30 de mai. de 2012

VIOLÊNCIA

ASSALTO


O meio dia desta quarta-feira (30) trouxe pânico a um grupo de poço-branquenses. Quem esteve nas imediações da Agência dos Correios, no Comércio de Poço Branco, foi surpreendido pela ação de, pelo menos, dois assaltantes. Os indivíduos, usando capacetes, invadiram a agência, renderam e mantiveram em cárcere privado cerca de dez pessoas que estavam no interior da agência e levaram uma quantia não divulgada.

Sob a mira de armas de fogo (de calibre não identificados), e por cerca de 30 minutos, as pessoas entraram em pânico e nem tiveram como acionar o efetivo da Polícia Militar da cidade, pois os assaltantes cortaram o contato telefônico da agência e ainda exigiram que os populares retirassem os chips de seus celulares. Há suspeitas de que um carro com outros meliantes circulou nos arredores do Comércio para dar cobertura ao bando.

Segundo informações colhidas pelo Blog, os primeiros procedimentos policiais do ocorrido foram tomados pelo Sgto. Galvão, Comandante da Guarda Municipal de Poço Branco (GMPB).

29 de mai. de 2012

ÚLTIMAS DO BLOG

PARABÉNS


O sábado (26) foi de festa para familiares e amigos do poço-branquense Edson Alves, conhecido como Nêgo de Batu da Pousa, pela passagem de seu 29º aniversário. Em sua residência, o aniversariante recebeu convidados de toda região numa festa regada a muita galinha caipira, cerveja gelada e muitas boas idéias.


Entre os vários convidados presentes à festa, destaques para a turma de funcionários do Hospital Manoel Targino Sobrinho, o Coordenador de Esportes do município, Junior Caju, o prefeito Maurício Menezes, a primeira dama do município, Dorinha Menezes, os professores Eliana Rodrigues (Lili) e Paulo Epaminondas, os desportistas Jailson Kol e Ronaldo Lucas, o técnico de enfermagem Zeca Mateus, o ex-vereador Antônio de Damião, dentre outros.

Pela ocasião, o Blog de Poço Branco parabeniza o conterrâneo por mais um ano de vida.

FUTSAL 2012

A competição tem movimentado o distrito de Contador
As notícias da Copa 26 de julho podem ser acessadas no Blog do Esporte de Poço Branco. Clique aqui para conferir.

DEU NO BLOG DE ASSIS

CRAS DE JANDAÍRA E POÇO BRANCO OBTÊM NOTA NOVE

O Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) divulgou os indicadores de desenvolvimento dos CRAS e os municípios de Jandaíra e Poço Branco, na região do Mato Grande, foram destaques com ‘nota 9’ na avaliação do Censo CRAS, mostrando um excelente desempenho”.

A LISTA

Mais de mil pessoas que exercem ou exerceram cargos públicos no RN podem ficar impedidas de disputar as eleições municipais deste ano. A lista com os gestores e ex-gestores públicos, condenados ou com prestações de contas pendentes, será divulgada até o dia 5 de junho próximo pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN). Na lista, os casos mais comuns são de superfaturamento em aquisições e serviços e falta de prestação de contas.

Como não cabe ao TCE-RN automaticamente decretar a inelegibilidade dos envolvidos, os nomes serão enviados ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) para que este proceda com os atos eleitorais impeditivos e relacionados à Lei da Ficha Limpa.

O impedimento das candidaturas, propriamente dito, ainda não está garantido para 7 de outubro próximo, uma vez que, no Congresso Nacional, são muitos os movimentos contrários (e também favoráveis) a Lei da Ficha Limpa – que já não valeu em 2010 e pode não vingar em 2012, também.

O certo é que, pelo Estado afora, muitos pretendentes às cadeiras de prefeito e vereador estão dormindo à base de diazepínicos. A intranquilidade de muitos não se explica apenas pela “impossibilidade” das candidaturas, mas, sobretudo, pela “dúvida”. Em muitos casos, e isso inclui a Eleição de Poço Branco, políticos vão esperar até as últimas horas dos prazos eleitorais para poder colocar em prática (ou não) algum plano B (ou C ou D ou...).

A DECISÃO

Algumas das principais lideranças políticas de Poço Branco
Ainda no terreno das pré-candidaturas e com a proximidade do início oficial da campanha eleitoral de 2012, o grupo de oposição ao prefeito Maurício Menezes espera contar com novas adesões até o prazo para as convenções (30/jun). O objetivo é entrar na campanha em maior condição de igualdade com o grupo da situação, criando uma disputa majoritária “o mais parelha possível”. Enquanto isso, a situação, que só ganhou as ruas recentemente, aposta que a tendência dessa eleição é o equilíbrio eleitoral até às vésperas da decisão final e uma vitória relativamente tranquila.

Como ainda não é possível afirmar que todos os assentos das duas (ou três) composições estão 100% definidos, o certo é que, a esta altura, cada candidato precisa mesmo é filtrar o que tem de melhor e afinar os discursos propositivos para convencer tanto o eleitor indeciso quanto aquele que (ainda) não se envolveu emocionalmente com o pleito. São estes que, mais uma vez, serão “os divisores de águas” da eleição municipal de Poço Branco.

SESSÃO SOLENE


A Câmara Municipal de Poço Branco estará realizando, nesta terça-feira (29), às 20H, uma Sessão Solene em homenagem aos 100 Anos do natalício do Sr. Vicente Ferreira da Cruz (in memoriam), prefeito da Cidade de Taipu no período de 1958 a 1962. Já em 1963, Seu Vicente veio residir e fazer parte da construção da cidade de Poço Branco, após a emancipação política em 26/07/1963.

O Proponente da homenagem é o vereador Vicente da Silva Cruz, filho do homenageado. A família, por oportuno, convida a todos a se fazerem presentes. Dentro da programação da solenidade, estará presente a sessão, além de todos os familiares, o escritor Franklin Jorge que irá apresentar a biografia do Sr. Vicente Ferreira da Cruz.

A SETE CHAVES

Segundo informações chegadas ao Blog, nos últimos vinte dias foram vistas, pelo menos, três equipes de profissionais nas ruas da sede do município (e em alguns distritos) colhendo informações sobre o atual quadro sucessório municipal. Pelo que foi exposto ao Blog, em apenas um dos levantamentos os entrevistadores incluíram uma terceira opção para a disputa majoritária. E os números finais destas pesquisas? Ninguém sabe, ninguém viu...

É o que os políticos chamam de “levantamentos para consumo interno”, aqueles que somente poderiam ser divulgados publicamente sob registro na Justila Eleitoral. Por esta razão, é natural que existam os que apostem numa vantagem confortável para a situação; assim como os que garantam que o momento é mais positivo para a oposição. Diante da dúvida (que pode não passar de puro marketing eleitoral), o certo é que, como sempre ocorreu nas Eleições de Poço Branco, os números das pesquisas continuam sendo guardados a sete chaves.

25 de mai. de 2012

DESTAQUES DO BLOG

SÉRIE DO BLOG


A força da Internet não tem mesmo limites. Isso pode ser visto pelo sucesso da matéria “POR ONDE ANDA?”, com apenas cinco dias no ar. Nesse interim, o Blog recebeu 20 comentários e seis e-mails relatando o provável paradeiro dos poço-branquenses citados e ausentes do município há algum tempo.

Zé Américo (primo de Reginaldo Bombril) está em Macapá/AP, há mais de 20 anos; Jorivan Braz dos Santos (Jorivan Flamenguista) mora e trabalha em Caiçara do Norte/RN; Gilmar Tiziu (neto de Seu Abdias) está no Estado de Rondônia; Chico Cabeludo e Lavô da Rua dos Motoristas (Galego) moram em Natal, na Zona Norte; Caxica, da Rua dos Motoristas, está morando em São Paulo/SP, no Bairro Itaim Paulista; Irapuan (meio quilo) está em Macapá/AP; Ailson, filho de Lalada, mora em São Paulo/SP e o professor Luiz Caravela continua residindo em Poço Branco.

Também foram localizados por leitores do Blog: Trajano, filho de Bigode, morando no Norte do país; Barreira, irmão de Russo e Geraldinho Marcolino, mora no Estado de São Paulo, assim como Paulo Sapateiro; Boi Bumbá, filho de João Verdim, está residindo há mais de 15 anos em São Paulo do Potengi; Joãozinho Cabeleireiro mora em Manaus/AM; Peter Braz e Tonho Tcheka (irmãos) moram em Natal; Irineu, neto de Manoel Moça, mora no Rio de Janeiro/RJ; Kachimquelê mora em Natal e sempre está em Poço Branco; Ornilo do Bar (Contador) mora no litoral de SP, onde tem um quiosque muito movimentado numa praia; Aldo do Serrote está em Macapá há mais de 20 anos.

Até o momento, outros poço-branquenses citados na matéria ainda não foram localizados. São eles:

Luiz Pacaia, Aldo Brucutu, Luiz Tibufo, Sulampa, Morcego de Contador, Carlinho Fogo, Décio (filho de Dedo), Ovelha (de Águas Frias), Nilsinho (que trabalhou no Cartório de Poço Branco), Tião de Loló, Zé Cachacinha, Amanda Oliveira (da Rua 21 de abril), Carlos Alberto (do Contador) e Doginho da Rua dos Motoristas.

Para poder acelerar este processo, o Blog solicita a seus leitores que enviem informações e/ou fotos atuais dos citados para o e-mail drtargino@gmail.com, ou ainda através dos comentários ou do formulário de contato do Blog. Participe.

A DENGUE EM AÇÃO

DEU NO BLOG DE CRAVOLÂNDIA

Moradores da comunidade de Contador vivem um momento de muita preocupação com uma possível epidemia de Dengue na comunidade. Desde a semana passada que a procura por atendimento médico, no Posto de Saúde, tem sido grande e todos com suspeita de Dengue. A médica que a tende pelo PSF está solicitando exames aos pacientes para saber se é Dengue ou apenas uma virose”.

ELEIÇÕES 2012


Os mais recentes dados do TRE-RN, datados do final de abril de 2012, apontam que Poço Branco terá, em 7 de outubro próximo, mais de 10.200 eleitores aptos a votar – podendo esse valor ainda sofrer acréscimos ou diminuições. O número de aptos já é 3,78% maior do que o da última eleição geral (2010) e 9,18% maior do que o da última eleição municipal (2008). Esses dados ainda não consideram os novos eleitores cadastrados entre o final de abril e o prazo final para o alistamento eleitoral de 2012, terminado em 9 de maio, como também aqueles que poderão ser impugnados.

Desconsiderando 43 eleitores com data de nascimento inválida e outros sete que não possuem informações de nascimento, o eleitorado poço-branquense é formado em sua maioria por mulheres: são 199 mulheres a mais do que homens. Com relação à faixa etária eleitoral, quase metade dos eleitores (49,3%) estão entre 16 e 34 anos. O público considerado adulto (35 a 59 anos) compreende 36,3% dos eleitores aptos a votar e os idosos (acima de 60 anos) representam apenas 14,4% do total.

Em Poço Branco, ainda de acordo com os dados preliminares do TRE-RN, 37,1% do eleitorado se declarou analfabeto ou que sabe apenas ler e escrever, valor ainda muito alto. A maioria dos eleitores (41,3%) declarou ter concluído parcial ou totalmente o ensino fundamental (antigo 1º grau/primário); enquanto que, para o ensino médio (antigo 2º grau/ginásio), 20,8% disse tê-lo concluído ou estar concluindo. Em Poço Branco, apenas 0,7% do eleitorado declarou possuir ou estar concluindo um diploma superior (universidade/faculdade).

NOTA: Quanto à escolaridade, é notório que as informações do TRE-RN não são atualizadas e tampouco confiáveis, uma vez que muitos cidadãos têm melhorado o seu nível de instrução, nos últimos anos, e nem sempre tal mudança foi devidamente comunicada aquele órgão da Justiça Eleitoral.

ENQUETES DIGITAIS

As enquetes ou sondagens (inclusive as digitais), muito comuns nas redes sociais, estão permitidas na Eleição de 2012. Mas com ressalvas. É o que diz a Resolução nº 23.364, instrução nº 1161-56.2011.6.00.0000 (classe 19), do TSE. O Tribunal Superior Eleitoral entendeu que “não estão sujeitas a registro as enquetes ou sondagens desde que, na divulgação de seus resultados, o divulgador informe que a enquete ou a sondagem não se tratam de pesquisa eleitoral e sim de um mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, que não utiliza método científico para a sua realização e dependem, apenas, da participação espontânea do interessado”. É a regra que o Blog de Poço Branco tem seguido desde a sua criação.

ESPAÇO DO LEGISLATIVO

V AÇÃO DE CIDADANIA - INFORMATIVO

Distribuição de lanche durante a IV edição - realizada na Pouza
Após reunião com a presença de todos os vereadores, a Câmara Municipal de Vereadores de Poço Branco ratifica toda a programação previamente planejada para a realização da V Ação de Cidadania, a ser realizada no distrito de Lagoa do Serrote, neste sábado (26), a partir das 8h da manhã, nas dependências da Escola Municipal João Medeiros.

Como é do conhecimento de todos, o presidente daquela casa legislativa, o vereador Percivaldo Junior, encontra-se em recuperação de um procedimento realizado por motivo de saúde. Mesmo assim, e diante do compromisso firmado com a comunidade de Lagoa do Serrote e adjacências, assim como para não prejudicar a tantos que só perderiam com a não realização do evento, os vereadores de Poço Branco, em ato solidário ao presidente da casa, confirmam as suas participações na V Ação de Cidadania.

Diante do exposto, os vereadores de Poço Branco convidam a população em geral para participar de mais uma Ação de Cidadania, o que só abrilhantará ainda mais o acontecimento. Na ocasião, serão prestados os seguintes serviços:

Por iniciativa da Câmara Municipal de Poço Branco:

a) Emissão de Carteira de Identidade
b) Emissão de Carteira de Trabalho
c) Alistamento Militar/Reservista
d) Corte de Cabelo
e) Manicure
f) Foto 3x4

Da parte da Secretaria Municipal de Saúde:

a) Eletro Cardiograma
b) Teste de Glicemia
c) Aferição de pressão arterial
d) Saúde bucal e aplicação de flúor
e) Distribuição de Preservativos
f) Coleta de Preventivo
g) Aplicação de Vacinas
h) Orientação e Distribuição de Hipoclorito
i) Curativo Simples

Por ação da Secretaria Municipal de Assistência Social:

a) Atendimento do Bolsa Família
b) Atendimento Psicossocial
c) Atendimento do Conselho Tutelar

23 de mai. de 2012

DESTAQUES DO BLOG

CICLO DE PALESTRAS


O Tribunal Regional do Rio Grande do Norte (TER/RN) estará promovendo o Ciclo de Palestras da Justiça Eleitoral, evento que tem como objetivo esclarecer as regras eleitorais das Eleições 2012 aos dirigentes de partidos políticos, assessores, candidatos e interessados sobre as normas que regem uma eleição.

As palestras buscam orientar representantes dos partidos e candidatos sobre o Registro de Candidatura, como fazer corretamente a Prestação de Contas de campanha e o que as regras eleitorais permitem ou proíbem para o pleito vindouro.

O Ciclo acontecerá em três pólos distintos do Estado, no horário de 8h às 18h. O primeiro será realizado em 29 de maio, em Natal, no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE); no dia 04 de junho, será a vez de Currais Novos, onde as palestras ocorrerão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN; e, finalmente, em 11 de junho, a cidade de Mossoró é que receberá o evento, que irá ocorrer no auditório do SESI.

Os interessados em participar do Ciclo de Palestras podem fazer suas inscrições no site do TRE/RN, acessando o link: http://www.tre-rn.jus.br/partidos/eventos/ciclo-de-palestras/ciclo-de-palestras.

Notícia enviado por João Leão
Chefe de Cartório da 62ª ZE - Poço Branco/RN

FUTSAL DE CLUBES

Bad Boys - campeões de 2011
A Copa 26 de julho de Futsal de Clubes iniciará nesta sexta-feira (25), às 20h, no Ginásio Poliesportivo Caxiadão, em Poço Branco. A primeira e inédita edição da competição, que envolve tradicionais equipes de futebol de campo do município, contará com 19 clubes, sendo dez deles da zona urbana e nove da zona rural.

Os jogos da zona urbana (chaves A e B) serão realizados todas as quartas e sextas-feiras, no Ginásio Caxiadão. Já os da zona rural (chaves C e D) acontecerão aos sábados, no Ginásio do distrito de Contador. Os vencedores da zona urbana e rural farão a grande final da competição no dia 21 de julho, no Ginásio Caxiadão.

As primeiras rodadas já estão definidas:

Dia 25/05 – Caxiadão
20:00 – Chave B - Náutico (Serrote) X Vitória (Xavier)
20:40 – Chave B - Alecrim X Sanelândia

Dia 26/05 - Ginásio de Contador
15:30 – Chave C - Palmeiras (Contador) X Vasco (Lagoa do Juazeiro)
16:20 – Chave C - Botafogo (Contador) X Chelsea (Contador)
20:00 – Chave D - Fluminense (Melancia) X Comercial (Pouza)
20:40 – Chave D - Corinthians (Pouza) X Real Madrid (Surubim)

DIRETO DE BENTO FERNANDES

O juiz da Comarca de João Câmara/RN concedeu, na manhã desta terça-feira (22), medida liminar que determinou a devolução do prédio e de dois veículos (Kombi e Ambulância) à Associação de Proteção a Maternidade e Infância (APAMI) de Bento Fernandes, fechada depois de uma ação da senhora Maria Francineide Tomas de Freitas. A decisão da justiça (TJ-RN), originada nos autos do processo nº 184-83.2012.8.20.0104, foi considerada uma vitória para o ex-prefeito daquela cidade, José Robenilson (foto ao lado), que mantinha a APAMI funcionando há vários anos.

20 de mai. de 2012

ÚLTIMAS DO BLOG

TÚNEL DO TEMPO

ZÉ CARNEIRO NO RIO


O ex-prefeito de Poço Branco, José de Arimatéia da Cunha (Zé Carneiro), em visita ao Rio de Janeiro/RJ. O ano era 1985, momento em que Zé Carneiro participava da comemoração das Bodas de Ouro de seus pais. Na foto, Carneiro estava acompanhado por seu filho, Francisco José (Gué).

COLAÇÃO DE GRAU


Foto da colação de grau da primeira turma concluinte do 2º grau, da Escola Estadual José Francisco Filho. A solenidade aconteceu nas dependências do Centro Pastoral João Paulo II, anexo da Igreja do Coração de Jesus, no início do ano de 1983 e contou com a presença de várias autoridades da época. A foto acima identifica alguns dos concluintes (da esquerda para direita):

N.I, Liberacy Gomes, Rosinha Rocha, Zeca Mateus, Lenilson Cosme, Zenaide Faustino, Margarida de seu Nelson, N.I, Dorinha de Neto, Jorivan, Socorro Lima, Auxiliadora, Dôra, Maria Freitas, Zeza Cassimiro, N.I e Nininha de Pedro Targino.

A foto mostra ainda três concluintes não identificadas pelo Blog, além das professoras Sebastiana Rocha, Dilcéia de Souza e Rosinha Freitas (ao centro).

PROCISSÃO


A foto reproduz uma das mais importantes tradições religiosas do município de Poço Branco: a procissão do Sagrado Coração de Jesus, durante a Festa do Padroeiro de 1974. O cortejo seguia pela Avenida Poço Branco, ainda de barro batido.

CHUVAS


Desde a sexta-feira (18) que a movimentação das nuvens na região do Mato Grande mudou. O forte calor e a ausência de chuvas dos últimos meses, desanimadores para a maioria dos agricultores, foram substituídos por um céu escuro, com algumas trovoadas e muita chuva.


No sábado (19), o Blog flagrou imagens da região entre os distritos de Contador e Lagoa do Serrote tomada por muita chuva. O que se viu, apesar da declarada seca em todo o Estado, foram muitas propriedades rurais com o terreno preparado para o plantio.


Para o pequeno e médio criador, o chão molhado devolve a esperança de redenção para a pecuária - que também tem sido vitimada pela longa estiagem percebida em 2012.

FESTA

A noite de sábado (19) foi de festa no distrito de Lagoa do Serrote. A II Noite da Paquera abrilhantou a moçada da região e lotou as dependências do Bar do Francisquinho, às margens da BR-406.

POR ONDE ANDA?

Com a intenção de reaproximar os munícipes, mesmo que de diferentes gerações, e integrá-los através da força da Internet, o Blog de Poço Branco lança a série intitulada “Por onde anda?”. Neste primeiro momento, o Blog espera pela colaboração de seus leitores a fim de saber o paradeiro de quatro poço-branquenses ausentes do município há muitos anos.

São eles:

1. Luiz Tibufo (filho de Anísio Barreto e Maria Francisca);
2. Zé Américo (primo de Reginaldo Bombril);
3. Jorivan Flamenguista e;
4. Gilmar Tiziu (neto de Seu Abdias).

Para poder acelerar este processo, o leitor poderá enviar informações e/ou fotos atuais dos citados para o email drtargino@gmail.com. Participe.

ESPAÇO DO EXECUTIVO

DIA DAS MÃES


Brindes / Público presente / Ana Cruz e Valda Sales / Equipe da Educação
A Prefeitura Municipal de Poço Branco, em conjunto com as Secretarias de Educação e Ação Social, promoveu mais edição da tradicional Festa das Mães, evento consolidado no município desde 2009. Apesar da chuva que caiu sobre a cidade, neste sábado (19), a equipe organizadora da homenagem informou ao Blog que o público esperado ficou acima das expectativas iniciais.


Mães presentes ao evento / Banda de Música e alunos do Contador
O Ginásio Caxiadão foi o palco da festa, comandada pelas professoras Valda Sales e Ana Cruz. O acontecimento contou com as apresentações do Coral da Escola Municipal Aluízio Alves, Banda de Música Adauto Lopes, alunos da Escola Municipal Maria de Lourdes Costa (Contador), alunos do Peti, Grupo de Dança da Igreja Universal de Poço Branco e ainda teve a distribuição de 3 mil brindes para as mães e lanche para todos os presentes.


Fala do prefeito e do professor Soliedson / Mãe da Acauã canta / Equipe da Ação Social
Na ocasião, a jovem poço-branquense Maria Clara (Clarinha) recitou poesias alusivas à data e o professor Soliedson também levou sua mensagem àquelas que, seguramente, são as pessoas mais importantes na vida de qualquer ser humano.

Brindes para as mães presentes
Em suas palavras, o prefeito do município, Maurício Menezes, parabenizou todas as mães presentes ao evento (e também as ausentes) e enfatizou a importância e o papel de cada uma delas na solidificação das famílias. Por fim, o prefeito agradeceu a todos os colaboradores da prefeitura pelo esforço e dedicação em favor daquela justa homenagem às mães poço-branquenses.

17 de mai. de 2012

ESPAÇO DO LEITOR

MENSAGEM DO VEREADOR PERCIVALDO JUNIOR

Caros amigos e amigas de Poço Branco e região:

Os verdadeiros amigos surgem na nossa vida nas horas que mais precisamos deles, especialmente nos momentos difíceis. Os verdadeiros amigos não são apenas aqueles que nos amparam e nos apoiam, mas também àqueles que criticam nossos erros e fraquezas e que, mais do que tudo, sentem a nossa ausência e sabem nos reconhecer.

Digo isso por que gostaria que todos soubessem o quanto foi importante para mim receber tantas manifestações de amizades, carinho, orações, mensagens e visitas que recebi nos últimos dias em que estive enfermo.

Hoje, encontro-me hospitalizado em decorrência de um problema de saúde e, em consequência disso, precisei me afastar de minhas atividades habituais, inclusive do cenário político e da vida cotidiana de Poço Branco.

Diante de tantas manifestações que a mim chegaram, cada vez mais reafirmo o compromisso que tenho com essa cidade e o carinho que tenho com a sua população.

Estou me restabelecendo para voltar as minhas atividades e reafirmando o meu compromisso inicial com cada um daqueles que torcem, acreditam e confiam no meu trabalho.

Agradeço a todas as manifestações que nesses dias foram motivos de esperança para mim e minha família. Manifestações estas que me renovam a cada dia, fazem-me encontrar forças para lutar e partir para futuras conquistas.

Neste sentido, sei que posso contar com cada um dos poço-branquenses.

Um grande abraço do amigo Percivaldo Junior.