará ocupado para dar lucros a pessoas que só vem tirar proveito. "Nota 10" para a festa e "nota 0" para quem está fazendo e apoiando este comércio. Afinal a festa é ou não é do povo?...

Carlinhos disse...

Osbesevador vc parece revoltado demais pra falar com consciencia. Como vc pode dizer que essa festa naum é da comunidade? por acaso por esta festa alguem vai pagar para entrar? as pessoa naum estao impedida de levar sua bebida o que naum pode e levar cerveja de vidro por segurança. E ou tra coisa, se vco naum quer comprar por 2,50 ou 5,00 compre la fora nos traillers que deve custar menos talvez. Isso é a lei da oferta e quem decide é o comprador,. Voc ja foi no Carnatal on de tem investimento do governo do estado e da prefeitura de natal? por acaso a cerveja vendida naum é uma só? Mas o foliao é quem sabe se compra dentro do bloco ou fora nas ruas. Se o prefeito vaivender a bebida eu naum sei, mas o que vale pro povo é a festa na rua pra todos e de graça sem pagar 20 ou 30 reias. Procure outro motivo que esse aí naum cola naum.

Cidadã Poçobranquence disse...

Concordo plenamente com Carlinhos,ninguém é obrigado a subir em camarotes e nimguém tb tem culpa se o nobre amigo observador não tenha sido convidado e nem tenha condições de assistir a um show de aviões de camarote,por tanto se conforme e não fique atirando pedra em nimguém,pois nossa festa foi um verdadeiro sucesso em organização e tudo mais.Por acaso cv imagina qto custa toda aquela estrutura?vc acha que é símples colocar uma banda no porte de aviões em praça púlblica e deixar por conta?Poço branco infelizmente é muito carente de pessoas que tenha porte a altura p/enfrentar um investimento daqueles.concordas?Então felizmente aparece alguém p/ dar um suporte pq não aceitar?garanto a vc se aqui tivesse alguém que se prontificasse em fazer o que o rapaz que veio de fora fez,jamais o prefeito iria deixar alguém de fora tomar conta.No início ouve muita contrariedade,mais dps todos agradecem,pois toda comunidade poderam participar da festa com tranquilidade.Qto a vc nobre amigo observador se conforme pois festa igual a essa só Maurício menezes faz,me recordo em outras gestões tinhamos que pagar prá entrar e não era banda boa não,mais só entrava quem pagava,não sei se vc lembra,mais as coisas mudaram e confiando em DEUS melhores virão,pq Deus não vai nos castigar e em 2012 Maurício menezes está aí novamente se DEUS quiser p/ nos proporcionar essas e muito mais.Parabéns Prefeito continue na luta pq não será um observador dessa qualidade que vai nos desistimular.